Programação
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Docentes :
Prof. Dr. Edmir Perrotti
Profa. Dra. Ivete Pieruccini
OBJETIVO:
Apresentação e reflexão sobre a Infoeducação, linha de estudos e de práticas socioculturais que se ocupam da dimensão formativa da informação e que tem como objetivo específico contribuir para o avanço de processos de mediação e apropriação de saberes informacionais próprios de diferentes contextos culturais de nossa época.
METODOLOGIA:
- Aulas expositivas
- Discussão de textos indicados para leitura
- Visitas
AVALIAÇÃO:
- Resenhas dos textos-base (1700 a 2000 caracteres com espaço). Serão consideradas regularidade na entrega e qualidade da resenha, articulação entre os textos lidos.
- Trabalhos parcial (em grupo de 3, no mínimo)
- Participação/Contribuições ao curso
Trabalho individual final :
Infoeducação: questões teóricas e metodológicas (se possível relacionadas ao trabalho de pós ou do « terreno profissional »)
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18/08
- Apresentação dos participantes, suas expectativas ;
- Apresentação do curso (objetivos, programa, metodologia, avaliação)
- Apresentação do problema :
- Informação : entre a « falta » e o « bombardeio ».
Vídeo : Salto para o futuro. Disponível em: . Acesso em: 25 jul 2016
Texto base :
PERROTTI, E. A aventura de conhecer: proposta pedagógica. Salto para o Futuro, Rio de Janeiro, MEC/SEED, v.28, n.15, 3-15, 2008. Disponível em:
http://www2.eca.usp.br/nucleos/colabori/documentos/PERROTTI_%20A
%20aventura%20de%20conhecer.pdf. Acesso em: 25 jul. 2016
Vídeo complementar:
LEITURA de barraco. Disponível em: . Acesso em: 18 ago. 2016
25/08 - Informação: um campo autônomo
“Sociedade da Informação”: a informação entre o técnico e o político
Texto base: Vous avez dit « société de l’information » ? Disponível em: http://www.diplomatie.gouv.fr/fr/IMG/pdf/Glossaire_Critique.pdf Acesso em: 25 jul.2016
Texto complementar : JEANNERET, Y. Information. Disponível em :
http://ensmp.net/pdf/2005/glossaire/information.doc Acesso em: 25 jul. 2016
- Ciência da Informação: um campo epistemológico
Texto base:
Le COADIC, Y. A Ciência da informação. Brasília : Briquet de Lemos, 2004. Caps. 1,4, 6 . Disponível em: http://www.restaurabr.org/siterestaurabr/CICRAD2011/M1%20Aulas/M1A3%20Aula/20619171-le-coadic-francois-a-ciencia-da-informacao.pdf Acesso em: 18 ago. 2016
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PERROTTI, E. A aventura de conhecer: proposta pedagógica Arquivo
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“Sociedade da Informação”: a informação entre o técnico e o político Arquivo
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JEANNERET, Y. Information. Arquivo
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Le COADIC, Y. A Ciência da informação Arquivo
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01/09 - Informação e Significação
Filme : Morangos silvestres, de Ingmar Bergman (exibição em sala)
Textos base :
BRUNER, J. O estudo adequado do homem. In: _____. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. p. 15-38.
BOSI, A. Considerações sobre o tempo e informação. Disponível em: http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/bosiinternet.pdf/at_download/file . Acesso em: 03 maio 2004.
08/09 - Semana da Pátria- Não há aula
15/09 - Educação: entre o técnico e o político - da instrução à formação
Texto base: MORIN, E. Educação planetária : conferência na Universidade São Marcos, São Paulo, Brasil, 2005. Disponível em: : http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/215283/mod_resource/content/1/MORIN_Educa%C3%A7%C3%A3o%20planet%C3%A1ria%20confer%C3%AAncia%20na%20Universidade%20S%C3%A3o%20%E2%80%A6.pdf Acesso em 11 ago. 2015
Vídeo base : MORIN, E. Educar na era planetária. Disponível em: Acesso em: 15 ago. 2016
Textos complementares:
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo:Cortez, 2000.
LAZARTE, L. Ecologia cognitiva na Sociedade da Informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 43-51, maio/ago. 2000
22/09 - Infoeducação: uma proposta transdisciplinar das relações entre Informação e Educação
Texto base:
FREITAS, L.; MORIN, E.; NICOLESCU, B. (Redat.). Carta da transdisciplinaridade. Arrábida : Centre International de Reccherches et Etudes Transdisciplinaires, 1994. Disponível em: http://www.gthidro.ufsc.br/arquivos/CARTA-DA-TRANSDISCIPLINARIDADE.pdf. Acesso em: 17 ago. 2016
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BOSI, A. Considerações sobre o tempo e informação Arquivo
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BRUNER, J. O estudo adequado do homem Arquivo
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MORIN, E. Educação planetária : conferência na Universidade São Marcos, São Paulo, Brasil, 2005. Arquivo
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LAZARTE. Ecologia cognitiva na Sociedade da Informação Arquivo
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CARTA DA TRANSDISCIPLINARIDADE Arquivo
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29/09 - “Educação de usuários da biblioteca”: a Library e a Bibliographic Instruction: conceitos, históricos, naturezas, características, paradigmas
Texto base:
DUDLEY, Miriam Sue. Chicano Library Program. Los Angeles : University Library Program, 1970. Disponível em: https://ia600206.us.archive.org/25/items/chicanolibprogram/ChicanoLibraryProgramUcla1970.pdf . Acesso em: 15 ago. 2016
06/10 - Information literacy e abordagens afins
“Educação de usuários da informação”: a Information literacy e suas traduções (alfabetização informacional; letramento informacional; literacia; competência em informação/informacional) - conceitos, históricos, naturezas, características, paradigmas
Textos base: ZURKOWSKI, Paul G. The Information Service Environment Relationships and Priorities: report 5. Washington, D.C., National Commission on Libraries and Information Science, Nov 1974. 30p. Disponível em: http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED100391.pdf Acesso em: 16 ago. 2016.
SHAPIRO, Jeremy J.; HUGHES, Shelley K.. Information Literacy as a liberal art: enlightenment proposals for a new curriculum. Educom Review, v. 31, n. 2, mar-abr. 1996. Disponível em: http://net.educause.edu/apps/er/review/reviewarticles/31231.html Acesso em: 26 mai. 2016.
Textos complementares:
IFLA. Information Literacy State of Art Reports Disponível em: http://www.ifla.org/publications/information-literacy-state-of-the-art-Reports Acesso em: 5 maio 2015
VIRKUS, S. Information Literacy in Europe: a literature Review. Disponível em: http://www.informationr.net/ir/8-4/paper159.html Acesso em: 12 de jul. 2009.
LEVY, Jean-François. Etat de l’art sur la notion de compétence. Texte introductif au séminaire national INRP. Jun 2000, Paris, France. . Disponível em : https://hal.archives-ouvertes.fr/file/index/docid/3174/filename/IntroJFL.pdf Acesso em: 11 ago. 2015
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DUDLEY, Miriam Sue. Chicano Library Program. Arquivo
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ZURKOWSKI, Paul G. The Information Service Environment Relationships and Priorities Arquivo
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SHAPIRO, Jeremy J.; HUGHES, Shelley K.. Information Literacy as a liberal art Arquivo
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13/10 - A Infoeducação: uma linha de estudos e de práticas articulados
Texto base: PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Infoéducation: ceci n´est pas une pipe. À la recherche d´une troisième rive”. Mediadoc Apden, Paris, n.16 : 18-21, juin, 2016. (texto em português)
ENDRIZZI, L. L’éducation à l’information. La lettre d'information, n.17, avr. 2006. Disponível em: http://www.inrp.fr/vst/LettreVST/avril2006.htm . Acesso em 12 jul. 2014 (versão em francês)
Disponível em: http://www.inrp.fr/vst/LettreVST/english/17-april-2006_en.php Acesso em: 15 jul. 2014 (versão em inglês)
20/10 - Infoeducação: saberes e meta saberes informacionais: definição, descrição, metodologias, práticas
Textos base: FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Polêmicas do Nosso Tempo, 4)
RUSSELL, B. O conhecimento inútil. In: _____. O elogio ao ócio. Rio de Janeiro : Sextante, 2002. p.36-46
Textos complementares:
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre : Artmed, 2000. (LIVRO NA BIBLIOTECA).
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PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Infoéducation: ceci n´est pas une pipe. Arquivo
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ENDRIZZI, L. L education a l information Arquivo
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RUSSELL, B. O conhecimento inútil. In: _____. O elogio ao ócio. Arquivo
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27/10 - Dispositivos dialógicos: definição, descrição, metodologias, práticas
Conservação, Difusão e Mediação Cultural
Bibliotecas templum, emporium, forum
Texto base:
PIERUCCINI, I. A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em Educação. São Paulo. 2004. 194f. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-14032005-144512/pt-br.php> . Acesso em: 8 ago 2015.
03/11 - Dispositivos dialógicos: o conceito de Estação do Conhecimento e o protagonismo cultural (Visita à Estação do Conhecimento Einstein Paraisópolis)
Textos base: PERROTTI, E.; VERDINI, A.S. Estações do Conhecimento: espaços e saberes informacionais. In: ROMÃO, L.M.S. (org.) Sentidos da biblioteca escolar. São Carlos: Alphabeto, 2008, p. 13-40.
PERROTTI, E. Sobre informação e protagonismo cultural (no prelo).
Textos complementares:
COSTA, A. C. G. da. O adolescente como protagonista juvenil. Cadernos Juventude. Disponível em:
<http://www.adolec/P/cadernos/capitulo/cap07/cap07.htm>. Acesso em: 17 abr. 2012.
FERRETTI, C. J., ZIBAS, D. L., TARTUCE, G. B. P.L.
O protagonismo juvenil na literatura especializada e na reforma do ensino médio. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.34, n.122, p.411-423, maio/ago.2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n122/22511.pdf
Acesso em: 7 maio 2015.
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10/11 - Dispositivos dialógicos, mediação e apropriação cultural (trabalho em equipes)
PERROTTI, Edmir; PIERUCCINI, Ivete. A mediação cultural como categoria autônoma. Informação & Informação, [S.l.], v. 19, n. 2, p. 01-22, out. 2014. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19992>. Acesso em: 03 ago. 2015.
17/11 - Dispositivos dialógicos e apropriação de saberes informacionais: A Estação Memória
Texto base:
FARIA, I. P. Estação Memória: lembrar como projeto. Contribuições ao estudo da mediação cultural. São Paulo, 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Palo, São Paulo, 1999.
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PERROTTI, Edmir; PIERUCCINI, Ivete. A mediação cultural como categoria autônoma. Arquivo
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24/11 - Dispositivos dialógicos: Programas de Infoeducação
Textos base:
PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Novos saberes para o século XXI. In: MENDONÇA, R.H.; MARTINS, M. F. (orgs.). Novos saberes para a Educação. Rio de Janeiro : ACERP ; Brasília, DF : TV Escola, 2013. p. 9-25 (TV, educação e formação de professores: salto para o futuro 20 anos, 4) Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/publicacoes/salto_para_o_futuro/salto_20_anos/vol_4_salto_para_o_futuro_20_anos.pdf. Acesso em: 20 fev. 2014
PERROTTI, E. Programa de Infoeducação. (impresso com circulação interna e restrita)
Encerramento das aulas
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PERROTTI, E. Programa de Infoeducação. Arquivo
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PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Novos saberes para o século XXI. Arquivo
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ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. 5.ed. São Paulo: Perspectiva, 1978.
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