Programação
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Prazos de entrega dos Relatórios de Projeto foram atualizados.
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Espaço para comunicação entre professores e alunos de todas turmas da disciplina.
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Espaço para comunicações específicas das Turmas
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Observações:
- Início 15:00
- Prova individual - em função da necessidade de preparar as bancadas para a prova os alunos deverão se inscrever pelo Stoa utilizando o Link abaixo.
- Em princípio, a duração da prova será de 100 minutos (60 minutos na bancada + 40 minutos na mesa). Caberá a cada professor responsável pela prova de sua turma atribuir um período adicional de 20 minutos ou não.
- Conteúdo: todas experiências (Exp 1 ~10);
- Permitido: uso de calculadora científica (proibido uso de celulares ou smartphones)
- Consulta a formulário manuscrito em folha A4 caso permitido pelo seu professor.
Inscritos:
- Bruno Haruki Oyama (9350115 )
- Tamilyn Tanaka (9373312)
- Gabriel de Melo Andrade Ribeiro (9349610)
- Victor Scavone (9036862)
- Victor Shigueo Monteiro Kinsui (891106)
- Rafael Takahace Rodrigues (9349670)
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Para realizar a REC os alunos devem se inscrever. Indicar o No USP e a Turma.
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Observações:
- Os que irão fazer a prova substitutiva deverão se inscrever via Stoa até o dia 20/6. Devem anexar um documento que justifique a falta.
- Prova individual;
- Em princípio, a duração da prova será de 100 minutos (60 minutos na bancada + 40 minutos na mesa). Caberá a cada professor responsável pela prova de sua turma atribuir um período adicional de 20 minutos ou não.
- Conteúdo: todas experiências (Exp 1 ~10);
- Permitido: uso de calculadora científica (proibido uso de celulares ou smartphones)
- Consulta a formulário manuscrito em folha A4 caso permitido pelo seu professor.
LIsta de alunos inscritos para a Prova Substitutiva:- Bruno Henrique da Silva, No USP 8038560, T14
- Lucas de Santana Scocca. No. USP 9349012, T05
- Guilherme Augusto de Souza Medeiros No. USP 9381256, T13
- Natasha Akie Yaguiu Knorst No. USP 8680199 T07
- Leonardo de Sousa Vilela No. USP 9347240 T03
- Arthur Kenzo Motinaga Sato No. USP 7700786 T13
- Lucas Mafra Juliano Barros No. USP 8993347 T14
- Richard Reshef No. USP 7630872 T05
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Enviar mensagem por meio deste Fórum justificando a ausência na P1 ou P2. Devem anexar algum documento comprobatório da justificativa.
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Observações:
- Prova individual em uma das turmas conforme divisão realizada anteriormente.
- Duração total 100 minutos (60 minutos na bancada + 40 minutos na mesa)
- Conteúdo: todas experiências com ênfase nas Experiências 5 a 10
- Permitido: uso de calculadora científica (proibido uso de celulares ou smartphones)
- Consulta a formulário manuscrito em folha A4 caso permitido pelo seu professor.
- Lembrar que o peso da P2 é 60% da média das provas
Tópicos relevantes:
- resposta em frequência.
- comportamento de circuitos de 1a ordem (RC, RL, CR, LR) e 2a ordem (RLC série e paralelo)
- no transitório
- em regime permanente senoidal
- parâmetros importantes: constante de tempo, fator amortecimento, frequência de corte, frequência de ressonância, frequência amortecida (wd), fator de mérito (Q)).
- comportamento de elementos reativos (Indutor e Capacitor)
- modelo ideal
- modelos considerando perdas
- comportamento do módulo da impedância
- comportamento da fase
- autoressonânicia
Atenção para não confundir valor medido com valor teórico (calculado).
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As apresentações serão no próprio laboratório no mesmo horário de aula.
- 7h30 ~ 9h as equipes poderão fazer os ajustes finais do projeto.
- 9h ~ 11h avaliação
Avaliação da Apresentação:
- Cada projeto deverá ser avaliado por pelo menos três professores/especialistas.
- Os itens de avaliação serão os seguintes:
- medições de grandezas elétricas: DC (tensão e corrente), AC (tensão), Frequência / Período, Defasagem e Impedância
- Funcionalidade / Usabilidade
- Arguição (respostas às perguntas dos avaliadores)
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Os dados de medição e validação deverão ser registrados no "Relatório de Apresentação de Projeto".
Trazer o template impresso. O preenchimento deverá ser feito no Laboratório.
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Para ser preenchido pelos avaliadores.
Professores: providenciar 15 cópias.
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Utilize este espaço para esclarecimento de dúvidas.
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POR FAVOR, RESPONDA À ENQUETE. O RETORNO DE VOCÊS SERÁ MUITO IMPORTANTE PARA APRIMORARMOS A ATIVIDADE DE PROJETO DENTRO DA DISCIPLINA. CRÍTICAS E SUGESTÕES SÃO BEM-VINDAS. OBRIGADO!!!
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Os interessados devem se inscrever enviando mensagem pelo Stoa.
Informar a Turma e a experiência.
Leopoldo / Bete
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Os interessados devem se manifestar por meio deste Fórum.
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Ao longo do semestre vocês vão aplicar conhecimentos adquiridos nas aulas de Teoria e no Laboratório de Circuitos Elétricos para transformar o FRDM-KL25Z num Multímetro Digital.
As tarefas serão distribuídas ao longo do semestre, com prazos de entrega de uma ou duas semanas, em geral. As instruções para cada tarefa serão colocadas no Stoa ao menos uma semana antes da data de entrega.
Ao final do semestre, serão construídos programas para medir:
- Tensões e correntes DC;
- Tensões e correntes AC (valor eficaz verdadeiro);
- Frequência;
- Defasagem;
- Resistência;
- Impedâncias de modo geral.
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A entrega deverá ser feita pelo Stoa. Os arquivos devem ser nomeados seguindo a regra descrita no Guia de Projeto. Exemplo: Relatório_1_T_1_2_Grupo_1.
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- O relatório deverá ser entregue pelo Stoa.
- A data limite de entrega é 6 de Maio.
- Colocar na Capa do Relatório: Número do Grupo, Número do Kit e Nome dos integrantes que PARTICIPARAM das atividades de projeto.
- O arquivo deverá seguira a regra: Relatório_2_T__X_Y_Grupo_Z.
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Prazo de entrega estendido para: 28/05/2016
Aviso:- Observar com muita atenção com relação aos limites de tensões.
- Tensões acima de 3,3 V ou tensões negativas causarão danos Kit.
- Evitem fazer testes com tensões acima de 3V, a menos que tenham absoluta certeza de que não estão ultrapassando esses limites.
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Espaço para comunicação entre alunos e professores.
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Esta experiência tem por objetivo determinar modelos com parâmetros invariantes na frequência para representar elementos passivos de circuitos elétricos, com ênfase em indutores e capacitores.Na experiência serão medidas as impedâncias de um indutor e de um capacitor em uma grande faixa de frequências, com o uso do gerador de funções e do osciloscópio. A partir das medidas, serão propostos modelos para o indutor e o capacitor.
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1- Objetivos
· Estudar a resposta transitória e permanente de circuitos de segunda ordem.
· Determinar experimentalmente fator de amortecimento, frequência amortecida e frequência de ressonância de circuitos de segunda ordem.
· Estudar o efeito de batimento amortecido em circuitos de segunda ordem.
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Apostila elaborada pelo professor Flávio Cipparrone.
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Para entender o funcionamento de um circuito de 2a ordem no transitório.
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Objetivos
- Analisar o comportamento Circuitos RC e RL de 1.ª ordem com resposta natural, forçada e em regime permanente.
- Estudar a constante de tempo de descida e subida em circuitos RC e RL.
- Aplicar o circuito RC para implementar um gerador de onda quadrada.
Aviso: a data limite para entrega do Relatório de Projeto - Etapa 2 é 7/Maio.
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Arquivo Editável.
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Material adicional sobre circuitos de primeira ordem preparado pelo professor Magno.
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Objetivos:
- Estudar a resposta em frequência em redes
passivas RC e RLC.
- Identificar indicadores de qualidade da
resposta destes circuitos analisando frequência de corte e índice de mérito.
- Analisar a resposta em frequência de um
multímetro digital portátil.
Atenção: Esta experiência requer uma preparação do aluno. As expressões teóricas das respostas em frequência (módulo do ganho e fase) devem ser simuladas utilizando o computador. Levantar as curvas teóricas previamente agilizará muito a realização dos procedimentos no Laboratório durante as experiências. Sem o preparo a experiência se tornará MUITO LONGA com certeza !!!
Aviso: Encontra-se disponível os documentos com as descrições das Atividades 2, 3 e 4 do Projeto !!
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Vamos participar?
- Estudar a resposta em frequência em redes
passivas RC e RLC.
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Objetivos:
- Aprender a usar um simulador de circuitos;
- Usar o simulador para entender o funcionamento de um amplificador operacional ideal;
- Aplicar leis de Kirchhoff para resolver circuitos com operacionais ideais.
INSTALAÇÃO DO MULTISIM
Recomendamos que todos os alunos instalem o MULTISIM nos próprios computadores. Será importante não somente para a Experiência 6, mas vocês poderão realizar previamente simulações dos circuitos que serão vistos nas próximas experiências.
Versão Trial (30 dias):
Uma versão de demonstração completa do Multisim pode ser obtida no seguinte link:
http://www.ni.com/multisim/try/pt/
Versão Acadêmica:
A USP possui uma licença acadêmica para produtos da NI Instruments, incluindo o Multisim e o LabView.
Conexão VPN:
Para obter a licença acadêmica do Multisim é necessário criar uma conexão VPN (o seu computador aparecerá para o servidor de licença da National Instruments com um IP da USP). Acesse o seguinte link: http://cetisp.sti.usp.br
Entre na aba "Atendimento", depois "Faq/Tutoriais", selecione. VPN e siga as instruções.
- Instalação do Multisim:
Acessar o link: http://www.lsi.usp.br/labview/indexcds.html e siga as instruções.
- Ajuda para ativação do Multisim:
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Utilize este arquivo para adequar às suas necessidades.
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Caros alunos participem da Enquete! Queremos saber sua opinião sobre o experimento!
- Aprender a usar um simulador de circuitos;
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Objetivos:
- Adquirir conhecimentos básicos para utilizar o Kit NXP Freedom (FRDM-KL25Z
- Verificar quais são suas interfaces e como programá-lo;
- Fazer aquisição de, gerar e tratar sinais DC e AC.
Atenção: cada grupo deve trazer um cabo USB mini B.
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Drivers e softwares para utilização do Kit
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Pessoal,
Vamos participar da Enquete relativa à Exp_05?
Sua opinião é importante para nós!
Agradecemos sua colaboração!
Um abraço
Profs Bete e Leopoldo
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- Prova individual
- 60 minutos (parte prática) + 40 minutos (conclusão)
- Conteúdo: experiências 1 ~ 4
- Peso: 40% da média de prova
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Objetivos
Esta experiência é dividida em três blocos, com objetivos distintos.
Na primeira parte, pretende-se estimar o módulo da impedância de um capacitor e verificar como ele varia com a frequência. Para atingir esse objetivo, são realizadas medidas de tensão e corrente com multímetros, em um circuito RC série. Nesta parte, também se verifica se a resistência e a capacitância permanecem constantes ou se variam com a freqüência.
Na segunda parte, usa-se o osciloscópio para medir as amplitudes e fases das tensões no gerador, no resistor e no capacitor. A tensão medida no gerador é comparada à soma das tensões medidas no resistor e no capacitor, com o objetivo de validar a segunda lei de Kirchhoff.
Na última parte, as amplitudes e a defasagem entre tensão e corrente permitem a determinação da impedância do capacitor e sua representação fasorial nas notações polar e cartesiana. Usa-se o conceito de resistor shunt para estimar a corrente que passa no capacitor.
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Durante a aula da Experiência 4 os professores vão passar uma "Lista de Grupos de Projeto".
Cada grupo poderá ter no máximo 6 alunos sendo que o número máximo de grupos por sala (duas Turmas) é de seis grupos.
Em breve colocaremos no Stoa o detalhamento das atividades da Etapa 1. Aguardem !! -
Participem!!!!
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Objetivos da experiência
· Compreender o comportamento de componentes passivos (capacitor e indutor), em especial em relação à frequência.
· Explorar funcionalidades adicionais do osciloscópio, incluindo o significado dos modos de operação do gerador de funções.
Sobre o ProjetoAo longo do semestre vocês vão aplicar conhecimentos adquiridos nas aulas de Teoria e no Laboratório de Circuitos Elétricos para transformar o FRDM-KL25Z num Multímetro Digital.
As tarefas serão distribuídas ao longo do semestre, com prazos de entrega de uma ou duas semanas, em geral. As instruções para cada tarefa serão colocadas no Stoa ao menos uma semana antes da data de entrega.
Ao final do semestre, serão construídos programas para medir:
· Tensões e correntes DC;
· Tensões e correntes AC (valor eficaz verdadeiro);
· Frequência;
· Defasagem;
· Resistência;
· Impedâncias de modo geral
Em 2015 tivemos muitos projetos excelentes. Durante esta semana colocaremos no Stoa documentos detalhando as atividades de projeto. AGUARDEM !!!
Documentos de Referência:
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Objetivos
· - Analisar o comportamento de circuito constituído de elementos resistivos e alimentado por uma fonte alternada.
· - Aprender a medir tensão, corrente e potência de sinais alternados utilizando osciloscópio e gerador de funções;
Atividades
Nesta experiência você aprenderá a utilizar dois equipamentos fundamentais no desenvolvimento de sistemas eletrônicos: o osciloscópio e o gerador de sinais. Além disso, vamos observar e analisar o comportamento de circuito com elementos resistivos, quando alimentado com uma fonte alternada.
As atividades consistirão de dois tópicos:
· Operações básicas do osciloscópio
· Medição de tensão, corrente e potência;
A primeira atividade refere-se ao aprendizado de operação do equipamento. Devem ser anotados os detalhes de procedimentos de medição e observação, com o intuito de auxiliar o entendimento dos assuntos.
A segunda atividade refere-se à aplicação do aprendizado referente aos equipamentos para a análise de um circuito com elementos resistivos alimentados com uma fonte alternada. Os procedimentos e os dados coletados deverão ser incluídos no relatório.
Preparação
- Estudar os conceitos teóricos referentes às grandezas elétricas em DC e AC
- Pesquisar as funcionalidades do osciloscópio que serão utilizadas na experiência
- Fazer os ajustes necessários no template de modo a facilitar a elaboração do Relatório.
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Esta é a segunda enquete desta disciplina!
Por favor, participe!
Sua opinião é importante para nós!
Obrigada,
Profs Bete e Leopoldo.
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1. Objetivos da experiência
O objetivo principal da primeira experiência é a familiarização com alguns dos principais equipamentos que serão utilizados no Laboratório de Circuitos Elétricos, bem como introduzir os procedimentos laboratoriais para realização de montagens e medições de grandezas elétricas. O seguintes tópicos serão desenvolvidos:
- Manuseio de equipamentos: multímetro digital, osciloscópio, fonte de tensão e gerador de sinais;
- Procedimentos para a montagem de circuitos em protoboard;
- Aprendizado de principais funções dos equipamentos e as suas limitações;
- Conceitos de incertezas instrumentais.
2. Preparação
A preparação prévia será essencial para que a experiência seja executada satisfatoriamente dentro do período de aula. Vocês devem ler as apostilas de Introdução Teórica, Guia Experimental, Documentos de Referência e Anexos.
3. Relatório
Ao final da experiência cada grupo deverá entregar o Relatório com os dados experimentais, descrição dos procedimentos e análise dos resultados. É disponibilizado um "template" do relatório em Word, que pode ser utilizado para auxiliar a elaboração do relatório. Vocês deverão trazer o template impresso para a aula.
Documentos de Referência:
Os seguintes documentos devem ser estudados antes do laboratório:
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Ao final de cada aula, vamos fazer uma pesquisa sobre sua opinião a respeito da experiência que realizou.
O intuito é sabermos quais os pontos que mais gostaram, os que tiveram maior dificuldade, etc, a fim de melhorarmos nossa comunicação e oferecermos um ensino de qualidade.
Por isso, sua opinião e participação são fundamentais! Participe!
Ah, não se preocupe com a identificação, pois a pesquisa é anônima.
Agradecemos sua colaboração,
Profs Elisabete e Leopoldo