Programação

  • PRÁTICAS EM ENSINO DE FÍSICA

    Professora: Cristina Leite

    Sala 317 - Ala II

    Email: crismilk@if.usp.br

    Educadores:

    Elrismar - elrismar@gmail.com

    Leandro - leandrorabelo@usp.br

    Marta - martadesouza@gmail.com

    Yuri - yuri.machado@usp.br / Sala 302 B da Ala II / Tel.: 3091-7174

    Aulas: Sala 212 - Ala II

    Oficinas: Laboratório Didático-Pedagógico (ao lado da sala pró-aluno)

  • Aula 1 - 20/02

    • Apresentação do curso, dos monitores e sua contextualização;
    • A sala de aula em discussão: o medo ---> caixa;
    • Preenchimento de planilha de disponibilidade para as oficinas;
    • Levantamento de expectativas;
    • Texto de Larrosa Bondía: Notas sobre a experiência e o saber da experiência (leitura para a próxima aula).
  • Oficina 1 - Semana de (24-28)/02

    • Conhecimento dos espaços junto ao Monitor-Educador;
    • Levantamento de disponibilidades de datas e horários para atividades nas escolas e outros espaços;
    • Definição da escola de estágio para cada aluno;
    • Preparação da visita inicial à escola de estágio;
    • Apresentação do roteiro de visita;
    • Solicitação de cópia do PPP da escola de estágio (caso ainda não tenha sido disponibilizado).
  • Aula 2 - 27/02

    • Discussão sobre o papel dos estágios na formação dos licenciandos a partir do texto do Larrosa;
    • PPP – discussão geral: o que é? Como se constrói? Quem constrói? (necessidade e importância de planejar o que acontece na escola);
    • Coerência entre PPP e Planejamento didático-pedagógico;
    • Texto para estudo: PPP da escola: uma construção coletiva (leitura para a próxima aula).
  • Semana do Carnaval - (03-07)/03

    NÃO HAVERÁ AULA E NEM OFICINA.

  • Oficina 2 - Semana de (10-14)/03

    • Atividades Experimentais: discutindo possibilidades na perspectiva de aulas de demonstração, tradicional e laboratório aberto ---> Aulas exemplo: (motor a combustão, aquecimento água e areia, e casinha elétrica).
  • Aula 3 - 13/03

    • Fechamento do PPP; 
    • Contextualizando as aulas exemplo na perspectiva do PCN e da Proposta Curricular de SP; 
    • STOA (E1): plano de aula proposto; 
    • A sala de aula e a diversidade de práticas didáticas; 
    • Em discussão: a atividade experimental e seus diferentes usos na sala de aula.
  • Primeira Visita à Escola - Semana de (17-21)/03

    • 1visita à escola – roteiro de visita ---> STOA (E2): Relatório da 1a visita; 
    • Conversa com o professor sobre a escolha do tema das aulas propostas.
    • Postem aqui seus relatórios, num arquivo em word, e nomeiem os mesmos com seu(s) nome(s), sobrenome(s) e a visita a que eles se referem. Por exemplo: yurimachado_relatório1.docx. (para quem faz os estágios individualmente) ou yuri_leandro_marta_relatório1.docx (para quem faz os estágios em dupla ou trio). Os arquivos poderão ser postados até às 23h55 do dia 26/03 (quarta-feira).

  • Oficina 3 - Semana de (24-28)/03

    • Parte 1) Preparando 2 dentre 3 possibilidades de aulas na perspectiva da atividade experimental: 1) demonstração; 2) tradicional; 3) aberto.
  • aula 4 - 27/03

    • A sala de aula em discussão: começo, meio e fim de uma aula; planejamento, competências e habilidades desenvolvidas nas aulas; 
    • Discussão referente a 1a. visita à escola.
  • Segunda Visita à Escola - Semana de 31/03 a 04/04

    • 2a. visita à escola – estrutura da aula: começo, meio e fim. Como o professor inicia seu diálogo com a classe, desenvolve o tema e fecha a aula?
    • Roteiro contendo orientações e questões para a 2a. visita à escola, a ser realizada na semana de 31/03 a 04/04.

  • Oficina 4 - Semana de (07-11)/04

    • Parte 2) Preparando 2 dentre 3 possibilidades de aulas na perspectiva da atividade experimental: 1) demonstração; 2) tradicional; 3) aberto ---> STOA (E3: plano das 2 aulas).
  • aula 5 - 10/04

    • Apresentação e discussão dos planejamentos iniciais feitos pelos grupos.
  • terceira visita à escola - Semana de (14-18)/04

    • 3a. visita à escola – estrutura da aula na perspectiva das competências e habilidades. Quais as competências e habilidades desenvolvidas na aula assistida?---> STOA (E4) apresentando ao professor as propostas de aulas.
    • Roteiro contendo orientações e questões para a 3a. visita à escola, a ser realizada na semana de (14-18)/04.

    • Postem aqui seus relatórios, num arquivo em word, e nomeiem os mesmos com seu(s) nome(s), sobrenome(s) e a visita a que eles se referem. Por exemplo: yurimachado_relatório3.docx. (para quem faz os estágios individualmente) ou yuri_leandro_marta_relatório3.docx (para quem faz os estágios em dupla ou trio). Os arquivos poderão ser postados até às 23h55 do dia 18/05 (domingo).

  • Oficina 5 - semana de (21-25)/04

    • Simulação da aula 1: discussão e acertos.
  • aula 6 - 24/04

    • Discussão das aulas propostas: analisando o plano de aula, as expectativas e os medos.
  • quarta visita à escola - semana de 28/04 a 02/05

    • Regência 1.
  • oficina 6 - Semana de (05-09)/05

    • Finalização da preparação da aula 2.
  • aula 7 - 08/05

    • Discussão da 1a. aula: desafios e conquistas.
  • Quinta visita à escola - semana de (12-16)/05

    • 5a visita - Retorno dos alunos e professores sobre a aula ministrada. Conversa com os alunos e professores sobre um retorno da aula ministrada. Qual foi a impressão do professor a respeito da aula?
  • oficina 7 - Semana de (19-23/05)

    • Simulação da aula 2: discussão e acertos.
  • Aula 8 - 22/05

    • Avaliando a aula dada: o que e como avaliar? Como rever?
  • sexta visita à escola - semana de (26-30)/05

    • 6a. visita - Regência 2 ---> STOA (E5): relato das 2 aulas ministradas.
  • Semana de (02-06)/06

    • GREVE.
  • semana de (16-30)/06

    • Os portfólios deverão ser entregues até dia 30/06 (segunda-feira), no escaninho da professora (1o. andar da ala II).

      Obs.: o serviço de emails da USP está com problemas, por isso o email encaminhado a todos os alunos sobre os portfólios pode não ter chegado. Assim, pedimos que aqueles que virem esta mensagem avisem, por gentileza, os demais alunos.

  • SEGUNDO SEMESTRE

  • Orientações para conversa com professor

  • Texto para aula 21/08

  • Calendário Escolar - EE Prof. Andronico de Mello

  • PLANO DE AULA - 1ª REGÊNCIA - PROBLEMATIZAÇÃO

  • Segunda Oficina - Semana de (01-05)/09

    Destaque
    • Simulação da 1a. regência para os educadores e demais colegas.
  • Aula 3 - 04/09

    • 3 momentos pedagógicos.
  • AULA 4 - 18/09

  • Aula 5 - (02/10)

    GREF, a problematização, os 3 momentos e Freire: uma síntese

  • PLANO DE AULA - 3 MOMENTOS PEDAGÓGICOS

    2º Plano de Aula do 2º semestre - 3 MOMENTOS PEDAGÓGICOS
  • Pôsteres

    O pôster da atividade dos Três Momentos Pedagógicos deverá ter tamanho padrão de 90 cm por 120 cm e contemplar as seguintes informações:

    • Cabeçalho: nome dos alunos, da disciplina e da professora. 
    • Informações sobre escola: nome da escola, nível de ensino (ex: 9° ano E.F. ou 3° ano E.M.), nome do(a) professor(a) e as datas que ocorreram as regências. 
    • Descrição da atividade: tema da sequência de aulas, objetivos pretendidos, estratégias utilizadas, recursos utilizados e breve descrição da aula.
    • Avaliação da atividade: impressões dos estagiários, dos alunos e do professor da escola sobre as regências.

    Obs: a parte mais importante do pôster é “Avaliação da atividade”, já que as outras estão bem descritas nos planos de aula.

    Entrega e Apresentação:

    • O arquivo do pôster deverá ser entregue para impressão até o dia 24/11 (segunda-feira) na gráfica que fica no térreo na ala central do IFUSP até as 16hs, por isso, tentem chegar com antecedência.
    • As apresentações dos pôsteres serão no dia 27/11 em lugar que ainda será definido.
    • Cada pôster deverá ser apresentado em 5 minutos, o tempo restante será para que todos possam trocar informações sobre as regências.

     

  • Portfólio II

    Os portfólios deverão ser entregues até dia 10/12 (nova data), no escaninho da professora (1º. andar da ala II).

    As notas serão divulgadas no dia 18/12. Nesse mesmo dia haverá aula.