Topic outline

  • Física Experimental A - 2017

    Alunos com matrícula alterada no Júpiter DEVEM continuar assistindo aula na turma habitual. Não mude de turma sem avisar o coordenador.

    Organização da disciplina, notas e critérios de aprovação (pdf 101k). A aula de reposição pode ser usada para repor UMA aula perdida. A reposição necessita inscrição prévia. Note que o limite de 70% de frequência permite apenas uma falta. 

     

    O Moodle/Stoa é um controle interno gerenciado pelo IFUSP independente do Júpiter. Para as aulas valem as informações aqui contidas. Alunos com matrícula alterada no Júpiter DEVEM continuar assistindo aula na turma habitual. Não mude de turma sem avisar o coordenador. No final do semestre, as notas serão passadas ao Júpiter para os alunos matriculados. O controle é feito pelo número USP.

    ______________________________________________________________________________________________________

    Física Experimental A para Escola Politécnica tem por objetivo oferecer uma revisão dos conteúdos de física básica (mecânica e termodinâmica) através de experiências em laboratório didático, com o uso de instrumentação básica e introdução ao tratamento e apresentação de resultados experimentais empregando métodos estatísticos, análise de incertezas e representações gráficas.

    Serão estudados 6 experimentos: 1) Reflexo Motor para estímulo visual;  2) Queda Livre; 3) Colisão em duas dimensões, Leis de conservação da energia e do momento; 4) Determinação da viscosidade de um líquido; 5) Modos normais de vibração numa corda vibrante; 6) Lei de resfriamento de Newton; Reposição) Pêndulo de Torção. Além disso haverá alguns exercícios "on-line" para o treinamento de habilidades específicas, tais como métodos estatísticos, tratamento de incertezas, propagação de erros, confecção de gráficos.

    As aulas terão lugar no Laboratório Didático do Instituto de Física da USP seguindo o horário no quadro abaixo. Exceto a 1a, as experiências não são sincronizadas havendo aulas diferentes em cada sala num mesmo horário. Verifique aqui no Moodle a programação das aulas para saber o dia e a experiência de sua turma. Não será permitida a entrada em sala de aluno fora da turma. Será tolerado um atraso máximo de 10 minutos com desconto de 2 pontos na nota. Haverá uma semana no final do semestre para reposição de UMA aula perdida. A experiência de reposição exige inscrição prévia nesse site. Você poderá ter no máximo 1 falta sem comprometer o critério de aprovação por frequência.


  • Materiais Didáticos

    Nesta seção, você encontrará os materiais didáticos (tais como guia das experiências, explicações, apresentações visuais, etc...) para as aulas de laboratório.

    Para cada experiência, duas classes de materiais estarão disponíveis: o Guia de Estudos e o Guia de Trabalho:

    1 - Guia de Estudos: Desenvolvimento teórico e introdução da problemática. A leitura prévia desta apostila e de outros textos (atividades extra-classe) têm por objetivos rever a teoria pertinente e preparar seu trabalho em aula. A leitura prévia será avaliada através de um teste rápido (~10 min) no início da aula e valerá 20% da nota da experiência.

    2 - Guia de Trabalho: Cada experiência será acompanhada de um guia de trabalho que deverá ser preenchido e entregue ao final da aula. O guia será avaliado e a nota atribuída aos membros do grupo. Vale 80% da nota da experiência. Apesar de estar disponível na internet, cópias impressas do guia estarão disponíveis na sala de aula.

  • Aulas, ppts , etc.

  • Material Suplementar

    Nesta seção, estão materiais suplementares tais como manuais de programas de computador, manuais de aparelhos e outras instruções.

  • Rede Social


    • Neste fórum, faça suas perguntas e tire suas dúvidas aqui. Perguntas sobre o guia? Dúvidas admnistrativas ou técnicas? Um monitor irá responder ou buscará uma resposta. Fique a vontade para também responder as dúvidas de um colega.

      Como sempre, vamos seguir as normas de um debate acadêmico.

  • Atividades Obrigatórias (Exercícios "on-line")

    Esses exercícios "on-line" tratam de conteúdos necessários para o bom desenvolvimento de seus trabalhos em laboratório. Há exercícios sobre algarismos significativos, propagação de incertezas, média, desvio padrão, gráficos lineares e logarítmicos e muito mais. Você pode fazer cada  exercício  várias vezes, enquanto estiver disponível (tipicamente 2 semanas). Apenas a maior nota será guardada. Os exercícios valem 10% da média final.