Topic outline
-
-
No arquivo desde tópico, consta a lista de aulas, a partir do período de quarentena, com cada temática e suas respectivas tarefas, solicitadas até o momento (02/07/2020).
-
06/03
-
Espaço para as 3 aulas práticas do dia 06/03/2020.
-
Make a submission
-
27/03
Nesta parte da aula, vamos dar enfoque à estrutura interna da Terra. As atividades consistem em:
1) assistir a video-aula do e-aulas USP intitulado: "estrutura interna da Terra"
2) ler o capítulo 3 - estrutura interna da Terra
3) consultar os slides de aula
4) realizar as tarefas: a) modelo PREM e b) os campeões do Planeta
-
Make a submission
-
Make a submission
-
03/04
Nesta segunda parte da aula 4, vamos dar enfoque ao Universo e Sistema Solar, com ênfase na formação do Sistema Solar e do Planeta Terra. As atividades consistem em:
1) Ler o capítulo 1 do Para Entender a Terra 4a Edição (páginas 28 a 36) ou capítulo 9 do Para Entender a Terra 6a Edição (páginas 223 a 232).
2) Ler o capítulo 5 do livro Descobrindo o Universo (páginas 146 a 157).
3) Realizar as tarefas:
a) Seu endereço no Universo
b) Desenhe o Sistema Solar
c) Formação do Sistema Solar
-
Make a submission
-
Make a submission
-
Make a submission
-
17/04
Nesta primeira parte da aula iremos abordar os aspectos da evolução histórica e científica que levaram a consolidação da Teoria da Tectônica de Placas.
As atividades desta semana consistem em:
1) assistir a video-aula do e-aulas usp
2) estudar os slides de aula e ler o texto do capítulo 4 até o item 4.3, p 78
3) ler o texto "Wegener contra todo mundo"
No livro "para entender a Terra" 6a Edição, o capítulo correspondente é o capítulo 2, p 25.
No livro "decifrando a Terra" 2a Edição, o capítulo correspondente é o capítulo 3, p 78.
-
24/04
Nesta segunda parte da aula iremos abordar os diferentes tipos de limites de placas.
As atividades desta semana consistem em:
1) assistir a video-aula do e-aulas usp
2) estudar os slides de aula e ler o texto do capítulo 4 do item 4.3 ao item 4.5.
3) realizar as atividades
No livro "para entender a Terra" 6a Edição, o capítulo correspondente é o capítulo 2, p 25.
No livro "decifrando a Terra" 2a Edição, o capítulo correspondente é o capítulo 3, p 78.
-
Make a submission
-
Make a submission
1) procurar cerca de 10 noticias sobre terremotos, tsunamis e erupção vulcânicas que ocorreram preferencialmente nos últimos 2 anos (em jornal, revista, internet). Plotar em um mapa-múndi o local onde ocorreu cada um desses eventos.
2) escolher dois eventos e para cada um:
a) informar os dados do evento (data, duração, profundidade do epicentro, tipo de erupção, área afetada, consequências etc.)
b) analisar qual é o contexto tectônico do local que explique a ocorrência do evento. Indicar tipo e nome de placas tectônicas envolvidas, direção do movimento das placas e tipo de limite de placas. -
site complementar para consulta
-
site complementar para consulta
-
08/05
Nesta terceira parte da aula iremos abordar a questão do movimento das placas (mecanismos, medição do movimento e velocidade) e a configuração do planeta ao longo do tempo geológico em consequência do movimento das placas tectônicas.
As atividades desta semana consistem em:
1) assistir a video-aula do e-aulas usp
2) estudar os slides de aula e ler o texto do capítulo 4 até o final.
3) realizar as atividades
No livro "para entender a Terra" 6a Edição, o capítulo correspondente é o capítulo 2, p 25. No capítulo 14, p 394-396 discuta-se a temperatura interna do planeta (fluxo de calor e convecção no manto)
No livro "decifrando a Terra" 2a Edição, o capítulo correspondente é o capítulo 3, p 78.
-
Make a submission
-
Make a submission
-
29/05
Nesta primeira parte da aula 6 iremos abordar o magma, seus processos de formação e evolução e a descrição de rochas ígneas.
As atividades da semana consistem em:
1) Assistir a Video-aula.
2) Ler os textos do capítulo 6 (até pag. 167) do Decifrando a Terra (2a edição); ou capítulo 16 (até pag. 345) do Decifrando a Terra (1a edição) ou capítulo 5 (até pag. 132) do Para Entender a Terra (4a edição).
3) Ver o site do webgeology.
4) Fazer as atividades.
-
05/06
Nesta segunda parte da aula de rochas ígneas iremos abordar o vulcanismo e os Ambientes tectônicos das rochas ígneas.
As atividades desta semana consistem em:
1) Ver o site webgeology: Vulcões e vulcanismo
2) Ler o restante do capítulo de rochas ígneas, ou seja, capítulo 6 do Decifrando a Terra (2a edição) ou capítulo 16 do Decifrando a Terra (1a edição) ou capítulo 5 do Para Entender a Terra (4a edição).
3) Ler o capítulo de vulcanismo do Decifrando a Terra (cap. 17 da 1a edição ou restante do cap. 6 da 2a edição) ou do Para Entender a Terra (cap. 6 do Para Entender a Terra ).
4) Fazer a atividade: Adote um vulcão.
NOVO 5) Assista ao documentário "Mountains of Fire" e responda ao questionário
-
19/06
A partir deste tópico vamos começar a entender os processos da dinâmica externa e a interações entre as diferentes esferas terrestres: litosfera, atmosfera, hidrosfera, biosfera. Nesta aula, vamos introduzir alguns conceitos importantes para o sistema climático e entender mais sobre a atmosfera terrestre.
Consultar o capítulo 1 do livro SISTEMA TERRA-VIDA Uma introdução (Cockell, 2011) que está no google drive.
-
26/06
Nesta aula, vamos entender mais sobre a hidrosfera terrestre.
Consultar o capítulo 1 do livro SISTEMA TERRA-VIDA Uma introdução (Cockell, 2011) que está no google drive.
-
03/07
1) assistir a video aula do e-aula usp
2) ler o capítulo 7
Para quem quiser consultar o Decifrando a Terra (2a Ed.), o capítulo correspondente é o capítulo 8, p 210.
Consultem também o link do web geology que traz animações.
3) Fazer a tarefa
-
Nesta aula, vamos entender os processos de erosão, transporte e sedimentação promovidos pelos agentes geológicos (água corrente, gelo, vento, oceano).
Vocês encontraram neste módulo os slides de aula separados por agente e com bastante ilustrações para facilitar a compreensão de vocês. (para quem quiser, no livro "Para entender a Terra", 6a ed., os capítulos correspondentes são os cap. 16, 18, 19, 20 e 21 mas estão com conteúdos mais aprofundados).
1) Assistam a video-aula e leiam o cap 8 do livro do curso Geologia (Licenciatura em EAD da Univesp)
2) vejam os slides de aula
3) realizam os exercícios propostos na tarefa do módulo.
-
o objetivo do primeiro exercício é fixar o vocabulário (ATENÇÃO pequena correção: DESCARTAR A PALAVRA VARVE DA LISTA DE PALAVRAS!)
o segundo exercício propõe observar 3 tipos de areias na lupa (com base em fotos) e identificar seus constituintes e características e inferir seu ambiente de deposição.
Podem consultar o site das coleções do IGc:
-
Trabalho em grupo para avaliação
O objetivo do trabalho é elaborar um documento que proponha atividades didáticas para professor e alunos de ensino fundamental ou médio sobre um tema a ser escolhido pelo grupo. Esse tema deve abordar conteúdos da disciplina no 1o semestre, de forma preferencialmente integradora.
Os grupos serão formados por 3 a 4 alunos.
Formato:
a) material para o professor (até 2 páginas) que contenha uma descrição sumária da atividade proposta aos alunos, os objetivos de aprendizagem, conteúdo teórico mínimo e eventualmente sugestões de respostas para as atividades propostas.
b) material para os alunos (até 4 páginas): descrição completa da atividades que os alunos devem realizar (exercícios, desenhos, experimentos, questões, pesquisas, etc.), juntamente com uma pequena introdução do conteúdo teórico do tema (sem as respostas).
Entrega:
a) postar a tarefa no e-disciplinas até dia 15/08/20 (sábado).
b) Apresentação oral pelo grupo (10min + 5min para perguntas e comentários) via google meet no dia 21/08/20 (6a às 19h).
-
Choose a group
-
Make a submission
Insira aqui os arquivos do trabalho completo realizado pelo grupo (material para o professor e material para os alunos).
Postem uma única vez por grupo
-