UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO

DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL

RMS 5759 - eAPRENDIZADO - 2015

Por que mudar a forma de Ensinar?

SEMINÁRIO 1

 

 

OBJETIVOS:

Avaliação crítica do ensino tradicional.

Como aprendemos? Como ensinamos? Há alternativas? Quais?

Elaborar e trocar reflexões acerca dos problemas, dificuldades e vantagens e desvantagens das formas de ensinar.

1. Utilizando recursos informacionais (Webminar – Seminário na Rede) Discuta suas experiências docentes/discentes em disciplinas de graduação, extensão e/ou de pós-graduação assinalando pontos fortes e fragilidades, dificuldades e problemas e postando seus pontos de vista no Fórum correspondente.

 

1. Discuta os pontos de vista, observações e contribuições referentes à leitura do trabalho de J.M. Morán – disponibilizado em Leituras - com destaque para as dificuldades, problemas no ensino aprendizagem relatados e comentados no webminar.

2. Veja no capítulo 1 – The emergence of lifelong learning – as transformações da educação nas últimas décadas.

 

O Grupo Debatedor do Tópico 1 fará recopilação e comentará as contribuições da classe.

 

TRABALHO PRÁTICO: (tarefa 1, individual)

Inserir a Ementa de um curso (graduação ou pós-graduação) destacando:

Nome do Curso, Carreira (Curso); Carga Horária.

Objetivo(s)

Lista de tópicos (conteúdo)

Distribuição percentual da Carga Horária Docente:

Aulas teóricas, Práticas

Seminários

Outras (explicitar)

Forma de avaliação

Pontos fortes e problemas ou dificuldades do Curso.

Sente satisfação ao trabalhar no Curso?

Distribuição percentual da Carga Horária Discente:

Aulas teóricas

Práticas

Seminários

Outras (explicitar)

Como os alunos avaliam o Curso?

Insira no seu Portfólio individual

Última atualização: quinta-feira, 30 jul. 2015, 11:00