Programação
-
Apresentação dos participantes
Roda de conversa com os participantes sobre “Educação e Cuidado em Saúde:
narrativas de experiências em Educação no campo da Saúde”Apresentação do programa
-
FALKENBERG MB, MENDES TPL, MORAES EP, SOUZA EM. Educação em
saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva.
Ciência & saúde coletiva, 19(3): 847-52, 2014.
-
-
Profa. Eucenir Fredini Rocha
Como criar e recriar estratégias de educação em saúde?
-
DONATO, AF. Traçando Redes de Comunicação: Releitura de uma Práxis da
Educação no contexto da Saúde. Tese de Doutorado Faculdade de Saúde
Pública da USP. Capítulo 2: considerações sobre algumas concepções e
tendências atuais da educação e da comunicação na saúde. (p. 39-57). -
FIGUEIREDO R. CÂNDIDO LAA. Campanhas de educação em saúde e reforço
de estigmas. BIS 18(2):49-61, 2017.
-
-
Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souza
-
AMORIM AC et al. Sobre o viver em uma cidade capacitista:
antes, durante e depois da pandemia da COVID-19. Ciência & Saúde
Coletiva, 27(1):49-56, 2022. -
SOUZA, C.C.B.X.. Desigualdades de acesso aos serviços de saúde no SUS:
os direitos das pessoas com deficiência na periferia do capitalismo. Tese
(doutorado), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade
de São Paulo, 2022. - Capítulo 5: Desassistência e sofrimento - páginas 271 à 287.
-
-
Palestrantes convidados:
Dr Milton Roberto Furst Crenitte e doutorando Diego Félix Miguel
Online.
Link da aula meet.google.com/tue-fjrn-fep
Leitura obrigatória
REBELLATO C, GOMES MCA, CRENITTE MRF. (org) Introdução às velhices LGBTI+. Rio de Janeiro. Fólio Digital, 2021. Capítulos, 2, 8 e 17.
Leitura complementar
Demais capítulos do livro
CRENITTE, MRF; MIGUEL, DF; JACOB FILHO, W. Abordagem das particularidades da velhice de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros. Geriatrics, Gerontology and Aging. vol.13. São Paulo, 2019.(artigo)
CRENITTE, Milton Roberto Furst; KAMKHAGI, Dorli; COSTA, Ana Carolina de Oliveira. Envelhecimento da pessoa LGBTQIA+. In: CIASCA, Saulo Vito, Andrea HERCOWITZ, Andrea; LOPES JR, Ademir. Saúde LGBTQIA+: Práticas De Cuidado Transdisciplinar. Manole. São Paulo, 2021. (capítulo de livro)
HENNING, Carlos Eduardo. Gerontologia LGBT: Velhice, Gênero, Sexualidade e a Constituição dos Idosos LGBT. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 23, n.47, p.283-323, jan./abr.2017.
-
Profa. Dra. Diana Anunciação (UFRB/ABRASCO)
Link da aula meet.google.com/fbq-hxcm-xxd
Online
Política Nacional de saúde da populção negra - https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_integral_populacao.pdf
-
Mestre Indianara Ramires Machado (Dourados - MS)
Online.
link da aula https://meet.google.com/voq-
oujo-zki -
Camila C. B. Ximenes de Souza
A aula será na sala Cyro Ciari Jr no térreo
-
ROZEMBERG, B; MINAYO, MC DE S A experiência complexa e os olhares
reducionistas. Ciência & Saúde Coletiva, 6(1):115-123, 2001. Disponível em
https://www.scielosp.org/pdf/csc/2001.v6n1/115-123/pt -
DE FERRANTE FG; SANTOS MA; VIEIRA EM. Violência contra a mulher:
percepção dos médicos das unidades básicas de saúde da cidade de Ribeirão
Preto, São Paulo. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.13, n.31, p.287-99,
out./dez. 2009. -
PIEROTTI CF , D’OLIVEIRA AFP , TERRA MF. A situação de violência
doméstica de gênero na atenção primária à saúde. Arq Med Hosp Fac Cienc
Med Santa Casa São Paulo. 2018;63(1):12-8. Disponível em:
https://doi.org/10.26432/1809-3019.2018.63.1.12AGUIAR JM, D’OLIVEIRA AFPL, SCHRAIBER LB. Mudanças históricas na
rede intersetorial de serviços voltados à violência contra a mulher – São Paulo,
Brasil. Interface (Botucatu). 2020; 24: e190486
https://doi.org/10.1590/Interface.190486FILGUEIRAS SL. Eu não sou só o HIV que eu tenho: humanização
acolhimento e escuta no atendimento a mulheres que vivem com AIDS. In:
Deslandes SF (org) Humanização dos cuidados em saúde- conceitos, dilemas
e práticas. 11 ed. Rio de Janeiro, Ed.FIOCRUZ, 2006. P389-414
-
-
Debate de 4 apresentações.
4 alunos por aula – 20 min para cada- Leandro
- João
- Aline
- Heloísa
Qual é o seu público-alvo?
Quais as características desse público?
Quais são as suas principais necessidades educacionais?
O que você propõe de ação/atividade educacional para esse público?
-
Debate de 4 apresentações.
4 alunos por aula – 20 min para cada- Ana Verônica
- Amanda
- Sabrina
- Gibran
Qual é o seu público-alvo?
Quais as características desse público?
Quais são as suas principais necessidades educacionais?
O que você propõe de ação/atividade educacional para esse público?
-
Debate de 4 apresentações.
4 alunos por aula – 20 min para cada- Caroline
- Greice
- Marina
- Paola
Qual é o seu público-alvo?
Quais as características desse público?
Quais são as suas principais necessidades educacionais?
O que você propõe de ação/atividade educacional para esse público?
-
Debate de 4 apresentações.
4 alunos por aula – 20 min para cada- Kathya
- Marian
- Letícia
- Renata
Qual é o seu público-alvo?
Quais as características desse público?
Quais são as suas principais necessidades educacionais?
O que você propõe de ação/atividade educacional para esse público?
-