Programação

  • Geral

    PSI 2591 - PROJETO DE FORMATURA I (1/2016)

    Prof. Dr. Antonio Carlos Seabra

    Prof. Dr. Marcelo Knörich Zuffo


    1o. Semestre de 2016


    Esta disciplina visa orientar os alunos a elaborar, desenvolver e apresentar um projeto de trabalho específico na área Engenharia de Sistemas Eletrônicos. Na disciplina projeto de formatura I o objetivo é orientador os alunos a propor, conceber, projetar e apresentar uma prova de conceito em Engenharia de Sistemas Eletrônicos, tomando vantagem dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

     Goals: To guide the students to elaborate, to develop and to present an Electronic System Engineering specific work Project.

  • Notas

    Restrito Disponível se: Você faz parte de Turma 2016101

    Acesso apenas a alunos matriculados

  • A01: 19/02

    Tema: Aula inaugural.

    Apresentação da disciplina. Discutir Equipes e Projetos. Objetivos, Critérios de Avaliação, Datas e Produtos, Definição do Tema e Orientador(es).


  • A02: 26/02

    Tema:  Metodologias Científica e de Engenharia. Necessidades do Cliente (Marketing) e Objetivos do Projeto

    Embora muito parecidas, a metodologia científica cria uma hipótese a ser provada e desenvolve o processo de prova dessa hipótese. Por sua vez, a metodologia de engenharia trata de um problema ou desafio e desenvolve o processo de escolha e implementação de uma solução para esse problema. Nesta aula discutiremos as semelhanças e a s diferenças dessas duas abordagens.

  • A03: 04/03

    Tema: Especificação dos Requisitos do Cliente (de Marketing)

    Uma vez definido um foco para o projeto, devemos estabelecer claramente definir quais os requisitos, do ponto de vista do cliente, devem ser atendidos. Esses requisitos não são exatamente técnicos. Por exemplo "alertar o motorista se outro veículo estiver mais próximo que 1 metro". A isso chamamos de requisitos do cliente ou requisitos de marketing. Nesta aula apresentaremos as técnicas para definir claramente os requisitos do cliente (marketing).

  • A04: 11/03

    Tema: Avaliações c/ datas (entregáveis) em Projeto de Formatura 1. Requisitos de Engenharia

    Uma vez estabelecidos os requisitos do cliente (marketing) deve-se transformá-los em requisitos de engenharia do projeto. É a partir desse momento que o projeto começa a tomar corpo do ponto de vista técnico. Esta aula mostra como estabelecer os requisitos de engenharia à partir dos requisitos de marketing.

  • A05: 18/03

    Tema: Geração de Conceitos.

    A partir do requisitos de engenharia devemos analisar as diversas possibilidades de implementação.  A essas maneiras de implementação chamamos de "conceitos". Esta aula apresenta algumas técnicas para gerar esses conceitos e determinar quais conceitos se destacam no atendimento aos requisitos do cliente.

  • A06: 01/04

    Tema: Decomposição Funcional, Avaliação de Sistemas Eletrônicos.

    Uma vez definido o conceito do projeto, como decompomos a suas partes do ponto de vista técnico? Como garantimos que o que estamos fazendo está de acordo com os requisitos do cliente?

  • A07: 15/04

    Tema: Modelos Comportamentais

    Muitas vezes a decomposição funcional precisa de uma linguagem mais apropriada para apresentar o conceito (solução) escolhido. Um caso marcante é quando parte da solução será implementada em software. Nesse caso os especialistas lançam mão de modelos comportamentais para projetar o software adequadamente. Dado seu grande poder, modelos comportamentais são cada vez mais utilizados em outros projetos de engenharia, não apenas de software. Veremos alguns tipos de modelos comportamentais, em especial o modelo UML que hoje é muito utilizado mesmo no projeto de circuitos integrados.

  • A08: 29/04

    Acompanhamento do Projeto em Sala de Aula

    Nesta aula os professores discutem com os alunos problemas específicos de cada projeto.

    • A09: 06/05

      Tema da Aula: Gerenciamento de Projetos

      Práticas de gerenciamento de projetos foram desenvolvidas pela comundade de engenharia para lidar com a complexidade crescente dos projetos de engenharia. Os três objetivos mais importantes do gerenciamento de projetos são realizá-lo no tempo previsto, com os recursos alocados e atendendo aos requisitos do usuário. Esta aula foca nas principais metodologias de planejamento voltadas à alocação de recursos e realização no tempo previsto.

    • A10: 13/05

      Tema: Elaboração de Documentação

      A Sra Ana Maria Badiali, bibliotecária da elétrica, explica como elaborar uma documentação nos padrões exigidos pela ABNT. O documento A2 deve ser apresentado no formato sugerido por ela.

    • A11: 03/05

      Tema: Entrega do relatório A2a e realização pelos alunos da apresentação A2b

      Vocês devem entregar a apresentação A2b na forma de slides PowerPoint ou PDF aqui no site até meia-noite de quinta feira, 02-06-2016. O grupo que não entregar no prazo não poderá fazer a apresentação.

      Dicas:

      Lembrem-se que a apresentação é de 5 minutos (em geral um slide de rosto com o nome do projeto e 5 ou 6 slides sobre o projeto) e que o professor fará mais 5 minutos de argumentação, visando colaborar no andamento de seu projeto.

      Treinem antes com o seu orientador para caber em 5 minutos!

      O relatório A2a e a apresentação A2b devem conter os itens que estamos abordando:

      - Necessidades do Cliente / Requisitos de Marketing

      - Objetivos a serem alcançados

      - Pesquisa de Levantamento da Situação

      - Requisitos de Engenharia

      - Opções (conceitos) e escolha da alternativa mais adequada

      - Decomposição funcional (ao menos até nível 1) incluindo modelos comportamentais se for o caso

    • A12: 10/06

      Aula sobre técnicas de apresentação  oral de projetos de engenharia apresentada pela Profa. Roseli de Deus Lopes


      ao final da aula foram apresentados e discutidos os critérios e quesitos para a 3a e Ultima Avaliação de PF1 2016.


      A terceira avaliação será composta por TRÊS ENTREGAS e uma avaliação oral, a avaliação será realizada de acordo com os quesitos e critérios apresentados em aula.


      Produto A3.a Monografia: Espera-se um documento muito mais detalhado que o produto A2.a, o mesmo já deve se encontrar no formato ABNT e possuir os elementos descritos no manual de escrita de teses e dissertações da Poli (ver documento disponibilizado em aulas anteriores.  


      produto A3.b Apresentação (Oral e power point).  De acordo com as orientações em aula, a apresentação deve ter no máximo 10 MINUTOS, os alunos devem desenvolver suas habilidades de comunicação oral, com o apoio de materiais como o Power Point e sua prova de conceito (protótipos, vídeos, ou outros elementos que demonstrem que a prova de conceito existe).


      Produto A3.c Poster. O poster é um elemento de apoio fundamental para apresentações rápidas de trabalhos científicos e de engenharia. 



    • Entregas A03: 26/06

      Vocês devem entregar a apresentação A3 (PowerPoint ou PDF) aqui no site até meia-noite de quinta feira, 25-05-2015. O grupo que não entregar no prazo não poderá fazer a apresentação.

           - Dicas: Lembrem-se que a apresentação é de 10 minutos nesta fase (em geral um slide de rosto com o nome

            do projeto e 8 a 10 slides sobre o projeto) e que o professor e o orientador farão mais 10 minutos de

            argumentação, visando colaborar no andamento de seu projeto.

            - Treinem antes com o seu orientador para caber em 10 minutos!

      Voces devem entregar o poster (PDF) aqui no site até meia-noite de quarta feira, 01-07-2015.

      Voces devem entregar o relatório IMPRESSO na secretaria do PSI com o Sr Nelson Bernardo até 15hs de quarta 01-07-2015.

    e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP