Psicologia Social e do Trabalho
Ajuda com Pesquisar cursos
O objetivo da disciplina é apresentar alguns elementos do campo da Psicologia Social do Trabalho e de suas interlocuções com disciplinas e áreas como: Psicologia Social, Filosofia, Antropologia, Ergonomia da Atividade, Ergologia e Clínica da Atividade.
Iniciar os alunos em estudos básicos de Psicologia. Buscar progressivamente introduzi-los também em elementos fundamentais de Psicologia Social e Psicologia do Trabalho. Deste modo, pretende-se subsidiar o encontro dos estudantes com as Ciências Humanas, alargando-se a sensibilidade, o pensamento e a iniciativa dos jovens administradores na sociedade moderna e democrática.
Refletir sobre a condição social do ser humano e suas implicações na organização do trabalho como atividade grupal. Discutir o conceito de liderança. Analisar o gerenciamento como uma atividade de articulação grupal e de influência sobre grupos.
Pretende fornecer elementos para que o aluno configure o trabalho e as organizações como objetos de estudo e como áreas de atuação da psicologia, abordando como atividade humana e as diversas concepções sobre as organizações e seu funcionamento. Pretende fornecer informações de modo que o aluno identifique os problemas que se apresentam no mundo do trabalho contemporâneo. Criar condições para que os alunos reflitam criticamente sobre a atuação da psicologia sobre os objetos trabalho e organizações, a partir da leitura da psicologia social.
Levar o aluno a conhecer as perspectivas psicossociais de compreensão dos processos organizativos humanos (compreendidos em sentido amplo), bem como a refletir criticamente sobre elas. Propiciar que o aluno utilize ferramentas analíticas em situações reais a partir de atividades práticas supervisionadas.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP