Programação

  • Introdução

    Pensar possibilidades de aplicação de recursos tecnológicos em um modelo de negócio denominado biblioteca, categorizada em:

    Biblioteca Pública Municipal e/ou Estadual

    Biblioteca Pública Escolar

    Biblioteca Escolar Particular

    Biblioteca Universitária (Pública e Particular)

    Biblioteca Especializada (Corporativas, Industriais, Administração Pública direta ou indireta, Fundações etc,)

  • Mentoria de Mídias Digitais em Serviços de Informações Bibliográficos

    Mentoria de Mídias Digitais em Serviços de Informações Bibliográficos

    Objetivos

    Vivemos em uma sociedade hiperconectada, decorrência da evolução tecnológica. Neste contexto, profissionais da informação e usuários de serviços de informação (cultural, documental e de memória) estão permanentemente envolvidos com recursos disponibilizados pelos recursos digitais acessíveis através dos mais diversos dispositivos computacionais. 

    Neste sentido, pretende-se promover um processo de reflexão e análise das possibilidades de aplicação de recursos digitais em serviços de informação; refletir sobre as melhores práticas e/ou casos de utilização; e analisar metodologias de suporte a aplicação destes recursos. Busca-se, ainda, estimular os acadêmicos de biblioteconomia e demais universitários a pesquisarem e a explorarem as possibilidades ou viabilidades de utilizar as mídias digitais, em favor do acesso e disseminação da informação, de forma a favorecer os usuários em suas necessidades de informação e conhecimento.

  • Orientação para Atividade

    Orientação


    Os inscritos na disciplina devem se organizar em equipes de no máximo 5 participantes. As equipes devem ser mistas em termos de área de formação.


    Selecionem um modelo de negócio (tipo de biblioteca) que aceite servir de laboratório de desenvolvimento. Ofereça como resultado para a Biblioteca Acolhedora, a possibilidade de um protótipo aplicável.


    Será concedido um bônus de 1.0 ponto para propostas que envolverem bibliotecas fora da cidade de São Paulo.


    Na USP duas bibliotecas são parceiras: Biblioteca do Instituto de Matemática e Biblioteca do Instituto de Relações Institucionais. Podem acolher uma equipe cada uma.


    Contate bibliotecas que tenham BIBLIOTECÁRIOS.


    Converse com o Bibliotecários sobre os recursos  que promovam produtos e serviços estruturados em ambientes digitais que possa beneficiar as pessoas (usuários) que utilizem as bibliotecas.


    Embase suas proposta com literatura e metodologia de trabalho, e pense na possibilidade da experiência servir como uma ação de empreendedorismo quando adentrar no mercado de trabalho.


    19/06 - Entrega e apresentação dos trabalhos

  • Sugestão de Leitura

    Apresenta indicações de leituras que possam estimular reflexões sobre a exploração de recursos digitais em ambientes de informação registrada.

    • La creatividad y las tecnologías de la información y las comunicaciones, 2001