EMENTA 2015 2o S
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO
DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
eAprendizado – 2015
INTRODUÇÃO À UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE – RMS 5759
Prof. Dr. Juan S. Yazlle Rocha
INTRODUÇÃO:
Na era da informação os recursos para ensino e pesquisa se multiplicam com o desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação provocando a consolidação de um novo Paradigma na Educação. Na área da saúde temos o desafio de contribuir ao aperfeiçoamento do sistema de saúde para melhor atender às necessidades da população e a Educação em Saúde joga importante papel na formação de novos profissionais (ensino de graduação) bem como no aprimoramento e capacitação de profissionais já graduados para compreender, pesquisar e qualificar as próprias práticas. Esta enorme tarefa no país não pode prescindir da utilização de novos modelos educacionais de ensino e pesquisa para médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e outros vinculados ao cotidiano dos serviços
OBJETIVOS:
Compreender os fundamentos pedagógicos do e-Learning.
Modelar cursos tradicionais para incorporar a utilização das TIC.
Promover a utilização crítica das TIC no ensino-aprendizagem em saúde.
Aproximar a educação do cotidiano do trabalho em saúde.
POPULAÇÃO ALVO/ VAGAS: Docentes, pós-graduandos e técnicos envolvidos na educação em cursos de graduação, residência, pós-graduação e educação permanente, motivados com a necessidade de mudar a estratégia e o modelo pedagógico. Serão oferecidas 15 vagas.
PERÍODO/CARGA HORÁRIA: Reuniões semanais, às quintas-feiras, a partir de 06/08 até 10/10. Vinte horas em aulas e seminários e vinte horas em estudo e trabalho prático.
METAS:
Produzir e/ou modelar cursos semi-presenciais, apoiar treinamento com utilização de ferramentas da informação e comunicação.
Criar e adaptar materiais didáticos para ensino aprendizagem na Web.
Utilizar fontes de informações em saúde existentes na internet na pesquisa e avaliação.
Aplicar metodologia pedagógica voltada à teleducação
DINÂMICA:
Semanalmente, todos os participantes, individualmente, após as leituras e/ou atividades indicadas, deverão apresentar sinteticamente o entendimento do assunto, dúvidas ou questionamentos sobre o tema da semana – utilizando para isso o recurso do Fórum. As participações no Fórum serão encerradas vinte e quatro horas antes do seminário presencial. Os participantes serão divididos em 6 Grupos Moderadores, - encarregados de elaborar e apresentar a síntese da discussão pela rede (webminar) no dia dos seminários presenciais. Encaminhem ao Coordenador a composição dos Grupos Moderadores e o Tema Escolhido. Ver as instruções para os Grupos Moderadores.
Finalmente, o Curso pretende apoiar participantes individuais ou em dupla que desejem iniciar a elaboração de conteúdos educacionais com os recursos de eAprendizado (eLearning). O(s) interessado(s) apresentarão a ementa do Curso ou Atividade Docente no próprio Portfólio a partir da primeira semana do Curso. Uma conta de acesso ao Moodle do CIRP será necessária.
CONTEÚDO:
1).- Introdução ao Curso. Crítica à educação tradicional. Elementos
2).- Teorias da Educação
3).- Construtivismo na Educação
4).- EAD e o design instrucional
5).- Pesquisa Aprendizagem na Web – O WebQuest
6).- Avaliação do eAprendizado.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Morán, J.M. - Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias. Transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual, in: http://www.eca.usp.br/prof/moran/uber.htm.
Gomes, R.C.G. & Pezzi, S.; Bárcia,R.M. - Tecnologia e Andragogia: aliadas na educação a distância Tema: Gestão de Sistemas de Educação a Distância, in: http://www.abed.org.br/publique/..
Moura,A.M.M.; Azevedo, A. M. P.; Mehlecke, Q. - As Teorias de Aprendizagem e os Recursos da Internet Auxiliando o Professor na Construção do Conhecimento, in: http://www.abed.org.br/publique/..
Carvalho, M.A P. - Análise de um Ambiente Construtivista de Aprendizagem a Distância, in: http://www.abed.org.br/publique/..
Salles, J.A. G; Struchiner, M. - Criação de Uma Ferramenta de Organização Pessoal em um Ambiente Construtivista de Aprendizagem a Distância, in: http://www.abed.org.br/publique/..
Grant, J. & Zachariah, A. – Distance Learning for Medical Teachers. A Short Course. Open University, Centre for Education in Medicine, Walton Hall, Milton Keynes, UK
Dodge, B. - FOCUS: Five Rules for Writing a Great WebQuest, in:
http://www.futuro.usp.br/projetos/proj_webquest.htm
Ribeiro, G.S.N.; Sousa Jr, R.T. - WEBQUEST: Protótipo de um Ambiente de Aprendizagem Colaborativa a Distância Empregando a Internet, in: http://www.abed.org.br/publique/..
Classificação dos Objetivos Educacionais de Bloom, in: http://www.webquest.futuro.usp.br/
BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:
Silva, M. (Org.) – Educação Online – Ed. Loyola, São Paulo, 2003
Filatro, A. – Design Instrucional Contextualizado – Ed. Senac, S. Paulo, 2004.
Franco, S R K – O Construtivismo e a Educação – Ed. Mediação, Porto Alegre, 2004 (9a. edição)
Maia, C. – Ead.Br – Experiências Inovadoras em Educação a distância no Brasil. Reflexões atuais, em tempo real – Ed. Anhembi Morumbi, 2003, S. Paulo, 2003
Gadoti, M. – Pedagogia da Práxis – Editora Cortez, SP, 1998
Rangel, A. P. – Construtivismo.Apontando falsas verdades – Editora Mediação, P.Alegre, 2002
Freire, P. – Pedagogia da Autonomia – Paz e Terra, 1996