ASPECTOS DA HIPERTENSÃO

HIPERTENSÃO

A  hipertensão é uma condição clínica que acomete um % significado de pessoas em todo o mundo. A resposta do organismo de um indivíduo em alterar os parâmetros pressóricos para níveis mais elevados representa um risco à saúde. A necessidade de níveis pressóricos mais elevados para bombear e levar o sangue a todos os locais do organismo tem um preço, as vezes alto, cobrando uns bons anos de vida.

http://www.blokeish.com/blog/wp-content/uploads/2010/09/blood-pressure.gif

A pressão sanguínea medida representa a força contra as paredes dos vasos. A força ou tensão que o sangue exerce sobre os vasos a medida que o sangue circula no corpo. Em condições normais esta força é adequada e não varia muito a não ser em algumas situações como quando se testemunha um fato chocante como um acidente ou impactante como ganhar um grande prêmio, porque não a Mega Sena. Ou quando se fuma.

Medida de Pressão Arterial

Uma pressão normal fica na faixa de 120 x 80 mmHg. A primeira medida representa a força da contração ou quando o coração contrai (sistólica). A segunda medida representa a força quando o coração relaxa (diastólica).

A pressão arterial acima de 140 x 90 mmHg é considerada alta.

Existem 3 tipos de hipertensão:

1. Hipertensão primária ou hipertensão essencial.

2. Hipertensão secundária.

3. Hipertensão sistólica isolada.

A compreensão do processo da hipertensão arterial primária foi demorada e com isto o controle de níveis pressóricos um grande desafios.

A multifatorialidade da HAS é atualmente reconhecida. Muitos fatores estão envolvidos. Assim o desenho farmacoterapêutico tem sido de sucesso parcial ou insucesso parcial.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP