Entrega já aberta no STOA: Entrega num único arquivo necessariamente em PDF - Incluir através de páginas finais de anexos no próprio PDF único quaisquer informações extra que precisem adicionar ao corpo principal de solução do exercício. Prazo: até 22hs de 23/nov



Enunciado (definitivo de 17/nov) do Ex1 do módulo 3 (Prof. Emilio)

Preliminar quer dizer que foi colocado na lousa em 11/nov, mas poderá ser levemente refinado / acrescido / mudado até 16 /nov (data da aula seguinte). 

A Entrega será via STOA, entre 17/nov  e 23/nov, e deverá seguir o enunciado em sua versão final de 17/nov.


Enunciado preliminar ...


A) Defina um problema de modelagem com RNA do tip MLP que seja relevante para você, colete ao menos 10 pares empíricos (X,y), onde a dimensão de X deve ser ao menos 4, coloque-os no formato adequado ao ambiente MBP (Multiple Back Propagation, instalável gratuitamente no seu computador Windows ou rodável nas instalações já feitas na C1-10), e ensaie em tal ambiente o treinamento da rede neural com base nos seus dados empíricos. Documente o problema e o ensaio adequadamente, incluindo também capturas de telas adequadas do MBP e listando eventual literatura consultada. (+ subitem A2, acrescido adiante)

/

subitem A2: após a descrição, ensaio e documentação acima pedido, responda a esta pergunta simples de forma bastante clara e justificando: O problema descrito, ensaiado e documentado por você no item A seria classificado segundo o visto em sala de aula como um problema de reconhecimento de padrões multivariado  ou como um problema de regressão multivariada? Justifique claramente sua resposta.  

B) Numa rede MLP 3-3-1, deduza a formula da derivada parcial do (Eq- erro quadrático da rede) com relação ao (peso w1A), usando a nomenclatura de entradas, pesos e nós vista em sala de aula: entradas x1,x2,x3; nós A,B,C na primeira camada e D na camada de saída.

C) (extra) Nessa mesma rede deduza a formula da derivada parcial do (Eq- erro quadrático da rede) com relação ao (peso w_AD), usando a nomenclatura de entradas, pesos e nós vista em sala de aula.  

---- 

Dicas / comentários / detalhamentos do enunciado / pequenos acréscimos de enunciado (feitos até dia 16):

12/nov - Ambiente Multiple Back Propagation:  http://mbp.sourceforge.net/

16/nov - acréscimo ao item A acima ... subitem A2: após a descrição, ensaio e documentação acima pedido, responda a esta pergunta simples de forma bastante clara e justificando: O problema descrito, ensaiado e documentado por você no item A seria classificado segundo o visto em sala de aula como um problema de reconhecimento de padrões multivariado  ou como um problema de regressão multivariada? Justifique claramente sua resposta.  

Última atualização: quinta-feira, 17 nov. 2016, 08:56