Programação
-
PRÁTICAS EM ENSINO DE FÍSICA
Professora: Cristina Leite
Sala 317 - Ala II
Email: crismilk@if.usp.br
Educadores:
Elrismar - elrismar@gmail.com
Leandro - leandrorabelo@usp.br
Marta - martadesouza@gmail.com
Yuri - yuri.machado@usp.br / Sala 302 B da Ala II / Tel.: 3091-7174
Aulas: Sala 212 - Ala II
Oficinas: Laboratório Didático-Pedagógico (ao lado da sala pró-aluno)
-
Endereços, telefones, alguns horários definidos (mas que podem sofrer alterações), nomes dos professores, pessoas cientes da parceria de estágio, estagiários etc.
-
Exemplo de proposta de estágio, contendo um conjunto de planos de aula.
-
- Apresentação do curso, dos monitores e sua contextualização;
- A sala de aula em discussão: o medo ---> caixa;
- Preenchimento de planilha de disponibilidade para as oficinas;
- Levantamento de expectativas;
- Texto de Larrosa Bondía: Notas sobre a experiência e o saber da experiência (leitura para a próxima aula).
-
Documento entregue na 1a. aula - 20/02 - contendo a apresentação, o programa, o cronograma e os critérios de avaliação do curso.
-
Questionário aplicado na primeira aula - 20/02.
-
Leitura para a próxima aula - 27/02.
-
- Conhecimento dos espaços junto ao Monitor-Educador;
- Levantamento de disponibilidades de datas e horários para atividades nas escolas e outros espaços;
- Definição da escola de estágio para cada aluno;
- Preparação da visita inicial à escola de estágio;
- Apresentação do roteiro de visita;
- Solicitação de cópia do PPP da escola de estágio (caso ainda não tenha sido disponibilizado).
-
Roteiro contendo orientações gerais para a percepção de aspectos importantes do campo de estágio.
-
Roteiro contendo orientações e questões para a 1a. visita à escola, a ser realizada na semana de (17-21)/03.
-
- Discussão sobre o papel dos estágios na formação dos licenciandos a partir do texto do Larrosa;
- PPP – discussão geral: o que é? Como se constrói? Quem constrói? (necessidade e importância de planejar o que acontece na escola);
- Coerência entre PPP e Planejamento didático-pedagógico;
- Texto para estudo: PPP da escola: uma construção coletiva (leitura para a próxima aula).
-
NÃO HAVERÁ AULA E NEM OFICINA.
-
- Atividades Experimentais: discutindo possibilidades na perspectiva de aulas de demonstração, tradicional e laboratório aberto ---> Aulas exemplo: (motor a combustão, aquecimento água e areia, e casinha elétrica).
-
Texto de leitura complementar que poderá auxiliá-los na preparação de 2 dentre 3 possibilidades de aulas na perspectiva da atividade experimental da oficina 3 (24-28/03).
-
Texto de leitura complementar que poderá auxiliá-los na preparação de 2 dentre 3 possibilidades de aulas na perspectiva da atividade experimental da oficina 3 (24-28/03).
-
- Fechamento do PPP;
- Contextualizando as aulas exemplo na perspectiva do PCN e da Proposta Curricular de SP;
- STOA (E1): plano de aula proposto;
- A sala de aula e a diversidade de práticas didáticas;
- Em discussão: a atividade experimental e seus diferentes usos na sala de aula.
-
Leitura para esta aula - 13/03.
-
Arquivo contendo as instruções para a realização da atividade 1 (individualmente ou em grupo), que deverá ser postada no Stoa até dia 04/04 (sexta-feira).
-
Orientações sobre o que deve conter no plano de aula da atividade 1.
-
Arquivo contendo o PCN+ completo de Física (Ensino Médio).
-
Postem aqui seus planos de aula, num arquivo em word, e nomeie o mesmo com seu(s) nome(s), sobrenome(s) e a atividade a que este plano de aula se refere. Por exemplo: yurimachado_atividade1.docx. (individual) ou yuri_leandro_marta_atividade1.docx (em grupo). O arquivo poderá ser postado até às 23:55 do dia 04/04 (sexta-feira).
-
- 1a visita à escola – roteiro de visita ---> STOA (E2): Relatório da 1a visita;
- Conversa com o professor sobre a escolha do tema das aulas propostas.
-
Postem aqui seus relatórios, num arquivo em word, e nomeiem os mesmos com seu(s) nome(s), sobrenome(s) e a visita a que eles se referem. Por exemplo: yurimachado_relatório1.docx. (para quem faz os estágios individualmente) ou yuri_leandro_marta_relatório1.docx (para quem faz os estágios em dupla ou trio). Os arquivos poderão ser postados até às 23h55 do dia 26/03 (quarta-feira).
-
- Parte 1) Preparando 2 dentre 3 possibilidades de aulas na perspectiva da atividade experimental: 1) demonstração; 2) tradicional; 3) aberto.
-
- A sala de aula em discussão: começo, meio e fim de uma aula; planejamento, competências e habilidades desenvolvidas nas aulas;
- Discussão referente a 1a. visita à escola.
-
- 2a. visita à escola – estrutura da aula: começo, meio e fim. Como o professor inicia seu diálogo com a classe, desenvolve o tema e fecha a aula?
-
Roteiro contendo orientações e questões para a 2a. visita à escola, a ser realizada na semana de 31/03 a 04/04.
-
Postem aqui seus relatórios, num arquivo em word, e nomeiem os mesmos com seu(s) nome(s), sobrenome(s) e a visita a que eles se referem. Por exemplo: yurimachado_relatório2.docx. (para quem faz os estágios individualmente) ou yuri_leandro_marta_relatório2.docx (para quem faz os estágios em dupla ou trio). Os arquivos poderão ser postados até às 23h55 do dia 18/05 (domingo).
-
- Parte 2) Preparando 2 dentre 3 possibilidades de aulas na perspectiva da atividade experimental: 1) demonstração; 2) tradicional; 3) aberto ---> STOA (E3: plano das 2 aulas).
-
Site do Lapef que contém vídeos de aulas (para o Ensino Fundamental) baseadas em abordagens experimentais de investigação. Os vídeos poderão ajudar, principalmente, aqueles que quiserem desenvolver este tipo de abordagem nas aulas de regência.
-
- Apresentação e discussão dos planejamentos iniciais feitos pelos grupos.
-
- 3a. visita à escola – estrutura da aula na perspectiva das competências e habilidades. Quais as competências e habilidades desenvolvidas na aula assistida?---> STOA (E4) apresentando ao professor as propostas de aulas.
-
Roteiro contendo orientações e questões para a 3a. visita à escola, a ser realizada na semana de (14-18)/04.
-
Postem aqui seus relatórios, num arquivo em word, e nomeiem os mesmos com seu(s) nome(s), sobrenome(s) e a visita a que eles se referem. Por exemplo: yurimachado_relatório3.docx. (para quem faz os estágios individualmente) ou yuri_leandro_marta_relatório3.docx (para quem faz os estágios em dupla ou trio). Os arquivos poderão ser postados até às 23h55 do dia 18/05 (domingo).
-
- Simulação da aula 1: discussão e acertos.
-
- Discussão das aulas propostas: analisando o plano de aula, as expectativas e os medos.
-
- Regência 1.
-
Postem aqui seus relatórios, num arquivo em word, e nomeiem os mesmos com seu(s) nome(s), sobrenome(s) e a visita a que eles se referem. Por exemplo: yurimachado_relatório4.docx. (para quem faz os estágios individualmente) ou yuri_leandro_marta_relatório4.docx (para quem faz os estágios em dupla ou trio). Os arquivos poderão ser postados até às 23h55 do dia 01/06 (domingo).
-
Postem aqui seus planos de aula, num arquivo em word, e nomeiem os mesmos com seu(s) nome(s), sobrenome(s) e a regência a que eles se referem. Por exemplo: yurimachado_plano1.docx. (para quem faz os estágios individualmente) ou yuri_leandro_marta_plano1.docx (para quem faz os estágios em dupla ou trio). Os arquivos poderão ser postados até às 23h55 do dia 25/05 (domingo).
-
- Finalização da preparação da aula 2.
-
- Discussão da 1a. aula: desafios e conquistas.
-
- 5a visita - Retorno dos alunos e professores sobre a aula ministrada. Conversa com os alunos e professores sobre um retorno da aula ministrada. Qual foi a impressão do professor a respeito da aula?
-
- Simulação da aula 2: discussão e acertos.
-
- Avaliando a aula dada: o que e como avaliar? Como rever?
-
- 6a. visita - Regência 2 ---> STOA (E5): relato das 2 aulas ministradas.
-
- GREVE.
-
-
Os portfólios deverão ser entregues até dia 30/06 (segunda-feira), no escaninho da professora (1o. andar da ala II).
Obs.: o serviço de emails da USP está com problemas, por isso o email encaminhado a todos os alunos sobre os portfólios pode não ter chegado. Assim, pedimos que aqueles que virem esta mensagem avisem, por gentileza, os demais alunos.
-
-
-
- Simulação da 1a. regência para os educadores e demais colegas.
-
- 3 momentos pedagógicos.
-
GREF, a problematização, os 3 momentos e Freire: uma síntese
-
Postem aqui seus planos das aulas para Segunda Regência do 2º semestre. Lembrem-se que esse plano de aula deve estar fundamentado na perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos do Delizoicov.
O arquivo deve ser em word, e nomeado com seu(s) nome(s), sobrenome(s) e o título da atividade. Por exemplo: yurimachado_planodeaula1.docx. (para quem faz os estágios individualmente) ou yuri_leandro_marta_planodeaula1.docx (para quem faz os estágios em dupla ou trio). Os arquivos poderão ser postados até às 23h55 do dia 08/10.
-
O pôster da atividade dos Três Momentos Pedagógicos deverá ter tamanho padrão de 90 cm por 120 cm e contemplar as seguintes informações:
- Cabeçalho: nome dos alunos, da disciplina e da professora.
- Informações sobre escola: nome da escola, nível de ensino (ex: 9° ano E.F. ou 3° ano E.M.), nome do(a) professor(a) e as datas que ocorreram as regências.
- Descrição da atividade: tema da sequência de aulas, objetivos pretendidos, estratégias utilizadas, recursos utilizados e breve descrição da aula.
- Avaliação da atividade: impressões dos estagiários, dos alunos e do professor da escola sobre as regências.
Obs: a parte mais importante do pôster é “Avaliação da atividade”, já que as outras estão bem descritas nos planos de aula.
Entrega e Apresentação:
- O arquivo do pôster deverá ser entregue para impressão até o dia 24/11 (segunda-feira) na gráfica que fica no térreo na ala central do IFUSP até as 16hs, por isso, tentem chegar com antecedência.
- As apresentações dos pôsteres serão no dia 27/11 em lugar que ainda será definido.
- Cada pôster deverá ser apresentado em 5 minutos, o tempo restante será para que todos possam trocar informações sobre as regências.
-
Os portfólios deverão ser entregues até dia 10/12 (nova data), no escaninho da professora (1º. andar da ala II).
As notas serão divulgadas no dia 18/12. Nesse mesmo dia haverá aula.