Programação
-
Origem e contexto da disciplina
A disciplina Infoeducação: teoria e prática substitui a disciplina Informação, Educação e Conhecimento*, ministrada de 2009 a 2015. Nessa “nova versão”, foram mantidos os conteúdos da disciplina anterior, tais como pressupostos e conceitos, que se referem à problemática que envolve as relações entre Informação e Educação, privilegiando-se, todavia, a abordagem da dimensão formativa da Informação, questão em foco na Infoeducação. A composição dos conteúdos e métodos desta disciplina toma por base resultados de pesquisas iniciadas em finais dos anos 1980, na Escola de Comunicações, da Universidade de São Paulo, coordenadas por Edmir Perrotti. Este projeto científico, em desenvolvimento até hoje, vem reunindo, desde seu início, pesquisadores e profissionais de variadas procedências, tendo como proposta criar dispositivos de mediação de informação em ambientes educativos, pautados por objetivos de apropriação de conhecimento e cultura.
Nesse sentido, a disciplina Infoeducação reúne referenciais conceituais e metodológicos aplicáveis tanto a bibliotecas escolares, como bibliotecas públicas e demais ambientes de caráter educativo, essenciais à Biblioteconomia e aos bibliotecários.
*PIERUCCINI, I. Informação, Educação e Conhecimento: pressupostos e perspectivas da disciplina. In: SILVA, J.F.M; PALETTA, F.C. Tópicos para o ensino da Biblioteconomia. São Paulo : ECA/USP, 2016. p. 41-55
• Objetivo: apresentar e discutir concepções e práticas que orientem um novo paradigma de bibliotecas, comprometidas com processos de produção de conhecimento e cultura pelos sujeitos, na contemporaneidade.
• Ementa: Informação e Educação na contemporaneidade; Infoeducação; Infoeducação e biblioteca; mediação cultural; aprendizagens e saberes informacionais; dispositivo e dispositivo informacional dialógico; pedagogias da biblioteca e da informação; Programa de infoeducação.
Metodologia:
- Aulas expositivas
- Palestras
- Visitas
- Discussão de textos indicados para leitura
Avaliação:
- Participação em sala de aula;
- Trabalho final: relatório escrito com as sínteses das aulas e uma reflexão do texto
“Molas deslaçadas”, articulando-o com as questões tratadas pela disciplina.
HOGGART, Richard. Molas deslassadas: uma nota sobre os desenraizados e os ansiosos. In: ______. As utilizações da cultura: aspectos da vida cultural da classe trabalhadora. Lisboa: Editorial Presença, 1973. (v. 2).
-
01 de agosto/Manhã – 03 de agosto/Noite: Apresentação da disciplina
08 de agosto/Manhã – 10 de agosto/Noite: Informação e/na sociedade da informação
Pesquisa dos alunos sobre o tema “sociedade da informação?”
Foco: elementos da ordem informacional contemporânea
15 de agosto/Manhã – 17 de agosto/Noite: Informação, Educação e Significação: um novo quadro
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001.
Foco: elementos da ordem educacional contemporânea
-
22 de agosto/Manhã – 24 de agosto/Noite: Infoeducação: uma terceira margem
PERROTTI, Edmir.; PIERUCCINI, Ivete. Infoéducation: ceci n´est pas une pipe. À la recherche d´une troisième rive”. Mediadoc Apden, Paris, n.16 : 18-21, juin, 2016. (texto em português)
Foco: Definição, objeto e objetivos da Infoeducação
29 de agosto/Manhã – 31 de agosto/Noite: Biblioteca: um dispositivo histórico-cultural
PIERUCCINI, I. A informação. In : _____. A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em Educação. São Paulo. 2004. 194f. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. p. 28-49. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-14032005-144512/pt-br.php
RODRIGUES, Adriano Duarte. O dispositivo da enunciação. In: ______. Comunicação e cultura: a experiência cultural na era da informação. Lisboa: Presença, 1994. p. 141-156. (TEXTO NA PASTA DA DISCIPLINA)
Foco: Paradigmas culturais e sua tradução em dispositivos informacionais
05 de setembro/Manhã – 07 de setembro/ Noite: Semana da Pátria (não haverá aula)
-
12 de setembro/Manhã – 14 de setembro/ Noite: Biblioteca e mediações culturais implícitas: o dispositivo informacional
PERROTTI, Edmir; PIERUCCINI, Ivete. A mediação cultural como categoria autônoma. Informação & Informação, [S.l.], v. 19, n. 2, p. 01-22, out. 2014. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19992>. Acesso em: 03 Ago. 2015.
Foco: a noção de mediação como criação e o papel do dispositivo como instância de intervenção na ordem cultural
19 de setembro/Manhã – 17 de setembro/Manhã (SÁBADO): Visita à Rede de Bibliotecas escolares do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena/SBC
Foco: observar a objetivação de um conceito de biblioteca
26 de setembro/Manhã – 21 de setembro/ Noite: O dispositivo informacional dialógico: espaço informacional, repertórios e linguagens documentárias
PIERUCCINI, I. A ordem informacional dialógica. In: ______. A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em Educação. São Paulo. 2004. 194f. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. p. 56-166. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-14032005-144512/pt-br.php
Foco: análise dos elementos constitutivos do dispositivo cultural dialógico
-
03 de outubro/Manhã – 05 de outubro/ Noite: Semana de Biblioteconomia
10 de outubro/Manhã - 28 de setembro/Noite: O dispositivo informacional dialógico: práticas de gestão
PIERUCCINI, I. A ordem informacional dialógica. In: ______. A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em Educação. São Paulo. 2004. 194f. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. p. 56-166
Foco: análise dos elementos constitutivos do dispositivo cultural dialógico12 de outubro/Noite- Feriado
17 de outubro/Manhã –19 de outubro/Noite: Biblioteca e mediações culturais explícitas: ensinar a biblioteca, ensinar a informação
CAIRES, Fernanda Medeiros. Biblioteca na Educação: práticas colaborativas e apropriação cultural. São Paulo. 2014. 131f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. p. 33-55. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-20012015-111621/pt-br.php Acesso: 3 ago. 2015
Foco: Diferentes abordagens/modalidades de práticas informacionais desenvolvidas pelas bibliotecas no âmbito da Educação e Cultura -
24 de outubro/Manhã - 26 de outubro/ Noite: Saberes informacionais: experiência informacional e protagonismo cultural
PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Novos saberes para o século XXI. In: MENDONÇA, R.H.; MARTINS, M. F. (orgs.). Novos saberes para a Educação. Rio de Janeiro : ACERP ; Brasília, DF : TV Escola, 2013. p. 9-25 (TV, educação e formação de professores: salto para o futuro 20 anos, 4) Disponível em: http://www2.eca.usp.br/nucleos/colabori/documentos/vol_4_salto_para_o_futuro_20_anos.pdf
Foco: a noção de “saberes” e suas relações com a apropriação cultural31 de outubro/Manhã - 09 de novembro/Noite: Estação do Conhecimento Einstein: um dispositivo informacional constituído a partir do diálogo entre Informação e Educação - Palestra Solange Maria R. Alberto
Foco: Dinâmicas de um dispositivo informacional dialógico “em situação”
02 de novembro/Noite - Feriado
07 de novembro/Manhã – 09 de novembro/Noite: Informação e significação: o ato lúdico de conhecer.
Palestra Marcos Paulo Passos
Foco: pesquisa e apropriação cultural por crianças e jovens
-
14 de novembro/Manhã – Ponte Feriado
21 de novembro/Manhã - 16 de novembro/ Noite: Pedagogia da Informação: Programas de Infoeducação (I)
PERROTTI, E. Programa de Infoeducação.
Foco: natureza, enfoques, conteúdos e metodologias de um programa de construção de saberes informacionais
28 de novembro/Manhã - 23 de novembro/ Noite: Pedagogia da Informação: Programas de Infoeducação (II)
PERROTTI, E. Programa de Infoeducação.
Foco: natureza, enfoques, conteúdos e metodologias de um programa de construção de saberes informacionais
Disponível em: http://www2.eca.usp.br/nucleos/colabori/documentos/programadeinfoedu.pdf .
30 de novembro/Noite – Atividade externa (preparação de trabalho) e plantão de dúvidas (compensada pela visita à Rede de Bibliotecas CEFSA)
05 de dezembro/Manhã - 07 de dezembro/Noite: Entrega dos trabalhos (em papel e meio eletrônico)
-
BETTELHEIM, B. A luta pelo significado. In: _____. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. p.11-28
BRUNER, J. Atos de significação. Porto Alegre : Artes Médicas, 1997.
CAIRES, Fernanda Medeiros. Biblioteca na Educação: práticas colaborativas e apropriação cultural. São Paulo. 2014. 131f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. p. 33-55. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-20012015-111621/pt-br.php Acesso: 3 ago. 2015
CAMPELO, Bernadete. Competência informacional e gestão do conhecimento: uma relação necessária no contexto da sociedade da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n.2, maio/ago.2007.
CARVALHO, A. B. de. Burocracia e educação moderna. In: ____; BRANDÃO, C. F. da. Introdução à sociologia da cultura: Max Weber e Norbert Elias. São Paulo : Avercamp, 2005. p.43-56.
CHARLOT, B. O saber e as figuras do aprender. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre : Artmed, 2000.
COSTA, A. C. G. da. O adolescente como protagonista juvenil. Cadernos Juventude. Disponível em: <http://www.adolec/P/cadernos/capitulo/cap07/cap07.htm>. Acesso em: 17 abr. 2007.
DELORS, Jacques et al. Um tesouro a descobrir: relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. Brasília : Unesco, 2010. Disponível em:http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf Acesso 30 jun. 2015
FARIA, I. P. Estação Memória: lembrar como projeto. Contribuições ao estudo da mediação cultural. São Paulo, 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Palo, São Paulo, 1999
FERRETTI, C. J., ZIBAS, D. L., TARTUCE, G. B. P.L. O protagonismo juvenil na literatura especializada e na reforma do ensino médio. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.34, n.122, p.411- 423, maio/ago.2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n122/22511.pdf> Acesso em : maio 2007.
INFORMATION LITERACY: definitions and models. Disponível em: <http//www.dis.shef.ac.uk/literacy/definitions.htm - 18k> Acesso em: 25 nov. 2008
JEANNERET, Y. I. Dispositif. Disponível em : http://ensmp.net/pdf/2005/glossaire/dispositif.doc (Texto traduzido)
Le COADIC, Y. A educação para a informação. In: _____. A Ciência da informação. Brasília : Briquet de Lemos, 2004. p. 112-4
MATTELART, A. História da sociedade da informação. São Paulo : Loyola, 2001.
MOORE, P. An analysis of information literacy education worldwide. School Libraries Worldwide, 2005 - citeseerx.ist.psu.edu
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001 Disponível em <http://www.proex.ufrn.br/files/documentos/setesaberesmorin.pdf.pdf>
MORIN, E. Educação planetária : conferência na Universidade São Marcos, São Paulo, Brasil, 2005. Disponível em: : http://edgarmorin.org.br/textos.php?tx=30. Acesso em: 05 ago 2012
OBERG, M.S. Tempo da informação, tempo do conhecimento: velocidade, contemplação e reflexão. Salto para o futuro, v.28, n.15, 19-27, set. 2008. Disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/173714Aventura.pdf. Acesso 25 jan. 2015
OLIVEIRA, A. L. Informação e conhecimento. Salto para o futuro, v.28, n.15, 11-18, set. 2008.
-
PERROTTI, E. Programa de Infoeducação. (impresso com circulação interna e restrita)
PERROTTI, E. (coord.) A aventura de conhecer: entre a falta e o excesso de informação. Salto para o futuro, v.28,n.15, set. 2008. Disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/173714Aventura.pdf
PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Infoeducação: saberes e fazeres da contemporaneidade. In: LARA, M.L.L; FUJINO, A.; NORONHA, D.P. Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife : Néctar, 2008. p.47-96
PERROTTI, Edmir; PIERUCCINI, Ivete. A mediação cultural como categoria autônoma. Informação & Informação, [S.l.], v. 19, n. 2, p. 01-22, out. 2014. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19992>. Acesso em: 03 Ago. 2015.
PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Novos saberes para o século XXI. In: MENDONÇA, R.H.; MARTINS, M. F. (orgs.). Novos saberes para a Educação. Rio de Janeiro : ACERP ; Brasília, DF : TV Escola, 2013. p. 9-25 (TV, educação e formação de professores: salto para o futuro 20 anos, 4) Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/publicacoes/salto_para_o_futuro/salto_20_anos/vol_4_salto_para_o_futuro_20_anos.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2014
PERROTTI, E.; VERDINI, A. Estações do Conhecimento: espaços e saberes informacionais. In: ROMÃO, L.M.S. org. Sentidos da biblioteca escolar. São Carlos : Alphabeto, 2008 p. 13-40
PIERUCCINI, I. A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em Educação. São Paulo. 2004. 194f. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: file:///C:/Users/IVETE/Downloads/Bancotesesusp%20(1).pdf . Acesso 8 ago 2015.
PIERUCCINI, I. Biblioteca escolar, pesquisa e construção do conhecimento. In: ROMÃO, L.M.S. Sentidos da biblioteca escolar. São Carlos : Alphabeto, 2008. p. 41-69
RODRIGUES, A. R. As tecnologias da informação. In: ______. Comunicação e cultura: a experiência cultural na era da informação. Lisboa : Ed. Presença, 1994. p. 187-227
RUSSELL, B. O conhecimento inútil. In: _____. O elogio ao ócio. Rio de Janeiro : Sextante, 2002. p.36-46
SERFATY-GARZON, Perla. Apropriation. In: DICTIONNAIRE critique de l’habitat et du logement. Paris, Editions Armand Colin, 2003. p.27-30. (tradução Juliana Maria de Siqueira)
SHAPIRO, J. J.; HUGHES, S. K. Information literacy as liberal art. Educom Review, v. 31, n. 2, mar/abr. 1996. (Texto traduzido)
TAKAHASHI, T. org. Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília : Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.YUDICE, George. Cultura e educação no novo entorno. In: SOMMER, L.H.; BUJES, M.I.E. Educação e cultura contemporânea.: articulações, provocações e transgressões em novas paisagens. Canoas : Ed. Ulbras, 2006. p.11-22
-