Programação

  • TAREFAS e DISCUSSÕES

    Caros alunos

    Neste item de Fórum de Notícias vamos discutir algumas questões relacionadas a Atenção Farmacêutica e seus entornos.

    Também serão postados exercícios ou tarefas especificados de acordo com a demanda como 

    - Repor atividade de discussão multiprofissional

    - Tarefa sobre genograma

  • RELAÇÃO FARMACÊUTICO PACIENTE

    A RELAÇÃO PROFISSIONAL DE SAÚDE E PACIENTE OU 

    A RELAÇÃO ENTRE PESSOAS QUE DEPENDEM UM DO OUTRO

    O farmacêutico que eu quero ver, cuidando das pessoas que necessitam ser cuidadas.


    O filme Patch Adams tem várias cenas que podem ser inspiradoras e motivadoras

    A relação com o paciente envolve muitos fatores, princípios e obviamente FILOSOFIA. Os estudos desta relação estão dentro da área das Ciências Sociais. Por se tratar do indivíduo e sua saúde a área é a de Ciências Sociais na Saúde.

    Vários são os pesquisadores que se debruçaram sobre a questão da relação do profissional de saúde om o paciente, com maior ênfase sobre a relação com o médico.

    Willam Osler um médico canadense transformou o olhar e a forma de cuidar das pessoas. Orgulhou-se do que considerou ser seu maior feito: levar os alunos de Medicina para a beira do leito. Foi responsável pela criação do modelo de residência que persiste até hoje. O modelo que conta com um docente, um ou mais supervisores e muitos médicos residentes. Um modelo que permitiu atender muita gente em pouco tempo.

    http://publicacoes.cardiol.br/caminhos/010/default.asp

    Donabedian um pesquisador preocupado com a SATISFAÇÃO DO USUÁRIO que se traduza em QUALIDADE estudou a questão dos Resultados criando uma área de pesquisa denominada OUTCOMES RESEARCH que trata dos resultados ou desfechos do cuidado prestado ao paciente pelos serviços de saúde.

    Se você tiver interesse no assunto dê uma lida no texto sobre definição e o campo do estudo.

    http://www.us.elsevierhealth.com/media/us/samplechapters/9781416026402/Chapter_9_Outcomes_Research.pdf

    Pergunte a você mesma e a seus familiares sobre a satisfação sobre os serviços de saúde e a atenção e o cuidado que recebe.

    As profissões existem para servir a sociedade. A necessidade de farmacêuticos no mundo segundo documentos da Organização Mundial de Saúde está voltada para a utilização dos medicamentos, envolvendo prescrição, dispensação, administração e uso dos medicamentos pelos pacientes. A morbimortalidade causada pelos medicamentos tem se mostrado assombrosa ao longo das últimas décadas. 

    Segundo estudos americanos os medicamentos forma responsáveis de 4a a 7a causa de morte nos Estados Unidos. Mais de 100.000 pessoas morrem por ano devido a práticas inadequadas dos profissionais de saúde, sendo os medicamentos a causa principal. Além disto mais de 100.000 morrem por ano devido a reações adversas causadas pelos medicamentos.




  • INTERAGINDO COM O PACIENTE

    SUS

    Sentimentos - o que faz o farmacêutico

    Inserção do farmacêutico no SUS

    Empatia  Atenção à Saúde e o Farmacêutico Adesão e Conciliação

    Consulta Farmacêutico

    Solidariedade Visitas domiciliares

    Diálogo Entender o outro Ouvir o outro


  • FAMILIA SILVEIRA ARAÚJO

    A família Silveira de Araújo é complexa se considerarmos seus problemas de saúde em geral. Vivemos em uma casa 6 membros a  saber:

     

    1.    Dona Cotinha, 81 anos, mãe de Eleonora

    2.    Eleonora, 60 anos, portadora de DM2, apresentando sobrepeso há cerca de 8 anos, depois do tombo que levou ao atravessar a rua em declive para pegar o ônibus, após uma chuva leve. Casada há 41 anos com João Batista.

    3.    João Batista, 65 anos, encanador ainda na ativa, apesar de estar aposentado pelos anos que trabalhou em um empresa de O casal tem 2 filhos vivos: Ana Lucrécia e Adão do Carmo.

    4.    Adão do Carmo, 30 anos sofre de ansiedade generalizada

    5.    Ana Lucrécia, 40 anos sofre de depressão, tem suspeita de diabetes, costuma exagerar no consumo de álcool, preocupando a família. Separada do marido há cerca de 10 anos, criou o filho, Adoniran 10 anos praticamente sozinha, com o auxílio dos pais. Ela e o irmão se entendem bem e o filho Adoniran também aprecia muito a companhia do tio.

    6.    Adoniran 10 anos, adora estudar. Até motivo de chacota dos amigos da escola é considerado um “cdf”.

     


  • FAMILIA MANCINI

    FAMILIA MANCINI

    A família Delgado Mancini é bem conhecida no bairro onde mora. Várias famílias do ramo Mancini residem no mesmo bairro. São bastante sociáveis e gostam de se reunir e convidar os amigos para um almoço ou para uma conversa com muitas histórias ora divertidas, ora tristes.

    A família Delgado Mancini é composta de 6 membros:

    1.       Giuseppe, 82 anos, veio ainda jovem da Itália, ficou viúvo, de repente. Sua esposa faleceu há 25 anos devido a um AVC isquêmico. Tem 4 filhos, mas decidiu morar com Antonieta. Gosta de se dizer saudável.

    2.       Maria Antonieta, 47 anos é alegre e tranquila. Sofre de sobrepeso e anda hipertensa. É casada com Vincenzo desde longa data.

    3.       Vincenzo 50 anos, dono de uma mercearia na rua onde mora. Gosta de doces, mas a DM2 está perturbando-o. Foi a consulta médica e voltou com diagnóstico de HPB.

    4.       Angelita, 30 anos, divorciada, mãe de Bruna. Vive com Gildo em um relacionamento conturbado. Infelizmente tem hipotireoidismo.

    5.       Bruna, 14 anos, adolescente indócil vive discutindo com todos. Afinal é adolescente!!!

    6.       Gildo, 35 anos, descendência italiana. Gosta da família de Angelita, mas devido a situação do mercado financeiro do Brasil não pensa em se casar e ter filhos. Anda meio depressivo pensando no futuro.


  • FAMILIA MARINS

    Sob coordenação do Rinaldo Eduardo

    A Família Marins chega ao consultório farmacêutico para atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS). 

    1. Dona Joaquiana Marins, a matriarca da família, chega cabisbaixa e relata seus 70 anos, depressão, hipotireoidismo, HAS e DM2.  

    2. Chega também o namorado de D. Joaquina, o simpático Antônio Marques, 72 anos com HAS e recente diagnóstico de HPB. 

    3. Também vem para a consulta, Joana Marins, a filha de D. Joaquina, com seus 42 anos bastante otimista e de bem com a vida. 

    4. Não faltou à consulta, o marido de Joana Marins, Carlos José, 45 anos, refere AVC prévio sem sequelas e com o bolso sempre cheio de cigarros. Fuma de 2-3 maços de cigarro/dia. 

    5. Veio também Mariana Marins, 16 anos, uma adolescente risonha, com acnes no rosto e seguindo o velho ditado: “Espinhas no rosto é desejo de namorar”. 

    6. E não poderia faltar à consulta, o menino Pablo Marins, 10 anos, esperto e atencioso com recente diagnóstico de DM1.



  • ESTUDANDO PARA A PROVA

    A primeira avaliação será realizada no dia 14 de outubro.

    Um conjunto de conceitos e a filosofia da Atenção Farmacêutica foram apresentados juntamente com material para leitura e reflexão.

    Agora é hora de empregar estes conhecimentos adquiridos de forma a estabelecer uma conexão e trabalhar o conjunto de aprendizados desta e de outras disciplinas para aplicar em uma situação simulada de "Atenção Farmacêutica"

    O Material das pastas deste tópico são os que foram já enviados pra vocês, acrescidos de outros que fazem parte do conjunto de material para vocês estudarem para a PROVA.

    Esta será ESCRITA, INDIVIDUAL, SEM CONSULTA com prazo de 2 horas.

    O material sobre HAS está disponível na pasta.

  • ADESÃO A TERAPIAS

    Adesão

    O estudo da adesão faz parte da área de COMPORTAMENTO.

    Estudar adesão à farmacoterapia envolve uma análise do comportamento.


    • O TEATRO EDUCATIVO

      Olá pessoal

      A ideia de empregar o teatro educativo como uma das formas de avaliação da disciplina de Atenção Farmacêutica permite-nos observar o que o grupo e cada aluno conseguiu absorver do que foi discutido em classe.

      Uma "família virtual" requer apresentação e nada melhor que a representação para apresentar aos seus colegas todo o contexto em que vive a família com quem vcs conviveram um pouco estes meses.

      Passarei os detalhes dos itens que serão observados no grupo de cada família e em cada aluno

      Neste momento quero compartilhar com vcs um texto dividido em vários capítulos para inspirá-los e auxiliá-los na construção dos personagens. Acho a leitura deste texto agradável e muito informativa.

      Sugiro a leitura do capítulo que trata da Arte de Representar no Teatro Escolar (http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroatores.html ). Mas talvez fosse interessante começar do começo mesmo tentando compreender o Teatro Educativo ( http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatropedag.html ). Mas se você se interessou pelo tema pode começar com a leitura de um pouco de Teoria sobre o TEATRO (http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatrotecnicahtml ) e mais (http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatrotecnica-II.html ). 

      O fato de vcs terem que fazer um texto ou um roteiro, deixando no formato de uma peça é importante saber em poucas páginas COMO ESCREVER UMA PEÇA (http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript.html) (http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript-II.html ) (http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript-III.html ). Alguns me perguntaram do cenário: simplicidade é a resposta  (http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatrocenario.html ).

      Há mais material no site mas este já é suficiente> Sugiro que vocês dividam entre vcs a leitura e a criação da peça, detalhando os pontos importantes. Concentrem-se nos pontos importantes.

      Acredito no desempenho de vocês. AO TRABALHO!

       Lembre-se do Tópico INICIAL Relação Farmacêutico ou outro Profissional de Saúde e o paciente onde se comenta do Filme PATCH ADAMS!


      • GENOGRAMA DAS FAMÍLIAS

        O que são genogramas?

        Genogramas são representações simbólicas das relações entre os membros de uma família. São diferentes das famosas árvores genealógicas pois apontam não só os graus de parentesco como padrões de comportamento, atitudes e doenças físicas e psíquicas. A grosso modo, podemos entender os genogramas como uma descrição representativa, resumida, das relações entre os membros de uma família.


         


      • ARTIGOS PARA LEITURA

        AQUI VOCÊ VAI ENCONTRAR UMA COLETÂNEA DE ARTIGOS QUE PODERÃO SER USADOS PARA NORTEAR SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM


      e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP