Programação

  • LABORATÓRIO DE MECÂNICA 2014

    • Guias de Laboratório e roteiros das sínteses e relatórios de todas as experiências do semestre. NÃO IMPRIMA inteiro. Esta apostila é reescrita ao longo do semestre, à medida que avançamos nas atividades do laboratório. Na semana anterior a cada experimento, você receberá impresso o material referente a ele. A apostila fica aqui principalmente para você repor sua cópia caso não a encontre quando precisar. 

    • Equipe de professores, experimentos programados, calendário e critérios de aprovação. NOTE A MUDANÇA DE HORÁRIO da monitoria a partir de 7/4.

    • Tarefas da disciplina em forma de calendário

  • 17/02/14 a 21/02/14. Eventos Aleatórios - primeira aula

    Apresentação da disciplina: proposta, objetivos, critério de aprovação.

    Uso do Moodle e testes prévios aos experimentos.

    Início da experiência sobre eventos aleatórios.

  • 24/02/14 a 28/02/14. Eventos Aleatórios - segunda aula

    Realização do experimento com muitos eventos.

    Conclusão da discussão da teoria: desvio padrão vs. desvio-padrão da média.

    ENTREGA DA SÍNTESE: até 13/3

    O conteúdo da síntese está indicado na última página da apostila do experimento "Eventos Aleatórios"

    Não se esqueçam da monitoria: Juan das 13 às 15 e Fernando das 20 às 22, toda sexta-feira, na sala 208 da Ala 2.

  • 10 e 14/3 Pêndulo Físico - tomada dos dados

    Parte experimental do pêndulo físico: Medidas do período do pêndulo de diferentes maneiras e verificação da influência do tempo de resposta na cronometragem e sua flutuação estatística no resultado final.

    ENTREGA DA SÍNTESE do Pêndulo Físico: até 27/03 (Quinta-feira até às 23h30min)

    O conteúdo da síntese está indicado na última página da apostila do experimento "Pêndulo Físico"

    Antes de você chegar na aula, você deve ter respondido o Teste sobre o experimento Pêndulo Físico, que segue abaixo.

  • 17 e 21/3 - Pêndulo Físico, 2a parte

    Esta aula será na sala de computadores (sala 210 da Ala Central) e está destinada a reduzir os dados obtidos no experimento de medida do período do pêndulo, conduzido na aula da semana 10-14/3. Você precisa ter respondido o questionário abaixo, referente ao texto sobre o método dos mínimos quadrados que você recebeu na sala, ATÉ O INÍCIO da aula (17 ou 21/3, conforme sua turma for 1 ou 2,3,4, respectivamente). Por favor, traga seus dados digitados em uma planilha, para que você possa usar seus dados nas planilhas que vamos montar em classe.

  • 24 e 28/3 - Pêndulo Simples, parte 1

    Nesta semana, iniciaremos o experimento de pesquisa dos parâmetros que influenciam o período de um pêndulo simples, tomando os dados referentes aos itens 1 e 2 do guia de laboratório

  • 31/3 e 4/4 - Pêndulo Simples, parte 2

    Nesta semana, daremos continuidade ao experimento de pesquisa dos parâmetros que influenciam o período de um pêndulo simples, tomando os dados referentes aos itens 3 e 4 do guia de laboratório. Temos também o questionário abaixo para responder, sobre o texto do Anexo VII, distribuído em sala.

  • 7 e 11/4 - Pêndulo simples, final

    Nesta aula, iremos à sala de micros (210 da Ala Central) para analisar os dados que tomamos nas duas aulas anteriores. Por favor, tragam seus dados digitados em uma planilha, assim poderão ver como estão seus resultados e discuti-los conosco.

  • 14 a 21/4 - Recesso

    Recesso escolar. Retomamos dia 25/4. Não esqueça que o primeiro relatório tem que ser entregue até 24/4!

  • 25 e 28/4 - Forças Centrais

    Nesta aula, estudaremos o comportamento de um corpo sob ação de uma força central, ou seja, que aponta sempre para um mesmo ponto, como, por exemplo, a força do Sol sobre a Terra. Este experimento cabe inteiro em uma aula.

  • 5 e 9/5 - Trabalho mecânico vs. energia térmica

    Exploraremos a diferença de ordem de grandeza nas quantidades de energia envolvidas no movimento dos objetos com as liberadas ou incorporadas nas transformações químicas ou na mudança de temperatura dos materiais. Esta experiência será realizada em apenas uma aula.

  • 12 e 16/5. Esferas em meio viscoso, parte 1

    Nesta aula, tomaremos os dados e, na próxima semana, faremos a análise do experimento e determinaremos os resultados.

  • 19 e 23/5 - Esferas em meio viscoso, parte 2

    Esta aula será na sala de micros (210 da Ala Central), onde vamos analisar os dados que tomamos na aula passada. Traga seus dados digitados em uma planilha, a fim de aproveitar bem a aula.

  • 26 e 30/5 - Colisão bidimensional.

    Vamos realizar o experimento de colisão entre dois puques na mesa de ar. Não deixe de responder o teste prévio, que está logo abaixo, antes do início da aula!

  • Tópico 14

    2 e 6/6. Prova

    Prova sobre os métodos de análise de dados usados na elaboração das sínteses e relatórios entregues ao longo do semestre.

    LOCAL DA PROVA

    A turma 1 (Diurno, segunda-feira) fará a prova no Auditório Novo 2. Não esqueçam de trazer calculadora e régua. A turma 3 do diurno e as duas turmas do noturno farão a prova na sala 202 da Ala 2.

  • Prova auxiliar

    Prova exclusivamente para os estudantes que ficariam reprovados pela nota da prova regular. Não serve como substitutiva, veja informação  inicial.

    Dia 27/06/2014, sexta-feira, às 20:00 horas, na Sala 202 da Ala 2.

    • Turmas 2 e 4: Média calculada sem as notas da Reposição de Síntese ou Relatório nem da Prova auxiliar.

      Turmas 1 e 3: Média final, inclui reposição e prova auxiliar.

  • Reposição e Prova Auxiliar

    Destaque

    Notas do relatório ou síntese de reposição e da prova auxiliar. Veja as informações iniciais para o critério de cálculo da média final, uma vez que a Prova Auxiliar não é substitutiva.

  • Tópico 17