Navegar usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos

Página:  1  2  (Próximo)
  Todos

B

Baldwin, Jay

Jay Baldwin é um designer ecologista e inventor. Uma de suas invenções foi a estufa solar "Pillowdome” que pode produzir legumes ao longo de todo o ano, além de ser leve o suficiente para ser colocada em telhados urbanos.

Ele já desenvolveu produtos para a  Burlington Indústria de Tecidos, Kimberly Clark, e Monsanto.

Ele é o author do livro " BuchyWorks, as idéias de Buckminster Fuller para hoje”, alé de três outros livros.

Baldwin também projetou foi ferramentas, e editor da "Whole Earth Catalog” e outras revistas, por 30 anos.É professor de design sustentável e já deu aula em 10 universidades.

Por 10 anos Baldwin e sua esposa  Liz, cuidaram de 3.300 hectares da Pepperwood Nature Preserve, propriedade da Academia de Ciências da Califórnia. Ele também é pesquisador do Instituto New Alchemy, Rocky Mountain Institute, e Farallones Institute, onde ele construiu muitos projetos solares experimentais em sua oficina portátil.

Atualmente, JB está testando um protótipo feito à mão trabalho de sua patenteada Quickup ™, uma RV radical que recebe o dobro da quilometragem de modelos convencionais; dando aulas de desenho industrial sustentável na CCA em San Francisco; e escrevendo um livro sobre como lidar com o lado escuro à espreita em qualquer tecnologia.


BATESON, Mary Catherine

"We are not what we know but what we are willing to learn.”

Mary Catherine Bateson nasceu em 08 de dezembro de 1939, filha de Margaret Mead e Gregory Bateson, dois grandes antropólogos da Cibernética, com pós-graduação na Escola Brearley.

Mary Catherine Bateson é um escritora e antropóloga cultural que vive na região de Monadnock de New Hampshire com visitas freqüentes a Cambridge, Massachusetts. Ela tem escrito e sido co-autora de muitos livros e artigos, palestras em todo o país e no exterior, e lecionou em Harvard, da Universidade Northeastern, Amherst College, Spelman College e no estrangeiro, nas Filipinas e no Irã. Em 2004 ela se aposentou a partir de sua posição como Clarence J. Professor Robinson em Antropologia e Inglês na Universidade George Mason, e agora é professora emérita. Desde o outono de 2006, ela tem sido "Visiting Scholar”  no Centro Sloan sobre Envelhecimento e Trabalho em Boston College. Ela atuou em vários conselhos consultivos, incluindo a do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica, para lidar com a mudança climática.

Livros publicados:

·Composing a Further Life: The Age of Active Wisdom (2010)

·Willing to Learn : Passages of Personal Discovery (2004)

·Full Circles, Overlapping Lives : Culture and Generation in Transition (2000)

·Peripheral Visions - Learning Along the Way (1994)

·Composing a Life (1991)

·Thinking AIDS (1988) with Richard Goldsby

·Angels Fear: Towards an Epistemology of the Sacred (1987) written with Gregory Bateson

·With a Daughter's Eye: A Memoir of Margaret Mead and Gregory Bateson (1984)

·Our Own Metaphor: A Personal Account of a Conference on the Effects of Conscious Purpose on Human Adaptation(1972)

·Arabic Language Handbook (1967)

Saiba mais em: http://www.marycatherinebateson.com/bibliography.html


BRAND, STEWART

Stewart Brand (nascido em 14 de dezembro de 1938 em Rockford, Illinois) é um escritor americano, mais conhecido pela sua obra Whole Earth Catalog.
Durante a década de 1960 e início de 1970 cerca de 10 milhões de americanos estavam envolvidos em viver comunitariamente. Em 1968, utilizando as abordagens de diagramação de layout de página muito simples, Brand e seus colegas criaram o primeiro numero de The Whole Earth Catalog, empregando o subtítulo significativo ", o acesso a ferramentas". Os catálogos continham uma grande variedade de coisas que poderiam servir de "ferramentas" úteis como: livros, mapas, instrumentos de jardim, vestuário especializado, carpinteiros e pedreiros '' ferramentas, engrenagem florestal, tendas, equipamento de soldagem revistas profissionais, primeiros sintetizadores e computadores pessoais. As informações também descreviam onde estas coisas poderiam ser localizados e textos sobre elas. A publicação de catálogo coincidiu com a grande onda de experimentação social e cultural, e métodos de "faça você mesmo" atitude associada ao "contracultura".
A influência desses Catálogos da década de 1970, e o movimento das comunidades dentro de muitas cidades, foi generalizada em todo os Estados Unidos, Canadá e Austrália. A edição 1972 vendeu 1,5 milhões de cópias, e foi o primeiro livro a vencer a categoria de Assuntos Contemporâneos, na
US National Book Award.


C

Corbett, Michael

Michael Corbett - Arquiteto

Um dos principais pioneiros no design sustentável.

Construtor que combinou  práticas arquitetônicas, planejamento e técnicas construtivas da idade média. No ano de 1999 foi anunciado na revista Times como "Herói do Planeta", por haver desenvolvido o "Village Homes”(1973-1986) sendo reconhecido pelos principais líderes da época como Presidente Francês  François Mitterand, a primeira dama americana Rosalyn Carter, entre outros.


Desenvolvedor e designer do "Village Homes” na cidade de Davis-Califórnia. Este projeto, desenvolvido na década de 70, foi um dos mais bem sucedidos projetos de comunidade sustentável. O Village Home foi criado em uma área da 60 acres com mais de 200 residências. Além de possuir uma generosa área aberta ela é mantida pelos próprios moradores. Conta com o uso da energia solar, paisagem comestível (residentes criam verduras, frutas, hortaliças para consumo próprio), sistemas de drenagem natural e é claro, para que toda filosofia sustentável aconteça existem um senso de comunidade muito presente entre os moradores.


Atuou como professor na Universidade da Califórnia, Universidade de Davis e na Universidade de Berkeley.

Livros publicados:





Abaixo mais informações a respeito:

Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=eI3XXbsTizQ


https://youtu.be/7neWgExucQU?t=45m35s

Textos:




G

Gwilliam, Tony


Tony Gwilliam

Tony Gwilliamé um arquiteto britânico, nascido em Nottingham, no dia 12 de dezembro de 1938. Formado na Nottingham School of Architecture em 1961, Tony Gwilliam trabalhou com Buckminster Fuller por muitos anos e estava ativamente envolvido na concepção e construção de domos geodésicos.

Em 1996 ele concebeu a T-House. Em 2002 projetou a T-House Eco Vila em LodtunduhBali, na Indonésia, à beira de terraços de arroz extensos situados dentro de um bosque de bambus, cocos, bananas, jacas.... A T-House, mais que uma vila, é um conceito de pequenas comunidades com habitações simples, regidas por uma filosofia de gestão ambiental que cause o mínimo impacto no meio ambiente. As casas da vila ecológica são modulares e podem ser configuradas com diferentes números de quartos para atender as necessidades de cada família. 

Em 2003 Gwilliam desenvolveu as T-Houses para o Hotel Fairmont e em 2009 projetou a Vila Sustentável Turística Bloo Lagoon"Eu sempre tentei fazer mais com menos", explica ele. "Os sistemas mais eficientes são os mais simples. A minha filosofia básica sempre foi o de construir uma casa que melhora o ambiente, em vez de comprometê-lo. Eu quero ajudar as pessoas a se voltarem para a terra, para natureza”.

Foi professor universitário, conferencista, elaborou diversos artigos para revistas e congressos, desenvolveu documentários e projetou diversos edifícios em diferentes países do mundo.

 

Sites de referência:

http://www.tonygwilliam.com
http://www.bloolagoon.com

http://www.balithouse.com/





H

HENDERSON, HAZEL

Hazel Henderson nasceu em 27 de março de 1933 em Bristol na Inglaterra. É escritora futuróloga independente e economista. Dentre suas obras destacam-se: The Politics of the Solar Agede 1988, Paradigms in Progress de 1995,Ethical Markets: Growing the Green Economy de 2006, entre outros. Fundadora do Ethical Markets que tem por objetivo promover a evolução do capitalismo além dos modelos atuais com base no materialismo, maximizando o interesse próprio e lucro, a competição e o medo da escassez. Para ela: "À medida que avançamos mais na Era da Informação, ficamos a saber que informação e conhecimento não são escassos, e os nossos modelos econômicos podem se mover em direção a partilha, cooperação e uma nova abundância. Nós acreditamos que o capitalismo combinado com a crescente conhecimento da humanidade da interdependência de toda a vida no planeta Terra, pode evoluir para atender as novas necessidades de hoje e nosso futuro em comum - além de maximizar os lucros para os acionistas e administradores, para benefício de todos”. É coordenadora do Ethical Markets TV, programa de Tv dedicado a difundir histórias e empreendimentos de sucesso que partilham destes ideais.Desenvolveu os conceitos: The Love Economy e The Money Fix, que questionam e apresentam soluções para as práticas e estratégias econômicas que, atualmente, regulam o mercado global. Para saber mais acesso o link: http://hazelhenderson.com


L

Lovins, Amory

Lovins, Amory

Amory Lovins Bloch nasceu em 13 de novembro de 1947, em Washington, DC. É um físico, cientista ambiental, escritor e presidente / Cientista Chefe do Rocky Mountain Institute. Ele tem trabalhado no domínio da política energética e áreas afins por quatro décadas.
Lovins trabalhou profissionalmente como ambientalista na década de 1970 e, desde então, como um analista de um "caminho da energia soft" para os Estados Unidos e outras nações. Defende e difunde a eficiência energética, a utilização de fontes de energia renováveis ​​e da geração de energia em ou perto do local onde a energia é realmente utilizada. Lovins também tem defendido uma "revolução Negawatt", argumentando que: "clientes de serviços públicos não querem quilowatts-horas de eletricidade; eles querem serviços energéticos”. Na década de 1990, seu trabalho com Rocky Mountain Institute incluiu o desenho de um automóvel ultra-eficiente-Hypercar.

Lovins, Hunter

Hunter Lovins nasceu em 26 de fevereiro de 1950, em Ripton, Vermont, EUA. Foi casada com Amory Lovins entre 1979 e 1999. È graduada em Sociologia e Ciência Polítca pela Pitzer College, Claremont/Califórnia. É professora de gestão empresarial sustentável no Bard College, e da Universidade de Denver. É presidente da Natural Capitalism Solutions (NCS-http://natcapsolutions.org/ ), no Colorado, EUA. A NCS é uma organização sem fins lucrativos que ajuda empresas, comunidades e países a implementar práticas mais sustentáveis de forma lucrativa. Escreveu a obra: Capitalismo Natural. Foi uma das idealizadoras do Madrone Project (http://natcapsolutions.org/education/madrone-project/#.VU0e5pM0MgQ).


M

McDonough, William

William Andrews McDonough nasceu em 1951, em Tóquio, Japão. Arquiteto, designer, assessor, autor e um lider intelectual Americano. Diretor fundador da William McDonough + Partners, co fundador da McDonough Braungart Design Chemistry (MBDC), em parceria com o químico alemão Michael Braungart, co-fundador da Cradle to Cradle: Remaking the Way We Make Things andThe Upcycle: Beyond Sustainability--Designing for Abundance. Sua carreira se concentra na criação de uma pegada ecológica benéfica. McDonough acredita que é possível desenvolver materiais, sistemas, companhias, produtos, edifícios e comunidades que se aperfeiçoam constantemente com o tempo. Possibilitando, dessa forma, uma economia circular.

Reconhecido internacionalmente como pioneiro em desenvolvimento sustentável, o princípio de sua empresa. Após ter fundado a William Mc Donough Architects (1981) em New York, transferiu sua empresa para Charlottesville, Virginia, que ficou conhecida como William McDonough + Partners, quando se tornou decano da Architecture School, da Univerdidade de Virginia. Em 2006, a empresa fundou um segundo estúdio em São Francisco, sendo que ambos trabalham em conjunto.

Trabalhos Publicados e Referências:

Braungart, Michael; & McDonough, William (2002). Cradle to Cradle: Remaking the Way We Make Things. North Point Press. ISBN 0-86547-587-3

Braungart, Michael; & McDonough, William (2013). The Upcycle: Beyond Sustainability - Designing for Abundance. North Point Press. ISBN 9780865477483


William McDonough + Partners

McDonough Innovation: Designing for the circular economy (Homepage)

William Mc Donough TED talk: Cradle to cradle design.


McHarg, Ian

Ian McHarg [1920 - 2001], Clydebank, Escócia

Um dos pioneiros do movimento ambiental, McHarg se formou em Arquitetura da Paisagem e Urbanismo pela Universidade de Harvard e foi o criador do Departamento de Arquitetura Paisagística na Universidade da Pensilvânia.

Através de uma combinação de pesquisa e prática acadêmica, McHarg lançou as bases para as suas ideias sobre a utilização de ecologia como base para a concepção e planejamento. 

McHarg teve um programa de televisão, na rede CBS, chamado "A casa em que vivemos”, em que discutia sobre seres humanos e seu meio ambiente. Além disso, o lançamento de seu livro "Design with nature”, fez com que seu nome ficasse conhecido. Esse livro, considerado uma das publicações-marco do movimento ambiental, trata da necessidade de planejadores urbanos considerarem uma abordagem ambientalmente consciente do uso da terra e fornece um novo método para avaliar e implementar isso.

Fontes:

www.csiss.org/classics/content/23

https://tclf.org/pioneer/ian-mcharg



Página:  1  2  (Próximo)
  Todos