Programação

  • Geral

    PSI 2591 - PROJETO DE FORMATURA I (2/2016)

    Prof. Dr. Antonio Carlos Seabra

    Prof. Dr. Marcelo Knörich Zuffo


    2o. Semestre de 2016


    Esta disciplina visa orientar os alunos a elaborar, desenvolver e apresentar um projeto de trabalho específico na área Engenharia de Sistemas Eletrônicos. Na disciplina projeto de formatura I o objetivo é orientador os alunos a propor, conceber, projetar e apresentar uma prova de conceito em Engenharia de Sistemas Eletrônicos, tomando vantagem dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

     Goals: To guide the students to elaborate, to develop and to present an Electronic System Engineering specific work Project.

  • A01: 05/08

    Tema: Aula inaugural.

    Apresentação da disciplina. Discutir Equipes e Projetos. Objetivos, Critérios de Avaliação, Datas e Produtos, Definição do Tema e Orientador(es).


  • Documentos Úteis

    Os documentos a seguir ajudam as equipes a estruturarem seus projetos

  • A02: 12/08

    Tema:  Metodologias Científica e de Engenharia. Necessidades do Cliente (Marketing) e Objetivos do Projeto

    Embora muito parecidas, a metodologia científica cria uma hipótese a ser provada e desenvolve o processo de prova dessa hipótese. Por sua vez, a metodologia de engenharia trata de um problema ou desafio e desenvolve o processo de escolha e implementação de uma solução para esse problema. Nesta aula discutiremos as semelhanças e a s diferenças dessas duas abordagens.

  • A03: 19/08

    Tema: Especificação dos Requisitos do Cliente (de Marketing)

    Uma vez definido um foco para o projeto, devemos estabelecer claramente definir quais os requisitos, do ponto de vista do cliente, devem ser atendidos. Esses requisitos não são exatamente técnicos. Por exemplo "alertar o motorista se outro veículo estiver mais próximo que 1 metro". A isso chamamos de requisitos do cliente ou requisitos de marketing. Nesta aula apresentaremos as técnicas para definir claramente os requisitos do cliente (marketing).

  • A04: 26/08

    Tema: Requisitos de Engenharia

    Uma vez estabelecidos os requisitos do cliente (marketing) deve-se transformá-los em requisitos de engenharia do projeto. É a partir desse momento que o projeto começa a tomar corpo do ponto de vista técnico. Esta aula mostra como estabelecer os requisitos de engenharia à partir dos requisitos de marketing.

    Também apresentaremos o cronograma de avaliações c/ datas (entregáveis) para Projeto de Formatura 1. 

  • A05: 02/09

    Tema: Geração de Conceitos.

    A partir do requisitos de engenharia devemos analisar as diversas possibilidades de implementação.  A essas maneiras de implementação chamamos de "conceitos". Esta aula apresenta algumas técnicas para gerar esses conceitos e determinar quais conceitos se destacam no atendimento aos requisitos do cliente e aos requisitos de engenharia.

  • A06: 23/09

    Tema: Decomposição Funcional, Avaliação de Sistemas Eletrônicos.

    Uma vez definido o conceito do projeto, como decompomos a suas partes do ponto de vista técnico? Como garantimos que o que estamos fazendo está de acordo com os requisitos do cliente?

  • A07: 30/09

    Tema: Modelos Comportamentais

    Muitas vezes a decomposição funcional precisa de uma linguagem mais apropriada para apresentar o conceito (solução) escolhido. Um caso marcante é quando parte da solução será implementada em software. Nesse caso os especialistas lançam mão de modelos comportamentais para projetar o software adequadamente. Dado seu grande poder, modelos comportamentais são cada vez mais utilizados em outros projetos de engenharia, não apenas de software. Veremos alguns tipos de modelos comportamentais, em especial o modelo UML que hoje é muito utilizado mesmo no projeto de circuitos integrados.

  • A10: 04/11

    Tema: Elaboração de Documentação

    A Sra Ana Maria Badiali, bibliotecária da elétrica, explica como elaborar uma documentação nos padrões exigidos pela ABNT. O documento A2 deve ser apresentado no formato sugerido por ela.

    Acompanhamento do Projeto

    Nesta aula os professores discutem com os alunos problemas específicos de cada projeto. Procurar o professor em sua respectiva sala (Seabra: A1-46)

  • A12: 18/11

    A terceira avaliação será composta por DUAS ENTREGAS e uma avaliação oral, a avaliação será realizada de acordo com os quesitos e critérios apresentados em aula.

    Produto A3.a Monografia: Espera-se um documento muito mais detalhado que o produto A2.a, o mesmo já deve se encontrar no formato ABNT e possuir os elementos descritos no manual de escrita de teses e dissertações da Poli (ver documento disponibilizado em aulas anteriores.  

    produto A3.b Apresentação (Oral e power point).  De acordo com as orientações em aula, a apresentação deve ter no máximo 10 MINUTOS, os alunos devem desenvolver suas habilidades de comunicação oral, com o apoio de materiais como o Power Point e sua prova de conceito (protótipos, vídeos, ou outros elementos que demonstrem que a prova de conceito existe).