Roteiro 1
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO
DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
RMS 5759 - eAPRENDIZADO - 2015
Por que mudar a forma de Ensinar?
SEMINÁRIO 1
OBJETIVOS:
Avaliação crítica do ensino tradicional.
Como aprendemos? Como ensinamos? Há alternativas? Quais?
Elaborar e trocar reflexões acerca dos problemas, dificuldades e vantagens e desvantagens das formas de ensinar.
1. Utilizando recursos informacionais (Webminar – Seminário na Rede) Discuta suas experiências docentes/discentes em disciplinas de graduação, extensão e/ou de pós-graduação assinalando pontos fortes e fragilidades, dificuldades e problemas e postando seus pontos de vista no Fórum correspondente.
1. Discuta os pontos de vista, observações e contribuições referentes à leitura do trabalho de J.M. Morán – disponibilizado em Leituras - com destaque para as dificuldades, problemas no ensino aprendizagem relatados e comentados no webminar.
2. Veja no capítulo 1 – The emergence of lifelong learning – as transformações da educação nas últimas décadas.
O Grupo Debatedor do Tópico 1 fará recopilação e comentará as contribuições da classe.
TRABALHO PRÁTICO: (tarefa 1, individual)
Inserir a Ementa de um curso (graduação ou pós-graduação) destacando:
Nome do Curso, Carreira (Curso); Carga Horária.
Objetivo(s)
Lista de tópicos (conteúdo)
Distribuição percentual da Carga Horária Docente:
Aulas teóricas, Práticas
Seminários
Outras (explicitar)
Forma de avaliação
Pontos fortes e problemas ou dificuldades do Curso.
Sente satisfação ao trabalhar no Curso?
Distribuição percentual da Carga Horária Discente:
Aulas teóricas
Práticas
Seminários
Outras (explicitar)
Como os alunos avaliam o Curso?
Insira no seu Portfólio individual