Programação
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Espaço destinado à apresentação de dúvidas relacionadas a aspectos formais ou questões operacionais da disciplina. Caso seja necessário apresentar a dúvida de modo privado, envie um e-mail para direitoeequidadedegenero2020@gmail.com
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Objetivos: a) Sensibilizar para a problemática da equidade de gênero; b) Promover a cultura da equidade de gênero na FD; c) Estimular a naturalização da liderança feminina na academia e no mercado de trabalho.
Espera-se ao final do curso que discentes participantes:
● Compreendam os principais conceitos relacionados a relações de gênero no âmbito acadêmico e no mercado de trabalho na área jurídica (SABER)
● Desenvolvam olhar crítico para compreender desigualdades de gênero e estratégias eficientes para ampliar a naturalização da liderança feminina (OLHAR/FAZER)
● Desenvolvam empatia (OLHAR/FAZER)
● Desenvolvam capacidade de colaboração interpessoal e em grupo independentemente do gênero (OLHAR/FAZER)
● Possam multiplicar os aprendizados para outros ambientes, especialmente o acadêmico, por meio de práticas e projetos (FAZER)
Metodologia: a disciplina será oferecida por meio de aulas expositivo-participativas, atividades em monitoria, palestras com convidadas externas com projeção em suas áreas de atuação, discussões e elaboração de projeto sobre equidade de gênero.
Avaliação
Atividades de monitoria + elaboração do projeto. Não haverá provas.Critérios:
30% - realização das atividades assíncronas individuais
10% - autoavaliação (como eu avalio minha contribuição para o projeto?)
30% - avaliação da dupla de monitoras sobre o processo (como percebeu o engajamento de cada discente na elaboração do projeto e nos dias de monitoria? como foram as entregas parciais e a evolução do trabalho?)
30% - avaliação das professoras sobre o produto final (como ficou o conteúdo e a apresentação?)
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Bibliografia obrigatória
Moodle - Edições anteriores da disciplina: conhecer a história que vem sendo construída e que, agora, vocês tomam parte, promovendo o encontro, ainda que indireto, entre as pessoas que estão e aquelas que já realizaram esse percurso de sensibilização pedagógica-formativa. Disponível em: https://linktr.ee/equiddgenerofdusp
Bibliografia complementar
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. TEDGlobal 2009. Disponível: <https://www.ted.com/talks/chimamanda_ngozi_adichie_the_danger_of_a_single_story/transcript?language=pt>. Acesso em 02 jul. 2023.
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Indicar (1) uma expectativa para o curso e (2) indicar 3 temáticas em ordem de preferência com as quais gostaria de desenvolver o projeto proposto, apresentando breve justificativa (3 a 5 linhas). A montagem dos grupos será feita considerando, quando possível, as informações prestadas.
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Aula 2 (18/08) - A UNIVERSIDADE: a interseccionalidade como ferramenta de análise para compreensão das relações de gênero e de raça na FDUSP
Bibliografia obrigatória
PRUDENTE, Eunice Aparecida de Jesus. Racismo estrutural. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, n. 55, p. 23-34, 2019. Disponível em <https://juslaboris.tst.jus.br/handle/20.500.12178/169160>.
CEREZETTI, Sheila Christina Neder et al. Interações de gênero nas salas de aula da Faculdade de Direito da USP: um currículo oculto?. (Cátedra UNESCO de Direto à Educação). Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito, 2019. Disponível em: <www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/988>. Acesso em 29 junho. 2023.
Bibliografia complementarGONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Organização Flávia Rios e Márcia Lima. Rio de Janeiro: Zahar, 2020. p. 139-154. (Por um feminismo afro-latino-americano) / (No arquivo pdf: p. 126-136)
ASSIS, Dayane N. Conceição de. Interseccionalidades. Salvador: UFBA, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências; Superintendência de Educação a Distância, 2019. (E-book). Disponível em <https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30892/1/eBook%20-%20Interseccionalidades.pdf>. Acesso em 23 jun. 2023. -
Aula 3 (25/08) - A JUSTIÇA: mais mulheres na Justiça? Reflexões sobre a “voz diferente” na composição de gênero e racial do Poder Judiciário.
Bibliografia obrigatória
BONELLI, Maria da Glória; SCIAMMARELLA, Ana Paula; KAHWAGE, Tharuell Lima. Composição de gênero e racial do judiciário e a perspectiva de uma diversidade transformadora da justiça brasileira. In SEVERI, Fabiana Cristina. Reescrevendo decisões judiciais em perspectivas feminista: a experiência brasileira. Ribeirão Preto-SP: IEA / FDRP-USP, 2023. p. 123-148. Disponível em <https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1018>. Acesso em 29 jun. 2023.
Bibliografia complementarKAHWAGE, Tharuell Lima; SEVERI, Fabiana Cristina. O argumento da “voz diferente” nas trajetórias profissionais das desembargadoras do TJPA. Revista Direito e Práxis, vol. 13, núm. 1, pp. 367-394, 2022. Disponível em <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/article/view/49176>. Acesso em 29 jun. 2023>.
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Instruções gerais sobre o projeto
Combinados para o trabalho em grupo
Definição do recorte específico e ideação dos formatos
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Individualmente, cada membro/a do grupo deverá apresentar ao menos 01 material bibliográfico levantado sobre o tema (livro, capítulo, artigo científico, pesquisa, etc.) e 01 material artístico que possa auxiliar no processo de sensibilização a respeito da temática (música, poesia, podcast, documentário, filme, etc.). O conteúdo servirá de subsídio para as discussões e definição do conteúdo da cartilha e material didático.
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Aula 5 (15/09) - A CIDADE: a quem pertence a cidade? Mulheres na linha de frente da luta por moradia e a questão da reprodução social
Bibliografia obrigatória
CARLOS, Ana Fani Alessandri. Segregação socioespacial e o "Direito à Cidade". GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 24, n. 3, p. 412-424, 2021. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2020.177180. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/177180. Acesso em: 29 jun. 2023.
MAESTRO, Irene. O papel histórico das mulheres nas lutas territoriais. In IBDU - Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico. Direito à Cidade: uma visão por gênero. São Paulo: IBDU, 2017. p. 48-55. Disponível em <https://drive.google.com/file/d/1PTI9hQJFtV-YZxHLRgFmukzeWqh2aNe3/view>. Acesso em 02 jul. 2023.
Bibliografia complementarARRUZZA, Cinzia; BHATTACHARYA, Tithi; FRASER, Nancy. Feminismo para os 99%: um manifesto. Trad. Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2019. p. 97-123
SILVESTRE, Helena. Del punto cero al futuro: Luchas por vivenda y apuntes para una gramática feminista de organización. In GAGO, Verónica. La Internacional Feminista: luchas en los territorios y contra el neoliberalismo. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Tinta Limón, 2020. p. 57-73. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6994257/mod_folder/content/0/La%20Internacional%20Feminista%20-%20HELENA%20SILVESTRE.pdf>-
Com base nos texto indicados para leitura e nas exposições realizadas em sala de aula, redija um breve texto (no máximo 1 página) sobre como a assim chamada “crise de cuidado” e as lutas em torno da cidade se entrelaçam na sua vida.
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Bibliografia obrigatória
MAEDA, Patrícia; SEVERI, Fabiana. Decisões judiciais sobre assédios e violências praticados contra trabalhadora mãe. Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano, Campinas, v.6, p. 1-30, 2023. Disponível em <http://revistatdh.org/index.php/Revista-TDH/article/view/147>. Acesso em 29 jun. 2023.
NICOLI, Pedro Augusto Gravatá; DUTRA, Renata Queiroz. Direitos trabalhista como direitos LGBTI+: uma leitura queer dos retrocessos sociolaborais no STF. Revista Direito e Práxis, Rio de Janeiro, V. 13, n. 2, p. 1289-1318, 2022. Disponível em <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/article/view/66661>
Bibliografia complementarPERROT, Michele. A história feita de greves, excluídos & mulheres (entrevista). Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 8(2): 191-200, outubro de 1996. Disponível em <https://www.scielo.br/j/ts/a/hCz6hk5rrJhGRCMn7zSyMHP/?lang=pt>. Acesso em 29 jun. 2023
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Organização Flávia Rios e Márcia Lima. Rio de Janeiro: Zahar, 2020. p. 49-64. (A mulher negra na sociedade brasileira: uma abordagem político-econômica) / (No arquivo pdf: p. 43-57) -
Paridade, equidade e igualdade na jurisprudência do Tribunal Europeu de Direitos Humanos e na Corte Internacional de Direitos Humanos e sua projeção nos Estados - com Profa. Dra. Itiziar Gomes Fernandez (Universidad Carlos III de Madrid)
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Discussão do pré-projeto enviadoDelimitação do cronograma do projeto
Seleção dos formatos e recursos para atingir os objetivos do projeto
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CANCELADA: Aula 8 (06/10) - A EMPRESA: potencialidades e limites da pauta da “diversidade” no mundo corporativo
Bibliografia obrigatória
CEREZETTI, Sheila Christina Neder. A promoção de igualdade de gênero na administração de companhias abertas: primeiras reflexões. Revista de Direito Mercantil, Industrial, Econômico E Financeiro Núm. 164-165, 2013. https://vlex.com.br/vid/promocao-igualdade-genero-na-593111274
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Redija um breve texto (no máximo 1 página) com uma reflexão sobre a manifestação e o impacto dos vieses inconscientes no ambiente de trabalho em relação a grupos minorizados e as possíveis estratégias para mitigar os seus efeitos.
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Discussão do pré-projeto enviado
Delimitação do cronograma do projeto
Seleção dos formatos e recursos para atingir os objetivos do projeto
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Entrega do pré-projeto: documento contendo uma explicação das escolhas do grupo com relação ao recorte do tema, objetivos específicos e formato dos produtos finais, além de um detalhamento da estrutura e planejamento do trabalho (datas e responsáveis). O documento deverá demonstrar o avanço de pesquisa feito sobre o tema que justifique as escolhas feitas.
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Aula 10 (10/11) - A CIÊNCIA: ausência e invisibilização das mulheres e pessoas negras nos espaços institucionais de construção do conhecimento.
Bibliografia obrigatória
AUPA. Jaqueline Goes de Jesus: “Não consigo ver um futuro melhor para o Brasil se o boicote à ciência continuar acontecendo, seja pelo descrédito, seja pelo negacionismo”. Online. Disponível em <https://aupa.com.br/jaqueline-goes-de-jesus-nao-consigo-ver-um-futuro-melhor-para-o-brasil-se-o-boicote-a-ciencia-continuar-acontecendo-seja-pelo-descredito-seja-pelo-negacionismo/>. Acesso em 31 jul. 2023
MORAES, Fernando Tadeu. ‘Trago a minha história para a ciência que eu faço’, diz Adriana Alves pesquisadora negra da USP. Reportagem Folha de S. Paulo de 20 de maio 2018. Disponível em <https://www.geledes.org.br/trago-minha-historia-para-ciencia-que-eu-faco-diz-adriana-alves-pesquisadora-negra-da-usp/>. Acesso em 31 jul. 2023.
GORZIZA, Amanda; BUONO, Renata. Efeito tesoura para mulheres na ciência. Revista Piauí, Jun. 2023, online (seção igualdades). Disponível em https://piaui.folha.uol.com.br/o-efeito-tesoura-para-mulheres-na-ciencia/. Acesso em 7 jul. 2023
Bibliografia complementarBECHARA, Ana Elisa Liberatore Silva. (In)Equidade de gênero e ensino jurídico: o papel da pós-graduação para a representação feminina no Direito. Revista Da Faculdade de Direito, Universidade De São Paulo, v. 116, n.1, 2021, 299-315. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/192240>. Acesso em 02 jul. 2023.
PARENT IN SCIENCE. Produtividade acadêmica durante a pandemia: efeitos de gênero, raça e parentalidade. Levantamento realizado pelo Movimento Parent in Science durante o isolamento social relativo à Covid-19. 2020. Disponível em: <https://327b604e-5cf4-492b-910b-e35e2bc67511.filesusr.com/ugd/0b341b_81cd8390d0f94bfd8fcd17ee6f29bc0e.pdf?index=true>. Acesso 29 jun. 2023.
JESUS, JAQUELINE G.. Jaqueline Goes de Jesus. Mulher faz ciência: dez cientistas, muitas histórias - Volume 3. 1ed.: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), 2021, v. 3, p. 17-20. Disponível em <http://www.fapemig.br/media/filer_public/1d/03/1d03dc2b-625d-40e8-b4d2-ce9586a76342/mulher_faz_ciencia_vol3_2021.pdf>.
ROBEIRO, Fernanda Teixeira. Por que as mulheres são maioria na pós-graduação, mas ocupam menos da metade dos cargos de docência nas universidades? Jornal da UNESP, mar. 2023, online. Disponível em <https://jornal.unesp.br/2023/03/03/por-que-as-mulheres-sao-maioria-na-pos-graduacao-mas-ocupam-menos-da-metade-dos-cargos-de-docencia-nas-universidades/>. Acesso em 7 jul. 2023.-
Faça uma pesquisa e escolha uma mulher que foi ou é um expoente no campo das ciências. Escreva um breve relato de sua trajetória (no máximo 1 página), identificando, ainda, as razões pelas quais você decidiu escrever sobre ela.
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Preparação para a apresentação final e identificação de estratégias de divulgação
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Entrega da primeira versão (final preliminar). Envio de todos os produtos em sua versão final preliminar para que as professoras e monitoras troquem percepções e façam sugestões de aprimoramentos.
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Aula 12 (24/11) - O PODER POLÍTICO: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo?” A disputa pela institucionalidade e o “fazer político” coletivo das mulheres
Bibliografia obrigatória
CAMPOS, Ligia Fabris. Litígio estratégico para igualdade de gênero: o caso das verbas de campanha para mulheres candidatas. Revista Direito Práxis, v. 10, n. 1, 2019, pp. 593-629. Disponível em <https://www.scielo.br/j/rdp/a/6kKRTFLdr67yVwqSbMGmkbG/abstract/?lang=pt>. Acesso em 02 jul. 2023.
Bibliografia complementar
AzMina. Você teria estômago para ser candidata?. Disponível em:
LIMA, Jairo., MODA CIRINO, Samia., FELICIANO, Júlia. (2022). Representatividade de mulheres no Brasil e Argentina: de excluídas da esfera política a eleitas sem paridade de participação. Estudios de Derecho, v. 79, n. 174, p. 88-116. Disponível em <https://revistas.udea.edu.co/index.php/red/article/view/348680/20810609>. Acesso em 02 jul. 2023
Fraser, Nancy. O feminismo, o capitalismo e a astúcia da história. Mediações, v. 14, n. 2, 2009,, pp. 11-33. Disponível em <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/4505/3782>. Acesso em 02 jul. 2023 -
Apresentação final (5 min por grupo)
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Os materiais devem ser revisados a partir dos comentários da apresentação preliminar e enviados pelo Moodle até o dia 29/11. As convidadas receberão previamente os materiais de modo que a apresentação deverá se centrar nos elementos essenciais de cada um dos produtos (exemplo, público-alvo, recorte do tema, objetivos específicos, conteúdo e outras observações ou trechos que o grupo julgar interessantes).
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Esperamos que tenham gostado do curso. Achamos essencial recebermos um feedback de vocês para aprimorá-lo ainda mais.
Seria muito importante que vocês dedicassem um tempo para respondê-lo (cerca de 5 a 10 minutos). As respostas são anônimas.
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