Programação

  • TAREFAS e DISCUSSÕES

    Caros alunos

    Neste item de Fórum de Notícias vamos discutir algumas questões relacionadas a Atenção Farmacêutica e seus entornos.

    Também serão postados exercícios ou tarefas especificados de acordo com a demanda como 

    - Repor atividade de discussão multiprofissional

    - Tarefa sobre genograma

  • RELAÇÃO FARMACÊUTICO PACIENTE

    A RELAÇÃO PROFISSIONAL DE SAÚDE E PACIENTE OU 

    A RELAÇÃO ENTRE PESSOAS QUE DEPENDEM UM DO OUTRO

    O farmacêutico que eu quero ver, cuidando das pessoas que necessitam ser cuidadas.


    O filme Patch Adams tem várias cenas que podem ser inspiradoras e motivadoras

    A relação com o paciente envolve muitos fatores, princípios e obviamente FILOSOFIA. Os estudos desta relação estão dentro da área das Ciências Sociais. Por se tratar do indivíduo e sua saúde a área é a de Ciências Sociais na Saúde.

    Vários são os pesquisadores que se debruçaram sobre a questão da relação do profissional de saúde om o paciente, com maior ênfase sobre a relação com o médico.

    Willam Osler um médico canadense transformou o olhar e a forma de cuidar das pessoas. Orgulhou-se do que considerou ser seu maior feito: levar os alunos de Medicina para a beira do leito. Foi responsável pela criação do modelo de residência que persiste até hoje. O modelo que conta com um docente, um ou mais supervisores e muitos médicos residentes. Um modelo que permitiu atender muita gente em pouco tempo.

    http://publicacoes.cardiol.br/caminhos/010/default.asp

    Donabedian um pesquisador preocupado com a SATISFAÇÃO DO USUÁRIO que se traduza em QUALIDADE estudou a questão dos Resultados criando uma área de pesquisa denominada OUTCOMES RESEARCH que trata dos resultados ou desfechos do cuidado prestado ao paciente pelos serviços de saúde.

    Se você tiver interesse no assunto dê uma lida no texto sobre definição e o campo do estudo.

    http://www.us.elsevierhealth.com/media/us/samplechapters/9781416026402/Chapter_9_Outcomes_Research.pdf

    Pergunte a você mesma e a seus familiares sobre a satisfação sobre os serviços de saúde e a atenção e o cuidado que recebe.

    As profissões existem para servir a sociedade. A necessidade de farmacêuticos no mundo segundo documentos da Organização Mundial de Saúde está voltada para a utilização dos medicamentos, envolvendo prescrição, dispensação, administração e uso dos medicamentos pelos pacientes. A morbimortalidade causada pelos medicamentos tem se mostrado assombrosa ao longo das últimas décadas. 

    Segundo estudos americanos os medicamentos forma responsáveis de 4a a 7a causa de morte nos Estados Unidos. Mais de 100.000 pessoas morrem por ano devido a práticas inadequadas dos profissionais de saúde, sendo os medicamentos a causa principal. Além disto mais de 100.000 morrem por ano devido a reações adversas causadas pelos medicamentos.




  • INTERAGINDO COM O PACIENTE

    SUS

    Sentimentos - o que faz o farmacêutico

    Inserção do farmacêutico no SUS

    Empatia  Atenção à Saúde e o Farmacêutico Adesão e Conciliação

    Consulta Farmacêutico

    Solidariedade Visitas domiciliares

    Diálogo Entender o outro Ouvir o outro


    • Resumo 

      Os conceitos de Atenção Farmacêutica foram analisados desde a sua origem, nos Estados Unidos, e as contribuições posteriores provenientes da Espanha e do esforço de sistematização pela Organização Mundial da Saúde para compreender o processo que vem ocorrendo no Brasil. Após o abandono das farmácias comunitárias, os farmacêuticos brasileiros esperam que esse novo modelo de prática seja um caminho para o resgate do seu papel social. A filosofia que orienta a Atenção Farmacêutica, o enfoque centrado no paciente, em nosso entendimento, deve suportar filosófica e conceitualmente a reconstrução da prática farmacêutica no Brasil a fim de resgatar a relação farmacêutico-paciente nas farmácias comunitárias.

    • Pensando

      O diálogo é uma conversa entre 2 

      Os 2 falam, os 2 escutam, um fala outro escuta.

      As vezes um pensa que entendeu direitinho o outro e depois percebe que não entendeu

      Ou tem certeza que entendeu.

      Foi um entendimento ERRADO...

      Snifff.. Um Porsche

  • FAMILIA SILVEIRA ARAÚJO

    A família Silveira de Araújo é complexa se considerarmos seus problemas de saúde em geral. Vivemos em uma casa 6 membros a  saber:

     

    1.    Dona Cotinha, 81 anos, mãe de Eleonora

    2.    Eleonora, 60 anos, portadora de DM2, apresentando sobrepeso há cerca de 8 anos, depois do tombo que levou ao atravessar a rua em declive para pegar o ônibus, após uma chuva leve. Casada há 41 anos com João Batista.

    3.    João Batista, 65 anos, encanador ainda na ativa, apesar de estar aposentado pelos anos que trabalhou em um empresa de O casal tem 2 filhos vivos: Ana Lucrécia e Adão do Carmo.

    4.    Adão do Carmo, 30 anos sofre de ansiedade generalizada

    5.    Ana Lucrécia, 40 anos sofre de depressão, tem suspeita de diabetes, costuma exagerar no consumo de álcool, preocupando a família. Separada do marido há cerca de 10 anos, criou o filho, Adoniran 10 anos praticamente sozinha, com o auxílio dos pais. Ela e o irmão se entendem bem e o filho Adoniran também aprecia muito a companhia do tio.

    6.    Adoniran 10 anos, adora estudar. Até motivo de chacota dos amigos da escola é considerado um “cdf”.

     


  • FAMILIA MANCINI

    FAMILIA MANCINI

    A família Delgado Mancini é bem conhecida no bairro onde mora. Várias famílias do ramo Mancini residem no mesmo bairro. São bastante sociáveis e gostam de se reunir e convidar os amigos para um almoço ou para uma conversa com muitas histórias ora divertidas, ora tristes.

    A família Delgado Mancini é composta de 6 membros:

    1.       Giuseppe, 82 anos, veio ainda jovem da Itália, ficou viúvo, de repente. Sua esposa faleceu há 25 anos devido a um AVC isquêmico. Tem 4 filhos, mas decidiu morar com Antonieta. Gosta de se dizer saudável.

    2.       Maria Antonieta, 47 anos é alegre e tranquila. Sofre de sobrepeso e anda hipertensa. É casada com Vincenzo desde longa data.

    3.       Vincenzo 50 anos, dono de uma mercearia na rua onde mora. Gosta de doces, mas a DM2 está perturbando-o. Foi a consulta médica e voltou com diagnóstico de HPB.

    4.       Angelita, 30 anos, divorciada, mãe de Bruna. Vive com Gildo em um relacionamento conturbado. Infelizmente tem hipotireoidismo.

    5.       Bruna, 14 anos, adolescente indócil vive discutindo com todos. Afinal é adolescente!!!

    6.       Gildo, 35 anos, descendência italiana. Gosta da família de Angelita, mas devido a situação do mercado financeiro do Brasil não pensa em se casar e ter filhos. Anda meio depressivo pensando no futuro.


  • FAMILIA MARINS

    Sob coordenação do Rinaldo Eduardo

    A Família Marins chega ao consultório farmacêutico para atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS). 

    1. Dona Joaquiana Marins, a matriarca da família, chega cabisbaixa e relata seus 70 anos, depressão, hipotireoidismo, HAS e DM2.  

    2. Chega também o namorado de D. Joaquina, o simpático Antônio Marques, 72 anos com HAS e recente diagnóstico de HPB. 

    3. Também vem para a consulta, Joana Marins, a filha de D. Joaquina, com seus 42 anos bastante otimista e de bem com a vida. 

    4. Não faltou à consulta, o marido de Joana Marins, Carlos José, 45 anos, refere AVC prévio sem sequelas e com o bolso sempre cheio de cigarros. Fuma de 2-3 maços de cigarro/dia. 

    5. Veio também Mariana Marins, 16 anos, uma adolescente risonha, com acnes no rosto e seguindo o velho ditado: “Espinhas no rosto é desejo de namorar”. 

    6. E não poderia faltar à consulta, o menino Pablo Marins, 10 anos, esperto e atencioso com recente diagnóstico de DM1.



  • ESTUDANDO PARA A PROVA

    A primeira avaliação será realizada no dia 14 de outubro.

    Um conjunto de conceitos e a filosofia da Atenção Farmacêutica foram apresentados juntamente com material para leitura e reflexão.

    Agora é hora de empregar estes conhecimentos adquiridos de forma a estabelecer uma conexão e trabalhar o conjunto de aprendizados desta e de outras disciplinas para aplicar em uma situação simulada de "Atenção Farmacêutica"

    O Material das pastas deste tópico são os que foram já enviados pra vocês, acrescidos de outros que fazem parte do conjunto de material para vocês estudarem para a PROVA.

    Esta será ESCRITA, INDIVIDUAL, SEM CONSULTA com prazo de 2 horas.

    O material sobre HAS está disponível na pasta.

    • Caros alunos

      Em uma pasta vocês irão encontrar os documentos que foram encaminhados para vocês pelo @mail.

      Com este material você terá condições de fazer a avaliação sem nenuma problema.

      Estude atentamente, entendendo os aspectos não técnicos como as percepções, os sentimentos, os sentidos, as dificuldades enfrentadas pelas pessoas...

      Na outra pasta vocês irão encontrar material sobre a Hipertensão Arterial Sistêmica que será a condição clínica ou patologia a ser utilizada para a avaliação..

      Bons estudos.



  • ADESÃO A TERAPIAS

    Adesão

    O estudo da adesão faz parte da área de COMPORTAMENTO.

    Estudar adesão à farmacoterapia envolve uma análise do comportamento.


  • O TEATRO EDUCATIVO

    Olá pessoal

    A ideia de empregar o teatro educativo como uma das formas de avaliação da disciplina de Atenção Farmacêutica permite-nos observar o que o grupo e cada aluno conseguiu absorver do que foi discutido em classe.

    Uma "família virtual" requer apresentação e nada melhor que a representação para apresentar aos seus colegas todo o contexto em que vive a família com quem vcs conviveram um pouco estes meses.

    Passarei os detalhes dos itens que serão observados no grupo de cada família e em cada aluno

    Neste momento quero compartilhar com vcs um texto dividido em vários capítulos para inspirá-los e auxiliá-los na construção dos personagens. Acho a leitura deste texto agradável e muito informativa.

    Sugiro a leitura do capítulo que trata da Arte de Representar no Teatro Escolar (http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroatores.html ). Mas talvez fosse interessante começar do começo mesmo tentando compreender o Teatro Educativo ( http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatropedag.html ). Mas se você se interessou pelo tema pode começar com a leitura de um pouco de Teoria sobre o TEATRO (http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatrotecnicahtml ) e mais (http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatrotecnica-II.html ). 

    O fato de vcs terem que fazer um texto ou um roteiro, deixando no formato de uma peça é importante saber em poucas páginas COMO ESCREVER UMA PEÇA (http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript.html) (http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript-II.html ) (http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript-III.html ). Alguns me perguntaram do cenário: simplicidade é a resposta  (http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatrocenario.html ).

    Há mais material no site mas este já é suficiente> Sugiro que vocês dividam entre vcs a leitura e a criação da peça, detalhando os pontos importantes. Concentrem-se nos pontos importantes.

    Acredito no desempenho de vocês. AO TRABALHO!

     Lembre-se do Tópico INICIAL Relação Farmacêutico ou outro Profissional de Saúde e o paciente onde se comenta do Filme PATCH ADAMS!


  • GENOGRAMA DAS FAMÍLIAS

    O que são genogramas?

    Genogramas são representações simbólicas das relações entre os membros de uma família. São diferentes das famosas árvores genealógicas pois apontam não só os graus de parentesco como padrões de comportamento, atitudes e doenças físicas e psíquicas. A grosso modo, podemos entender os genogramas como uma descrição representativa, resumida, das relações entre os membros de uma família.


     


    • O que são genogramas?

      Genogramas são representações simbólicas das relações entre os membros de uma família. São diferentes das famosas árvores genealógicas pois apontam não só os graus de parentesco como padrões de comportamento, atitudes e doenças físicas e psíquicas. A grosso modo, podemos entender os genogramas como uma descrição representativa, resumida, das relações entre os membros de uma família.

       

      Mais fácil do que descrever o que é um Genograma é visualizar um. Veja abaixo o desenho de um genograma simples:

       

      EXEMPLO DE GENOGRAMA

      Este Genograma simples foi elaborado pelo psicólogo Claudio Drews. Já em uma primeira visualização (ainda que não saibamos a respeito dos símbolos específicos) podemos ver que um genograma se parece com uma árvore genealógica. Porém, ao contrário das árvores genealógicas que mostram diversas relações, os genogramas se concentram geralmente na geração ascendente imediata (pai e mãe) e seguinte (avós paternos e maternos). Evidente que se for possível acrescentar informações dos bisavós, o genograma ficará mais completo.

      Além das relações básicas de parentesco, acrescenta-se hipóteses clínicas e históricos médicos das pessoas do parentesco. A ideia, claro, não é culpar o pai, mãe, avô ou avó por ter uma doença X ou Y, mas sim entender que um determinado problema pode ter tido uma origem anterior. Se este tipo de consideração for levada em conta, ficará a ideia de que não se trata de culpa de um membro da família, mas de uma informação relevante sobre a história individual.

      Voltando ao Genograma simples, elaborado por Drews, podemos notar algumas informações instantaneamente. Os números indicam as idades, o quadrado representa o sexo masculino e o círculo o sexo feminino. As linhas horizontais mostram as relações de irmãos e irmãs ou relações conjugais, enquanto as setas verticais indicam a paternidade e a maternidade.

      As informações abaixo de cada sigla (a sigla representa as iniciais do nome e do sobrenome) indicam doenças físicas ou psíquicas ou comportamentos e atitudes habituais de cada um.

      Assim, neste Genograma simples podemos ver que U.B.S casou-se (e separou-se pois os dois sinais na seta indicam separação) com A.M.S, de 28 anos e com ela teve um filho, C. M.S, atualmente com 11 anos. U.B.S tem um irmã de 42 anos, M.B.S, e uma irmão de 40 anos, L. B. S. Podemos notar também que a mãe de U.B.S tem 69 anos e o pai suicidou-se aos 45 anos.

      Todas estas informações ficam mais fáceis de localizar no Genograma, dai a sua utilidade.

      Bem, agora que já vimos o que é um Genograma, podemos passar para uma definição mais detalhada. Um genograma – também conhecido como diagrama familiar – é uma representação imagética das relações familiares de uma pessoa com as respectivas informações médicas e psíquicas de cada membro da mesma. Em certo sentido, é como uma árvore genealógica, porém, bem mais completa pois inclui dados sobre padrões repetitivos nas gerações ou tendências hereditárias.

      Os Genogramas tem sido utilizados por psicólogos que trabalham na abordagem familiar-sistêmica e também por médicos, psiquiatras, psicólogos sociais, além de pesquisadores da genética, educadores, entre outros.

      Os Genegromas foram desenvolvidos por Monica McGoldrick e Randy Gerson em seu livro Genograms: Assessment and Intervention (em tradução literal: Genogramas: Avaliações e Intervenções), publicado no ano de 1985.

      Como fazer um Genograma?

      Bem, o primeiro passo para fazer um Genograma é ter os nomes dos familiares e as respectivas relações de parentesco. Nesse sentido, podemos começar desenhando primeiro a árvore genealógica para, posteriormente, ir coletando mais dados sobre cada um dos membros da família.

      Se formos utilizar no consultório, podemos desenhar um Genograma simples com os nomes do paciente, de seus pais e avós paternos e maternos. Informações sobre ano de nascimento (e falecimento se for o caso), casamento e separação, doenças conhecidas são acrescentadas em seguida.

      Um passo que pode ser feito também nesta fase é perguntar para o paciente a respeito dos sentimentos e aproximações e afastamentos afetivos com cada um dos membros da família. É comum que cada pessoa se identifique mais com um lado de sua família ou, por exemplo, mais com o avô paterno do que com o avô materno, ou vice-versa.

      Se o paciente ou pessoa interessada em fazer o seu Genograma tiver informações sobre os seus bisavós, o Genograma ficará ainda mais completo. Se pensarmos apenas nas informações genéticas que determinam traços físicos (como cor dos olhos), poderemos ver como é incrível que uma determinada informação genética de um parente que nasceu, talvez, há mais de cem anos, possa ter contribuído com características físicas observáveis atualmente. Mas o mais incrível é notar que algumas características psíquicas também passam de geração para geração.

      Como o objetivo inicial do Genograma foi o de fazer o levantamento da história médica e psicológica dos membros de uma família, é comum vermos Genogramas que são especificamente criados tendo em vista este objetivo. Mas também podemos fazer um gráfico que conte menos sobre doenças físicas e mentais e mais sobre traços de personalidade, características mentais (como inteligência, educação, gostos e hobbies), interesses profissionais e acadêmicos e por ai vai.

      Para concluir esta parte do nosso texto, gostaria de compartilhar com vocês o excelente trabalhado do psicólogo Cláudio Drews e, antes disso, uma imagem que traduzi contendo os principais símbolos dos Genogramas. Vocês notarão que os símbolos podem variar um pouco, mas isto não importa. O que importa é que o criador de um Genograma saiba o que cada símbolo significa em seu Genograma.

      Principais símbolos dos Genogramas

      SÍMBOLOS Veja a apresentação de como fazer genograma no anexo em pdf




  • ARTIGOS PARA LEITURA

    AQUI VOCÊ VAI ENCONTRAR UMA COLETÂNEA DE ARTIGOS QUE PODERÃO SER USADOS PARA NORTEAR SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM


    • Um dos aspectos fundamentais para a efetividade de um tratamento seja medicamentoso ou não é o uso correto pelo paciente do medicamento necessário.

      O tema ADESÃO é muito pesquisado devido aos problemas que a NÃO ADESÃO ao tratamento trazem às pessoas e a população em geral, tornando-se um problema de SAÚDE PÚBLICA em todos os locais do mundo.