Programação

  • Arquivos gerais

  • História do Ensino Superior

    • ANASTASIOU, Léa G. C. Metodologia de Ensino na Universidade Brasileira: elementos de uma trajetória. In: CASTANHO, Sérgio.; CASTANHO, Maria Eugência. Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas: Papirus, 2001.

    • CUNHA, Luiz A. Ensino Superior e Universidade no Brasil. In: LOPES, Eliana M. T. et al (orgs). 500 anos de Educação no Brasil. 2a ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 151-204.

    • Prezados pós-graduandos,

      Essa tabela servirá de modelo para a que deverá ser completada por vocês usando  o Texto Principal 1 de Léa Anastasiou como texto balizador.

      Profa Glaucia


    • Prezados pós-graduandos,

      Nesse espaço vocês deverão anexar a tabela completada por vocês usando  o Texto Principal 1 de Léa Anastasiou como texto balizador. O prazo é até o dia 04 de maio.

      Profa Glaucia



  • 2a parte aula de 05 de maio

    • Caros pós-graduandos,

      Os dois textos a seguir complementam a discussão dos modelos que vamos fazer na primeira parte da aula. Leiam, por favor.

      E pensem em uma resposta para a seguinte questão:

      "Baseado nos modelos apresentados, comente sobre uma experiência anterior em outra instituição de ensino. Qual modelo mais influenciou na construção deste cenário? Vale um intercâmbio, a instituição de graduação, pós e outros."

      Até amanhã,

      Profa Glaucia

  • A Universidade no século XXI

    • SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade do Século XXI: para uma Reforma Democrática e Emancipatória da Universidade. Revista Educação, Sociedade e Culturas, 23, 2005, p.137-202. 

    • Neste espaço vocês devem inserir 3 questões que vocês elaboraram em relação ao texto de Boaventura de Souza Santos.

      Profa Glaucia

    • SOUSA, RP., MIOTA, FMCSC., and CARVALHO, ABG., orgs. Tecnologias digitais na educação [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. 276 p. ISBN 978-85-7879-065-3. Available from SciELO Books 

    • Insira aqui a resposta para a seguinte questão:

      Levante pelo menos 4 prós e 4 contras para o ensino EAD (baseado nos textos oferecidos) e explique a relação que existe entre o EAD e a Universidade no século XXI.

  • Saberes da docência

  • Tendências pedagógicas

    • FARIAS, M.I. et al. Fundamentos da prática docente: elementos quase invisíveis. In: _____ Didática e Docência: aprendendo a profissão. Fortaleza: Liber Livros, 2008. p. 31-51.

    • Inserir um resumo das principais ideias do texto 5.

    • Documentário “Quando sinto que já sei” (2014, 88 minutos, Brasil)

    • A partir do documentário “Quando sinto que já sei”, listem os conceitos de tendências pedagógicas que chamarem sua atenção por sua aplicabilidade no ensino superior e anexem aqui. 

      Tragam por escrito para facilitar a discussão no horário da aula.

      Prazo: terça-feira, 31 de maio, até 18h.

  • Diretrizes Curriculares Nacionais

  • Projeto Político Pedagógico

    Destaco parte da Resolução das Diretrizes Curriculares para os Curso de Química

    O projeto pedagógico de formação profissional a ser formulado pelo curso de Química deverá explicitar: 

    a) o perfil dos formandos nas modalidades bacharelado e licenciatura;

     b) as competências e habilidades – gerais e específicas a serem desenvolvidas;

     c) a estrutura do curso; 

    d) os conteúdos básicos e complementares e respectivos núcleos; 

    e) os conteúdos definidos para a Educação Básica, no caso das licenciaturas; 

    f) o formato dos estágios;

     g) as características das atividades complementares; 

    h) as formas de avaliação.

    • VEIGA, I. P. A. Projeto Político-Pedagógico: continuidade ou transgressão para acertar?. In: ______. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político-Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. p.13-45.

    • Destaque as ideias principais do texto/vídeo da Profa Ilma Passos Veiga.

    • ANASTASIOU, L.G.C. Propostas curriculares em questão: saberes docentes e trajetórias de formação. In: CUNHA, M. I. Reflexões e Práticas em Pedagogia Universitária. Campinas: Papirus, 2007. p. 43-61.

    • A construção de um Projeto Político Pedagógico é resultado de reflexões e questionamentos feitos por um grupo que engloba professores, coordenadores e diretores. Imagine que você faz parte desse grupo e que na universidade em que trabalha haverá a abertura de um novo curso.  A partir do vídeo “Como fazer o PPP funcionar” (https://www.youtube.com/watch?v=s_tnaiuAksM) e do exemplo concreto do projeto político pedagógico do curso de Licenciatura em Química, elabore um fluxograma com os itens fundamentais para a construção do Projeto Político Pedagógico desse novo curso e pontue a importância desses itens. Qual a importância do Projeto Político Pedagógico para um curso de graduação?

      Veja modelo de fluxograma no arquivo anexo, mas o mesmo pode ser maior ou menor, de acordo com as suas ideias.

    • Projeto Político Pedagógico diferenciado

  • Metodologias de Ensino e Aprendizagem

    • LEAL, R B. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista Iberoamericana de Educación. v. 37, n.5, p.1-6, 2005. Disponível em: <http://www.rieoei.org/1106.htm>. Acesso em: 12 abril 2015.

    • LEVINSKI, E.Z.; CORREA, C.T.; MATTOS, M. Docência Universitária: O Planejamento da disciplina e organização da aula. In: FÁVERO, A.A.; TONIETO, C.; ODY, L.C. (Orgs). Docência Universitária: Pressupostos teóricos e perspectivas didáticas. Campinas: Mercado de Letras, 2015.

    • Comente a afirmativa …

      “Quando o professor exacerba um método ou uma técnica, poderá estar privilegiando alguns alunos e excluindo outros, e, mais ainda, deixando de realizar singulares experiências didáticas que o ajudariam aperfeiçoar sua prática docente e possibilitar ao aluno variadas formas de aprender. Ainda arriscar a trabalhar o saber de diferentes formas, percorrendo criativos trajetos em sala de aula.”                                                                                             (LEAL, 2005, p.4)

    • Diante das metodologias apresentadas nos textos disponibilizados, como você (já docente) atuaria em sala de aula, escolhendo uma metodologia que auxilie na aprendizagem em sua área? Justifique a resposta.

  • Avaliação da aprendizagem

    Destaque
    • MENDES, Olenir M. Avaliação Formativa no Ensino Superior: reflexões e alternativas possíveis. In: VEIGA, Ilma P.A.; NAVES, Marisa L. P. (Orgs). Currículo e Avaliação na Educação Superior. p. 175-183. Araraquara: Junqueira & Marin, 2005. 

    • MASETTO, Marcos T. Processo de avaliação e processo de aprendizagem. In: ­­______Competência Pedagógica do Professor Universitário. 2ª ed. p. 165-179. São Paulo: Summus, 2012.

    • Para a atividade da próxima semana propomos a leitura do texto "O ato de avaliar a aprendizagem" bem como um vídeo do mesmo autor (Cipriano Carlos Luckesi) disponível no link:
      https://www.youtube.com/watch?v=JqSRs9Hqgtc

      A partir desse texto e do vídeo, responda:

      Pergunta 1: Um ponto que se ressalta em relação à avaliação do aprendizado é a diferença entre “examinação” e “avaliação”. Como podemos definir essa diferença? Em nossas escolas, os professores mais examinam ou mais avaliam? Pensando nisso, você acredita que a substituição de um exame por uma avaliação, juntamente com uma auto-avaliação, teria algum poder transformador na educação? 

      Pergunta 2: Com base nas experiências vivenciadas na graduação/ensino médio, e considerando as disciplinas “bases”, ou outras de sua escolha, você acredita que a maneira pela qual foram feitas as avaliações realmente permitem que o aluno mostre seu conhecimento na totalidade???? Caso você tenha tido alguma experiência diferenciada em relação à avaliação somativa tradicional, seja ela positiva ou negativa, comente-a e discuta como ela afetou o seu aprendizado.

  • Sobre o novo Ministério da Educação

    • Caros pós-graduandos,
      Encaminho um link muito interessante no qual Luiz Carlos de Freitas comenta as indicações do Ministro da Educação para 
      a Secretaria Executiva do MEC e do INEP.
      Boa leitura!
      Profa Glaucia

  • Avaliação

    • Prezados pós-graduandos,

      A ficha de avaliação encontra-se no arquivo anexo. A correção para atribuição de uma nota será feita apenas a partir das respostas da primeira questão e será baseada nos seguintes critérios:

      AVALIAÇÃO DAS RESENHAS

      1. compreensão da mensagem do autor: tema, problema, tese, linha de raciocínio, idéia central e idéias secundárias   Nota: 1,0  até 5,0
      2. interpretação da mensagem do autor: corrente filosófica e influências, pressupostos, associação de idéias, crítica        Nota: 1,0  até 5,0
      3. reelaboração da mensagem do autor, com base na contribuição pessoal.                  Nota: 9  a 10


      Na nota final também levarei em conta as respostas dadas nas tarefas ao longo da disciplina.

      Profa Glaucia

  • Apresentação AMR