12NEC5756-2 Procedimentos Comportamentais em Neurociências

 

                    2º semestre 2016

 

Docentes:  Felipe Corchs (felipe.corchs@usp.br)

       Miriam Garcia Mijares (mgarciam@usp.br)

                    

 

Horário: 

Terças 14:00:17:00

Sextas 14:00 – 17:00

 

Programa e Bibliografia

 

23/08

Miriam

Auditório da biblioteca

 

Apresentação do Curso.

 

As aulas de terça- feira serão ministradas no Auditório da Biblioteca, porem nos dias 04/10 e 11/10 serão ministradas no Bloco B sala 21.

26/08

Felipe

Sala 25 bloco B

Pressupostos filosóficos

Leituras complementares:

-Mechner, F. (2008). An invitation to behavior analysts: Review of in search of memory: The emergence of a new science of mind by Eric R. Kandel, 90, 235-248

-Passo 2 e 3 (Definições Morfológicas e Funcionais do Comportamento; Método Experimental: Variáveis e Função). Em Galvão & Barros (2001)Curso de Introdução à Análise Experimental do Comportamento. Copymarket.

-Bennett, M. R. and P. M. S. Hacker (2003). Fundamentos Filosóficos da Neurociência.

 Lisboa, Portugal, Instituto Piaget.

21/08

Miriam

Auditório da biblioteca

Noção de comportamento, comportamento e condicionamento respondente, extinção respondente, visão geral de comportamento emocional e respostas compensatórias

-Comportamento Eliciado e Comportamento Emitido (Cap. 4). Em Catania, A. C. (1999).  Aprendizagem - Comportamento, Linguagem e Cognição, Artes Médicas Sul.

 

Leituras complementares:

- Passo 5 (condicionamento respondente). Em Galvão & Barros (2001)Curso de Introdução à Análise Experimental do Comportamento. Copymarket.

02/09

Felipe

Sala 25 bloco B

Condicionamento e extinção operante, esquemas de reforço.

-Passos 4, 6, 7, 8, 9, 10 e 11 (Condicionamento operante, Extinção operante e respondente, Diferenciação da resposta, Controle aversivo,  Controle de estímulos,  Esquema de reforçamento, esquemas e Reforçamento condicionado (encadeamento). Em Galvão & Barros (2001)Curso de Introdução à Análise Experimental do Comportamento. Copymarket. Com

 

Leituras Complementares:

-Capítulos 5, 6, 7 8 E 10 de Catania, A. C. (1999).  Aprendizagem - Comportamento, Linguagem e Cognição, Artes Médicas Sul.

06/09 – 16/09

Não haverá aulas-

 

16/09

Não haverá aula.

20/09

Liane

Sala 21 Bloco B

 

 

Modelos experimentais de comportamento alimentar: modelos de compulsão alimentar e anorexia induzida por atividade

-Corwin, R. L.W., & Wojnicki, F. H.W. (2013). Binge-Type Eating Induced by Limited Access to Optional Foods. In N.M. Avena (Org.).  Animal Models of Eating Disorders. New York: Springer.

-Barbarich-Marsteller, N. C. (2013). Activity-based Anorexia in rat. In N.M. Avena (Org.).  Animal Models of Eating Disorders. New York: Springer.

 

Inicio da entrega dos questionamentos

 

23/09

Felipe

Sala 25 bloco B

Modelos experimentais de ansiedade: Startle, freezing, supressão condicionada, esquiva passiva, Labirinto em cruz elevado

-Cruz, A. P. M. & J. Landeira-Fernandez (2012). Modelos animais de ansiedade e o estudo experimental de drogas serotonérgicas. Em J. Landeira-Fernandez and S. S. Fukusima (Eds)  Métodos em Neurociências. São Paulo, Manole: 192-217.

 

Leituras Complementares:

-Ramos, A. (2008). "Animal models of anxiety: do I need multiple tests?" Trends Pharmacol Sci 29(10): 493-498.

27/09

Não haverá aula.

30/09

04/10

Miriam

Sala 21 Bloco B

 

Validade de modelos experimentais.

- Willner, P. (1991) Behavioural models in psychopharmacology (Cap. 1). Em Willner, P (1991). In Behavioural Models in Psychopharmacology, Cambridge University Press, Cambridge.

 

Leituras Complementares:

Belzung C & Lemoine M. (2011) Criteria of validity for animal models of psychiatric disorders: focus on anxiety disorders and depression. Biol Mood Anxiety Disord., 1(1):1-12.

07/10

Felipe

Sala 25 bloco B

Modelos experimentais de aquisição de comportamentos por vias sociais: aprendizagem vicariante, aprendizagem por via verbal

-Olsson, A. and E. A. Phelps (2007). "Social learning of fear." Nat Neurosci 10(9): 1095-1102.

 

Leituras Complementares:

-Dymond, S. and B. Roche (2009). "A contemporary behavior analysis of anxiety and avoidance." Behav Anal 32(1): 7-27.

11/10

Miriam

Sala 21 Bloco B

 

Modelos experimentais de Memória. Novidade, discriminação condicionada,

-Jaffard et al (2001) Theoretical and Practical Considerations for the Evaluation of Learning and Memory in Mice. Em Methods of Behavior Analysis in Neuroscience, Second Edition (J J Buccafusco, ed)

-Paule et al (1998) Symposium Overview: The Use of Delayed Matching-to-Sample Procedures in Studies of Short-Term Memory in Animals and Humans. Neurotoxicology and Teratology,20 (5) 493–502

-Bevins  &  Besheer (2006) Object recognition in rats and mice: a one-trial non-matching-to-sample learning task to study 'recognition memory'. Nat Protoc. 1(3), 1306-11

14/10

Felipe

Sala 25 bloco B

Modelos experimentais de modificação de comportamentos aprendidos: extinção e bloqueio de reconsolidação de memórias

-Auber, A., et al. (2013). "Post-retrieval extinction as reconsolidation interference: methodological issues or boundary conditions?" Psychopharmacology (Berl) 226(4), 631-647.

18/10

Miriam

Sala 21 Bloco B

 

 

Modelos experimentais de consumo e abuso de drogas: Preferência condicionada de lugar,  Cue-induced, escolha livre e em esquemas concorrente, razão progressiva.

-Sanchis-Segura, C., & Spanagel, R. (2006). Behavioural assessment of drug reinforcement and addictive features in rodents: an overview. Addiction Biology, 11, 2-38.

-Ahmed, SH. (2010). Validation crisis in animal models of drug addiction: Beyond non-disordered drug use toward drug addiction. Neuroscience & Biobehavioral Reviews, 35 (2), 172-184.

 

- Leituras complementares:

-Bardo, M. T. and Bevins, Rick A.(2000) , "Conditioned place preference: what does it add to our preclinical understanding of drug reward?" Psychopharmacology ,153 (1) , 31–43.

21/10

Modelos experimentais de psicoses: inibição pré-pulso, Inibição latente

-Salgado, J. V., et al. (2006). Experimental models of schizophrenia--a review. Rev Bras Psiquiatr 28(2),135-141.

 

Leituras Complementares:

-Jones, C. A., et al. (2011). "Animal models of schizophrenia." Br J Pharmacol 164(4): 1162-1194.

-Ward, R. D., et al. (2011). "Modeling motivational deficits in mouse models of schizophrenia: Behavior analysis as a guide for neuroscience." Behavioural Processes 87(1): 149-156.

25/10

Modelos experimentais de depressão: Desamparo aprendido, CMS, nado forçado, suspensão pela cauda

-Duman, CH. (2010) Models of depression. Vitamins & Hormones. 82, 1-21

-Frazer A, Morilak DA. (2005) What should animal models of depression model?

Neurosci Biobehav Rev., 29 (4-5) 515-23.

 

Leituras Complementares:

-Grønli, J (2006) Chronic mild stress - an animal model  of depression:

From behavior to molecules. Thesis for the degree Philosophiae Doctor (PhD), Department of Biomedicine, Section of Physiology, University of Bergen, Norway

-Petit-Demouliere B, Chenu F, Bourin M. (2005) Forced swimming test in mice: a review of antidepressant activity. Psychopharmacology;177(3),245-55.

                       

                 

 

Avaliação: Será baseada em questões semanais (60%) e apresentação de seminários

As aulas são presenciais e focadas principalmente nas discussões dos textos semanais. Para ser aprovado é necessário o cumprimento de dois requisitos: você deve obter pelo menos  C  sua frequência de presença deve ser no mínimo 70%.

 

 

 


Última atualização: segunda-feira, 17 out. 2016, 16:05