Programação

  • 02/08/2023 - Eixo de Discussão: Educação e Cuidado em Saúde

    Apresentação dos participantes

    Roda de conversa com os participantes sobre “Educação e Cuidado em Saúde:
    narrativas de experiências em Educação no campo da Saúde”

    Apresentação do programa

  • 09/08/2023 - Eixo de discussão: Educação e Cuidado em Saúde

    Profa. Eucenir Fredini Rocha

    Como criar e recriar estratégias de educação em saúde?

  • 16/08/2023 - Eixo da Discussão: Populações e Necessidades: População com Deficiência

    Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souza

  • 23/08/2023 - Eixo da Discussão: Populações e Necessidades: Velhice LGBTQIA+

    Palestrantes convidados: 

    Dr Milton Roberto Furst Crenitte e doutorando Diego Félix Miguel

    Online.

    Link da aula meet.google.com/tue-fjrn-fep

    Leitura obrigatória

    REBELLATO C, GOMES MCA, CRENITTE MRF. (org) Introdução às velhices LGBTI+. Rio de Janeiro. Fólio Digital, 2021. Capítulos, 2, 8 e 17.

    Leitura complementar

    Demais capítulos do livro

    CRENITTE, MRF; MIGUEL, DF; JACOB FILHO, W. Abordagem das particularidades da velhice de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros. Geriatrics, Gerontology and Aging. vol.13. São Paulo, 2019.(artigo)

    CRENITTE, Milton Roberto Furst; KAMKHAGI, Dorli; COSTA, Ana Carolina de Oliveira. Envelhecimento da pessoa LGBTQIA+. In: CIASCA, Saulo Vito, Andrea HERCOWITZ, Andrea; LOPES JR, Ademir. Saúde LGBTQIA+: Práticas De Cuidado Transdisciplinar. Manole. São Paulo, 2021.  (capítulo de livro)

    HENNING, Carlos Eduardo. Gerontologia LGBT: Velhice, Gênero, Sexualidade e a Constituição dos Idosos LGBT. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 23, n.47, p.283-323, jan./abr.2017.




  • 30/08/2023 - Eixo da Discussão: Populações e Necessidades: Saúde da população negra

    Profa. Dra. Diana Anunciação (UFRB/ABRASCO)

    Link da aula meet.google.com/fbq-hxcm-xxd

    Online

    Política Nacional de saúde da populção negra  - https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_integral_populacao.pdf

  • 06/09/2023 - Eixo da Discussão: Populações e Necessidades: População indígena

  • 13/09/2023 - Eixo da Discussão: Populações e Necessidades: Violência contra a Mulher

    Camila C. B. Ximenes de Souza

    A aula será na sala Cyro Ciari Jr no térreo

    • ROZEMBERG, B; MINAYO, MC DE S A experiência complexa e os olhares
      reducionistas. Ciência & Saúde Coletiva, 6(1):115-123, 2001. Disponível em
      https://www.scielosp.org/pdf/csc/2001.v6n1/115-123/pt

    • DE FERRANTE FG; SANTOS MA; VIEIRA EM. Violência contra a mulher:
      percepção dos médicos das unidades básicas de saúde da cidade de Ribeirão
      Preto, São Paulo. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.13, n.31, p.287-99,
      out./dez. 2009.

    • PIEROTTI CF , D’OLIVEIRA AFP , TERRA MF. A situação de violência
      doméstica de gênero na atenção primária à saúde. Arq Med Hosp Fac Cienc
      Med Santa Casa São Paulo. 2018;63(1):12-8. Disponível em:
      https://doi.org/10.26432/1809-3019.2018.63.1.12

      AGUIAR JM, D’OLIVEIRA AFPL, SCHRAIBER LB. Mudanças históricas na
      rede intersetorial de serviços voltados à violência contra a mulher – São Paulo,
      Brasil. Interface (Botucatu). 2020; 24: e190486
      https://doi.org/10.1590/Interface.190486

      FILGUEIRAS SL. Eu não sou só o HIV que eu tenho: humanização
      acolhimento e escuta no atendimento a mulheres que vivem com AIDS. In:
      Deslandes SF (org) Humanização dos cuidados em saúde- conceitos, dilemas
      e práticas. 11 ed. Rio de Janeiro, Ed.FIOCRUZ, 2006. P389-414

  • 20/09/2023 - Eixo da Discussão: “Experiências de Educação no campo da Saúde”

    Debate de 4 apresentações.
    4 alunos por aula – 20 min para cada

    • Leandro
    • João
    • Aline
    • Heloísa

    Com base no seu projeto de mestrado você deverá elaborar uma proposta educacional considerando os seguintes itens :

    Qual é o seu público-alvo? 

    Quais as características desse público? 

    Quais são as suas principais necessidades educacionais? 

    O que você propõe de ação/atividade educacional para esse público?

  • 27/09/2023 - Eixo da Discussão: “Experiências de Educação no campo da Saúde”

    Debate de 4 apresentações.
    4 alunos por aula – 20 min para cada

    • Ana Verônica
    • Amanda
    • Sabrina
    • Gibran

    Com base no seu projeto de mestrado você deverá elaborar uma proposta educacional considerando os seguintes itens :

    Qual é o seu público-alvo? 

    Quais as características desse público? 

    Quais são as suas principais necessidades educacionais? 

    O que você propõe de ação/atividade educacional para esse público?

  • 04/10/2023 - Eixo da Discussão: “Experiências de Educação no campo da Saúde”

    Debate de 4 apresentações.
    4 alunos por aula – 20 min para cada

    • Caroline
    • Greice
    • Marina
    • Paola

    Com base no seu projeto de mestrado você deverá elaborar uma proposta educacional considerando os seguintes itens :

    Qual é o seu público-alvo? 

    Quais as características desse público? 

    Quais são as suas principais necessidades educacionais? 

    O que você propõe de ação/atividade educacional para esse público?


  • 11/10/2023 - Eixo da Discussão: “Experiências de Educação no campo da Saúde”

    Debate de 4 apresentações.
    4 alunos por aula – 20 min para cada

    • Kathya
    • Marian
    • Letícia
    • Renata

    Com base no seu projeto de mestrado você deverá elaborar uma proposta educacional considerando os seguintes itens :

    Qual é o seu público-alvo? 

    Quais as características desse público? 

    Quais são as suas principais necessidades educacionais? 

    O que você propõe de ação/atividade educacional para esse público?

  • 18/10/2023 - Fechamento da disciplina – avaliação