Programação

  • Infoeducação: acesso e apropriação de informação na contemporaneidade

    Docentes :

    Prof. Dr. Edmir Perrotti

    Profa. Dra. Ivete Pieruccini

    OBJETIVO:

    Apresentação e reflexão sobre a Infoeducação, linha de estudos e de práticas socioculturais que se ocupam da dimensão formativa da informação e que tem como objetivo específico contribuir para o avanço de processos de mediação e apropriação de saberes informacionais próprios de diferentes contextos culturais de nossa época.

    METODOLOGIA:

    - Aulas expositivas

    - Discussão de textos indicados para leitura

    - Visitas

    AVALIAÇÃO:

    - Resenhas dos textos-base (1700 a 2000 caracteres com espaço). Serão consideradas regularidade na entrega e qualidade da resenha, articulação entre os textos lidos.

    - Trabalhos parcial (em grupo de 3, no mínimo)

    - Participação/Contribuições ao curso

    Trabalho individual final :

    Infoeducação: questões teóricas e metodológicas (se possível relacionadas ao trabalho de pós ou do « terreno profissional »)



    • BLOCO I : INFORMAÇÃO e EDUCAÇÃO: questões « complexas »

      18/08

      - Apresentação dos participantes, suas expectativas ;

      - Apresentação do curso (objetivos, programa, metodologia, avaliação)

      - Apresentação do problema :

      - Informação : entre a « falta » e o « bombardeio ».

      Vídeo : Salto para o futuro. Disponível em: . Acesso em: 25 jul 2016

      Texto base :

      PERROTTI, E. A aventura de conhecer: proposta pedagógica. Salto para o Futuro, Rio de Janeiro, MEC/SEED, v.28, n.15, 3-15, 2008. Disponível em: 

      http://www2.eca.usp.br/nucleos/colabori/documentos/PERROTTI_%20A

      %20aventura%20de%20conhecer.pdf.  Acesso em: 25 jul. 2016

      Vídeo complementar:

      LEITURA de barraco. Disponível em: . Acesso em: 18 ago. 2016

      25/08 - Informação: um campo autônomo

      “Sociedade da Informação”: a informação entre o técnico e o político

      Texto base: Vous avez dit « société de l’information » ? Disponível em: http://www.diplomatie.gouv.fr/fr/IMG/pdf/Glossaire_Critique.pdf Acesso em: 25 jul.2016

      Texto complementar : JEANNERET, Y. Information. Disponível em :

      http://ensmp.net/pdf/2005/glossaire/information.doc Acesso em: 25 jul. 2016

      - Ciência da Informação: um campo epistemológico

      Texto base:

      Le COADIC, Y. A Ciência da informação. Brasília : Briquet de Lemos, 2004. Caps. 1,4, 6 . Disponível em: http://www.restaurabr.org/siterestaurabr/CICRAD2011/M1%20Aulas/M1A3%20Aula/20619171-le-coadic-francois-a-ciencia-da-informacao.pdf Acesso em: 18 ago. 2016


    • BLOCO I : INFORMAÇÃO e EDUCAÇÃO: questões « complexas »

      01/09 - Informação e Significação

      Filme : Morangos silvestres, de Ingmar Bergman (exibição em sala)

      Textos base :

      BRUNER, J. O estudo adequado do homem. In: _____. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. p. 15-38.

      BOSI, A. Considerações sobre o tempo e informação. Disponível em: http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/bosiinternet.pdf/at_download/file .  Acesso em: 03 maio 2004.

      08/09 -  Semana da Pátria- Não há aula

      15/09 - Educação: entre o técnico e o político - da instrução à formação

      Texto base: MORIN, E.  Educação planetária : conferência na Universidade São Marcos, São Paulo, Brasil, 2005. Disponível em: : http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/215283/mod_resource/content/1/MORIN_Educa%C3%A7%C3%A3o%20planet%C3%A1ria%20confer%C3%AAncia%20na%20Universidade%20S%C3%A3o%20%E2%80%A6.pdf   Acesso em 11 ago. 2015

      Vídeo base : MORIN, E. Educar na era planetária. Disponível em: Acesso em: 15 ago. 2016

      Textos complementares:

      MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo:Cortez, 2000.

      LAZARTE, L. Ecologia cognitiva na Sociedade da Informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 43-51, maio/ago. 2000

      22/09 - Infoeducação: uma proposta transdisciplinar das relações entre Informação e Educação

      Texto base:

      FREITAS, L.; MORIN, E.; NICOLESCU, B. (Redat.). Carta da transdisciplinaridade. Arrábida : Centre International de Reccherches et Etudes Transdisciplinaires, 1994. Disponível em: http://www.gthidro.ufsc.br/arquivos/CARTA-DA-TRANSDISCIPLINARIDADE.pdf. Acesso em: 17 ago. 2016


    • BLOCO II: INFORMAÇÃO e EDUCAÇÃO: VERTENTES

      29/09 - “Educação de usuários da biblioteca”: a Library e a Bibliographic Instruction: conceitos, históricos, naturezas, características, paradigmas

      Texto base:

      DUDLEY, Miriam Sue. Chicano Library Program. Los Angeles : University Library Program, 1970. Disponível em: https://ia600206.us.archive.org/25/items/chicanolibprogram/ChicanoLibraryProgramUcla1970.pdf . Acesso em: 15 ago. 2016

      06/10 - Information literacy e abordagens afins

      “Educação de usuários da informação”: a Information literacy e suas traduções (alfabetização informacional; letramento informacional; literacia; competência em informação/informacional) - conceitos, históricos, naturezas, características, paradigmas

      Textos base: ZURKOWSKI, Paul G. The Information Service Environment Relationships and Priorities: report 5. Washington, D.C., National Commission on Libraries and Information Science, Nov 1974. 30p. Disponível em: http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED100391.pdf Acesso em: 16 ago. 2016.

      SHAPIRO, Jeremy J.; HUGHES, Shelley K.. Information Literacy as a liberal art: enlightenment proposals for a new curriculum. Educom Review, v. 31, n. 2, mar-abr. 1996. Disponível em: http://net.educause.edu/apps/er/review/reviewarticles/31231.html Acesso em: 26 mai. 2016.

      Textos complementares:

      IFLA. Information Literacy State of Art Reports Disponível em: http://www.ifla.org/publications/information-literacy-state-of-the-art-Reports Acesso em: 5 maio 2015

      VIRKUS, S. Information Literacy in Europe: a literature Review. Disponível em: http://www.informationr.net/ir/8-4/paper159.html  Acesso em: 12 de jul. 2009.

      LEVY, Jean-François. Etat de l’art sur la notion de compétenceTexte introductif au séminaire national INRP. Jun 2000, Paris, France. . Disponível em : https://hal.archives-ouvertes.fr/file/index/docid/3174/filename/IntroJFL.pdf Acesso em: 11 ago. 2015


    • BLOCO II: INFORMAÇÃO e EDUCAÇÃO: VERTENTES

      13/10 - A Infoeducação: uma linha de estudos e de práticas articulados

      Texto basePERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Infoéducation: ceci n´est pas une pipe. À la recherche d´une troisième rive”. Mediadoc Apden, Paris, n.16 : 18-21, juin, 2016. (texto em português)

      ENDRIZZI, L. L’éducation à l’information. La lettre d'information, n.17, avr. 2006. Disponível em: http://www.inrp.fr/vst/LettreVST/avril2006.htm . Acesso em  12 jul. 2014 (versão em francês)

      Disponível em: http://www.inrp.fr/vst/LettreVST/english/17-april-2006_en.php  Acesso em: 15 jul. 2014 (versão em inglês)

      20/10 - Infoeducação: saberes e meta saberes informacionais: definição, descrição, metodologias, práticas

      Textos base: FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Polêmicas do Nosso Tempo, 4)

      RUSSELL, B. O conhecimento inútil. In: _____. O elogio ao ócio. Rio de Janeiro : Sextante, 2002. p.36-46

      Textos complementares

      CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre : Artmed, 2000. (LIVRO NA BIBLIOTECA).

       


    • BLOCO III- INFOEDUCAÇÃO e DISPOSITIVOS

      27/10 - Dispositivos dialógicos: definição, descrição, metodologias, práticas

      Conservação, Difusão e Mediação Cultural

      Bibliotecas templum, emporium, forum

      Texto base:

      PIERUCCINI, I. A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em Educação. São Paulo. 2004. 194f. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-14032005-144512/pt-br.php> . Acesso em: 8 ago 2015.

      03/11 - Dispositivos dialógicos: o conceito de Estação do Conhecimento e o protagonismo cultural (Visita à Estação do Conhecimento Einstein Paraisópolis)

      Textos base: PERROTTI, E.; VERDINI, A.S. Estações do Conhecimento: espaços e saberes informacionais. In: ROMÃO, L.M.S. (org.) Sentidos da biblioteca escolar. São Carlos: Alphabeto, 2008, p. 13-40.

      PERROTTI, E. Sobre informação e protagonismo cultural (no prelo).

      Textos complementares: 

      COSTA, A. C. G. da. O adolescente como protagonista juvenil. Cadernos Juventude. Disponível  em:

      <http://www.adolec/P/cadernos/capitulo/cap07/cap07.htm>. Acesso em: 17 abr. 2012.

      FERRETTI, C. J., ZIBAS, D. L., TARTUCE,  G. B. P.L.

      O protagonismo    juvenil na literatura especializada e na reforma do ensino médio. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.34, n.122, p.411-423, maio/ago.2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n122/22511.pdf

      Acesso em: 7 maio 2015.


    • BLOCO III- INFOEDUCAÇÃO e DISPOSITIVOS

      10/11 - Dispositivos dialógicos, mediação e apropriação cultural (trabalho em equipes)

      PERROTTI, Edmir; PIERUCCINI, Ivete. A mediação cultural como categoria autônoma. Informação & Informação, [S.l.], v. 19, n. 2, p. 01-22, out. 2014. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19992>. Acesso em: 03 ago. 2015.

      17/11 - Dispositivos dialógicos e apropriação de saberes informacionais: A Estação Memória

      Texto base:

      FARIA, I. P. Estação Memória: lembrar como projeto. Contribuições ao estudo da mediação cultural. São Paulo, 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Palo, São Paulo, 1999.


    • BLOCO III- INFOEDUCAÇÃO e DISPOSITIVOS

      24/11 - Dispositivos dialógicos: Programas de Infoeducação

      Textos base

      PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Novos saberes para o século XXI. In: MENDONÇA, R.H.; MARTINS, M. F. (orgs.). Novos saberes para a Educação. Rio de Janeiro : ACERP ; Brasília, DF : TV Escola, 2013. p. 9-25 (TV, educação e formação de professores: salto para o futuro 20 anos, 4) Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/publicacoes/salto_para_o_futuro/salto_20_anos/vol_4_salto_para_o_futuro_20_anos.pdf. Acesso em: 20 fev. 2014

      PERROTTI, E. Programa de Infoeducação. (impresso com circulação interna e restrita)

      Encerramento das aulas


    • BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

      ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. 5.ed. São Paulo: Perspectiva, 1978.

      ALAVA, S., ETEVE, C. Médiation documentaire et éducation. Révue Française de Pédagogie, Paris, n.127, p. 119-164, avril-juin, 1999.

      ALAVA, S. org. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais. Porto Alegre:Artmed, 2002.

      ANTUNES, C. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002.

      BAJARD, E. Caminhos da escrita: espaços da aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2002.

      BENJAMIN, W. Experiência e pobreza. In: ______. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1993. p. 114-119.

      BENJAMIN, W. O narrador. Considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: ______. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1993. p. 197-221.

      BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

      BRUNER, J. Atos de significação. Porto Alegre:Artes Médicas, 1997.

      _______. Para uma teoria da educação. Lisboa:Ensino, 1999.

      _______. Piaget e Vygotsky: celebremos a divergência. In : HOUDÉ, O., MELJAC, C., orgs. O espírito piagetiano: homenagem internacional a Jean Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2002. p.213-225.

      BURKE, P. Uma história social do conhecimento : de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro : Zahar, 2003.

      BUTLEN, M. et al. Savoir lire avec les BCD. Paris: CRDP Créteil, 1996.

      CASTELLS, M. Fim de milênio. São Paulo:Paz e Terra, 1999 (A era da informação: economia, sociedade e cultura, 3)

      ­_______. O poder da identidade. 2.ed. São Paulo:Paz e Terra, 1999 (A era da informação: economia, sociedade e cultura, 2)

      _______. A sociedade em rede. 3.ed. São Paulo:Paz e Terra, 1999 (A era da informação: economia, sociedade e cultura, 1)

      CAUNE, J. La médiation culturelle: une construction du lien social. Disponível em: http://lesenjeux.u-grenoble3.fr/2000/Caune/Caune.pdf  Acesso em: março de 2014

      CAUNE, J. Pour une éthique de la médiation : le sens des pratiques culturelles. Grenoble : Presses Universitaires de Grenoble, 1999.

      CHANTE A.; DE LAVERGNE, C. L’expression « culture de l’information » : quelle pertinence, quels enjeux ? Disponível em : http://archivesic.ccsd.cnrs.fr/docs/00/34/21/47/DOC/Chante_Delavergne_texte_com_Lille.doc. Acesso em: 15 outubro 2011.

      CHAPRON, F. L'évolution de la place de l'information-documentation dans l'enseignement scolaire. Disponível em: http://urfist.enc.sorbonne.fr/anciensite/Assises/Ass-Chapron.htm. Acesso em maio 2009.

      CHERCHER  pour trouver: l´espace des élèves. Disponível em: http://www.ebsi.umontreal.ca/jetrouve/structur.htm Acesso 13.abr.2004

      DAVALLON, J. A mediação : a comunicação em processo ? Disponível em http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/645/pdf acesso em março 2014
      DUARTE-CHOLAT, C. De la professionnalisation des documentalistes vers une discipline d'enseignement ? Disponível em : http://www.savoirscdi.cndp.fr/index.php?id=752 Acesso em maio 2009.

      COHN, G. et al. Campo da comunicação: caracterização, problematizações e perspectivas. João Pessoa:Ed. Universitára, 2001.

      COLL, C. Significado e sentido na aprendizagem escolar: reflexões em torno do conceito de aprendizagem significativa. In : _______ Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 1994. p.145-159

      CORTELLA, M. S. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos.

      4 ed. São Paulo:Cortez, 2001. 

      DELANNOY, J. P. Guia para a transformação das bibliotecas escolares. Lisboa:Livros Horizonte, s/d.

      DOLZ, J., OLLAGNIER, E orgs. O enigma da competência em educação. Porto Alegre: Artmed, 2004.

      ENDRIZZI, L. L’EDUCATION à l’information.  La lettre d'information, n.17, avr. 2006 .

      Disponível em: <http://www.inrp.fr/vst/LettreVST/avril2006.htm> Acesso em : 12 julho 2009.

      FARIA, I. P. Estação Memória: lembrar como projeto.Contribuições ao estudo da mediação cultural. São Paulo, 1999. (Dissertação de mestrado apresentada à ECA/USP)

      FRANÇA. Ministère de l´Education Nationale de la Recherche et de la Technologie. Le multimedia au CDI pour s´informer, produire, communiquer. Paris:CRDP Basse Normandie, 1999.

      GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. São Paulo Perspec.,  São Paulo,  v. 14,  n. 2, June  2000. Disponível em:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000200002&lng=en&nrm=iso . Acesso em 22  de agosto 2009. 

      GROSSI, E.P., BORDIN, J.orgs. Construtivismo pós-piagetiano: um novo paradigma sobre aprendizagem. Petrópolis:Vozes, 1993.

      GUERTIN, H, BERNHARD, P. Chercher pour trouver: l´espace des élèves. Outil de recherche d´information. Bulletin des bibliothèques de France, Paris, N.4, p.85-89, 2003.

      HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro:Tempo Brasileiro, 1989.

      HERMÈS: cognition, communication, politique. Le dispositif: entre usage et concept. Paris : CNRS Editions, n.25, 1999. 297p.

      LAMEUL, G. Médiatisation de la relation pédagogique et posture enseignante. Disponível em: http://archiveseiah.univ-lemans.fr/EIAH2003/Pdf_annexes/Lameul.pdf. Acesso em: 12 mar. 2004

      _______. Questionnement relatif à la notion de dispositif. Disponível em: http://www.educagri.fr/reseaux/cdr/colloq 2001/Lameul.pdf. Acesso em: 25 nov. 2003.

      LAZARTE, Leonardo. Ecologia cognitiva na Sociedade da Informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 43-51, maio/ago. 2000

      LEITE, L.B. As dimensões interacionista e construtivista em Vygotsky e Piaget. Campinas:São Paulo:Cadernos Cedes, n. 24, jul. 1991.

      LEVY, J.-F.  État de l´Art de la notion de compétence. Disponível em :

      <http://hal.archives-ouvertes.fr/docs/00/00/31/74/PDF/IntroJFL.pdf> Acesso em 12 de julho 2009.

      LEVY, P. Cibercultura. São Paulo:Ed.34, 1999

      _______. O que é o virtual? São Paulo:Ed. 34, 1996.

      LURIA, A.R. Desenvolvimento cognitivo: seus fundamentos culturais e sociais. São Paulo:Ícone, 1990.

      MANCE, E.A  A revolução das redes: a colaboração solidária como alternativa pós capitalista à globalização atual. Petrópolis:Vozes, 2000.

      MAJÓ, J. As mudanças tecnológicas e científicas na sociedade da informação: o papel da educação. In : GÓMEZ-GRANELL, C., VILA, I.,orgs. A cidade como projeto educativo. Porto Alegre: Artmed, 2003. p.57-66

      MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro :Bertrand Brasil, 2000.

      _______. Ciência com consciência. Rio de Janeiro:Bertrand Brasil, 1999.

      _______.  Educação planetária : conferência na Universidade São Marcos, São Paulo, Brasil, 2005. Disponível em: : http://edgarmorin.org.br/textos.php?tx=30. Acesso em: 05 ago 2012.

      _______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo:Cortez, 2000.

      PERAYA, D. O ciberespaço: um dispositivo de comunicação e de formação midiatizada. In : ALAVA, S., org. Ciberespaço e formações abertas. Porto Alegre:Artmed, 2002 p.25-52

      PERRENOUD, P. Construir as competências dentro da escola. Porto Alegre:Artmed, s/d

      PERROTTI, E. Confinamento cultural, infância e leitura. São Paulo:Summus, 1991.

      __________. Station Mémoire: une façon de dire l´ Histoire aux enfants. Nous voulons lire!, Bordeaux, n. 157, p. 7-13, 2004.

      PERROTTI, E,, PIERUCCINI, I. Infoeducação : saberes e fazeres da contemporaneidade. In : LARA, M.L.G, FUJINO, A. NORONHA, D.P. (orgs) Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife : Néctar, 2008.p.46-97

      PERROTTI, E; PIERUCCINI, I. A mediação cultural como categoria autônoma. Informação & Informação, [S.l.], v. 19, n. 2, p. 01-22, out. 2014. ISSN 1981-8920. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19992>. Acesso em: 05 Mar. 2015. doi:10.5433/1981-8920.2014v19n2p01.

      PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Novos saberes para o século XXI. In: MENDONÇA, R.H.; MARTINS, M. F. (orgs.). Novos saberes para a Educação. Rio de Janeiro : ACERP ; Brasília, DF : TV Escola, 2013. p. 9-25 (TV, educação e formação de professores: salto para o futuro 20 anos, 4) Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/publicacoes/salto_para_o_futuro/salto_20_anos/vol_4_salto_para_o_futuro_20_anos.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2014

      PERROTTI, E. VERDINI, A.S. Estações do Conhecimento: espaços e saberes informacionais. In: ROMÃO, L.M.S. (org.) Sentidos da biblioteca escolar. São Carlos: Alphabeto, 2008, p. 13-40.          

      PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. São Paulo: Forense Universitária, s/d.

      PIAGET, J., GRECCO, P. Aprendizagem e conhecimento. São Paulo:Freitas Bastos, 1974.

      PIERUCCINI, I. A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em Educação. São Paulo. 2004. 194f. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.

      PLATÃO. Fedro. São Paulo : Martin Claret, 2002. 

      POURTOIS, J.P., DESMET, H. A educação pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1999. ROBIN, Jacques; ZIN, Jean. L'ère de l'information. Disponível em: http://jeazin.fr/ecorevo/sciences/ereinfo.htm. Acesso em: 15 outubro 2011.

      RODRIGUES, A. D. Comunicação e cultura: a experiência cultural na era da informação. Lisboa:Editorial Presença, 1994.

      ___________.Experiência, modernidade e campos dos media. Ciberlegenda, n.3, 2000. Disponível  em: http://www.uff.br/mestcii/adriano.htm. Acesso em: 13 abr. 2004.

      RUSSEL, B. O elogio ao ócio. Rio de Janeiro : Sextante, 2002.

      SANTOS, B. S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Lisboa:Afrontamento, 1989.

      ________. Um discurso sobre as ciências. 11.ed. Lisboa:Afrontamento, 1999.

      SCHERER-WARREN, I. Redes de movimentos sociais. São Paulo:Loyola, 1996.

      SERFATY –GARZON, P. Dictionnaire critique de l´habitation et du logement. Paris : Armand Colin, 2003. p.27-30

      SILVA, W.C. Miséria da biblioteca escolar. São Paulo:Cortez, 1995.

      SOARES, I. O. Sociedade da informação ou da comunicação. São Paulo:Cidade Nova, 1996.

      TAKAHASHI, T., org. Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência, 2000.

      VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

      WALLON, H. Psicologia e educação da criança. Lisboa:Veja Universidade, 1979.


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