Programação

  • Apresentação do curso

    O arquivo pdf contém objetivo do curso (apresentar escolas de pensamento econômico contemporâneas comumente não abordada por manuais), o programa e os critérios de avaliação (uma prova intermediária e um trabalho final) 

  • 1 - Questões Metodológicas

    Este tópico discute temas de Filosofia da Ciência. Como comparar teorias rivais? Diversidade de abordagens é algo positiva ou negativa? Adotamos a perspectiva da Epistemologia Evolucionária, que afirma que o progresso científico depende de a) pluralismo (livre entrada no mercado de idéias) e b) espírito crítico.

    Leitura obrigatória:
        Barbieri, F. Introdução à Filosofia da Ciência (pdf)
           Resumo da filosofia da ciência, sob ponto de vista popperiano

    Leituras complementares:

    1-     Barbieri, F. e Feijó, R. Metodologia do Pensamento Econômico. São Paulo: Atlas, 2013.
             Manual sobre metodologia da economia. Ver também livro de M Blaug sobre o tema publicado pela EDUSP.

    2-    Popper, K. R. Conjecturas e Refutações. São Paulo: Cultrix.
             Leia primeiro capítulo, com o mesmo título do livro. Resumo do pensamento do autor.
        
     3 -   Bartley III, W.W. Rationality versus the Theory of Rationality. In: Bunge, M.(ed.) The Philosophy Critical Approach to Science and. Londres: Collier-Macmillan, 1964.
            Este capítulo é a  base do discurso empregado na aula.

      4 - Prychitko, D. L. Why Economists Disagree: an introduction to the alternative schools of thought. Albany: State University of New York Press, 1998. 
          Primeiro capítulo, pgs. 1-16.


  • 2 - Escola Neoinstitucional

    A Economia dos custos de transação.

    Fundamentos: 

       Ronald Coase e os custos de transação

       Simon e a a racionalidade limitada

    Vertente Macro:

       Douglas North e relação entre matriz institucional e desempenho econômico

    Vertente Micro:

       O. Williamson e as estruturas de governança

      E. Ostrom e a governança dos recursos comuns

    Direitos de propriedade: Alchian e Demsetz

    Leitura obrigatória:
    FARINA. E.M.M.Q., AZEVEDO, P.F. e SAES, M.S.M. Competitividade: Mercado, Estado e Organizações. São Paulo, Editora Singular, 1997. Capítulos 1, 2 e 3.

    Leitura Complementar:
    1 - COASE, R.H. “The Nature of the Firm”. Economica, no. 4, 1937. Reprinted in COASE, R.H.  The Firm, the Market and the Law. Chicago: Chicago University Press, 1990.
    2- NORTH, D. “Economic Performance Through Time”. Lecture to the memory of Alfred Nobel, December 9, 1993. Published in  The American Economic Review,Vol.84,No.3.,1994.


  • 3 - Escola da Escolha Pública

    A escolha pública ou economia da política ou lógica da ação coletiva aplica o pressuposto de auto-interesse a políticos e funcionários públicos, permitindo que se realize uma abordagem comparativa de instituições que leve em conta falhas de governo, além das falhas de mercado.

    os tópicos abordados nas aulas são:

    lPressupostos comportamentais
    Alguns Precursores: a escola francesa
    Alocação política e eficiência
    Votação
    Rent seeking
    Burocracia
    Regulação
    Macroeconomia do déficit público
    Grupos: a lógica da ação coletiva

    A leitura básica em portugues é:
    TULLOCK, G. SELDON, A. e BRADY. G.L. Falhas de Governo. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, caps. 1-5.
    ou 
    ALVES, A.A. e MOREIRA, J.M. O Que é a Escolha Pública? Principia, 2004.
    ou 
    BUTLER, E.  Escolha pública: um guia. São Paulo: Bunker Editorial, 2015.





  • 4 - Escola Austríaca

    •Leitura obrigatória:
    •BARBIERI, F. O Processo de Mercado na Escola Austríaca Moderna. Dissertação de Mestrado. FEA-USP, 2002, capítulo 1, “o processo de mercado e o problema do conhecimento”.
    •Leitura Complementar:
    • DE SOTO, J. H. A Escola Austríaca. Lisboa: Espírito das Leis, 2005 ou São Paulo: IMB,  2010.
    •IORIO, U. Ação, Tempo e Conhecimento. São Paulo, IMB.
    •HAYEK, F.A. Economia e Conhecimento. São Paulo, LVM, 2019.
    •HAYEK, F.A. A Pretensão do  Conhecimento. In: Carneiro, Clássicos da Economia, vol. 2.
    •MISES, L. Ação Humana. São Paulo: IMB, caps. 4,11,20.
    •KIRZNER, I. Competição e Atividade Empresarial. Rio de Janeiro: IL, 1986. ,caps. 1,  2 e 3.

    topicos a serem estudados nas aulas

    •Apresentação da Escola Austríaca (EA)
    •EA: principais autores e suas obras
    •Características Fundamentais da EA
    •Metodologia
    •Menger: entre teoria e história
    •Mises: a Economia como a Ciência da Ação Humana
    •Hayek: Economia e  complexidade
    •A Catalática (Microeconomia)
    •Hayek: A Teoria Austríaca do Processo de Mercado
    •Kirzner: A Teoria da Atividade Empresarial
    •As Flutuações (Macroeconomia)
    •Böhm-Bawerk: A Teoria Austríaca do Capital
    •Hayek: A Teoria Austríaca dos Ciclos Econômicos
    •Instituições
    •Mises: sistemas econômicos comparados – liberalismo, intervencionismo, socialismo
    •Hayek: evolução e ordens espontâneas


  • 5 - Abordagem de Complexidade

    topicos estudados:
    - Introdução: economia e complexidade
    - complexidade e emergência
    - auto-organização e interdisciplinaridade
    - modelos baseados em agentes
    - economia evolucionária

    leitura obrigatória
    FREITAS, G. G. Economia e Sistemas Complexos. Cap, secao 4. São Paulo: FEA-USP – dissertação de mestrado, 2003. 
    BARBIERI, F. Hayek e a Complexidade. - Introdução do texto de Hayek sobre metodologia dos fenomenos complexos. Manuscrito.


    Leituras sugeridas na área
    lTESFATSION. L. JUDD, K. (ed.) Handbook of Computational Economics: agente-based computational economics. Vol 2.  Amsterdam: North-Holland, 2006.
    lARTHUR, B. et all. (ed). The Economy as an Evolving Complex System II. Santa Fé Institute, 1997.
    lJohnson, S.          Emergência: a dinâmica de rede em formigas, cérebros, cidades e softwares. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
    lHolland, J. H.   Hiden Order: how adaptation builds complexity Cambridge: Perseus, 1995.
    lPage, S. E. e Miller, J. H. Complex Adaptive Systems: na introduction to computational models of social life. Princeton: Princeton University Press,  2007.
    lMITCHELL, M.   Complexity: a guided tour. Oxford: Oxford University Press, 2009.
    lFlake, G. W. The Computational Beauty of Nature. Cambride: MIT Press, 1998.


  • 6 - Economia Comportamental

    Topicos
    - empirismo e racionalidade
    - heurísticas e vieses de escolha
    - nudges e paternalismo libertário


    •Leitura obrigatória
    •ÁVILA, F. e BIANCHI, A.M. Guia de Economia Comportamental.  São Paulo: EconomiaComportamental.org: 2015. Capítulo 1.
    •Leituras complementares
    • KAHNEMAN, D. Rápido e Devagar – Duas formas de pensar. Ed.Objetiva.
    •KAHNEMAN, D.;TVERSKY, A. Prospect Theory: Na Analysis of Decision under Risk. Econometrica, v. 47 (2), p. 263-291, 1979.
    •THALER, R.; SUNSTEIN, C. Nudge: O Empurrão para a escolha certa. Campus
    •CAMERER, C.F. e LOEWENSTEIN, G. Behaviour Economics: past, present and future.

  • trabalho final

  • Tópico 9

  • Tópico 10