Programação
-
Cálculo da Média
((Pré-Projeto)+2*(Projeto))/3 + Nota Quest. 1 + Nota Quest. 2 + Nota Poster.
Nota Quest.1 - Questionário Projeto - no máximo 0,5
Nota Quest.1 - Questionário Projeto - no máximo 0,5
Nota Poster - no máximo 0,5
Irei enviar para cada grupo o projeto com as observações.
Atenciosamente, profa. Daniela
-
No dia 09 de dezembro de 2023 foi realizada a 1a Mostra de MAT 1500, um pequeno evento com o intuito de divulgar os projetos de estágio desenvolvidos pelos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, dentro das 4 turmas da disciplina de Estágio Supervisionado.
Os 23 projetos, apresentados em formato de pôster, foram desenvolvidos no decorrer do ano em escolas públicas, abrangendo práticas no Ensino Fundamental e Médio.Abaixo fotos do evento e dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos das Turmas 48 e 52, orientados pela Profa. Daniela, pela Educadora Aline e pelas professoras e professores regentes: Cátia, Eduardo, João Paulo, Patrícia, Sílvio, Tábata e Wilson.Parabéns a tod@s! -
Neste primeiro encontro de MAT 1500, foram dadas as informações do curso, bem como proposta a mudança de horário de ambas as turmas para 9:20 a 11:00.
Abaixo estão os arquivos do apresentação feita no encontro e o texto para leitura.
-
Conforme informado no 1o encontro, peço que por gentileza preencham o formulário abaixo.
-
Neste encontro, a educadora Aline apresentou uma análise do texto Sobre a Ideia de Projeto, de Nilson José Machado.
Em seguida, as professoras e os professores regentes se apresentaram e os grupos foram formados.
Materiais
- Texto: Sobre a Ideia de Projeto, de N. J. Machado (Capítulo 1 do Livro)
- Texto: Trabalho de Projecto e Aprendizagem Matemática, de P. Abrantes
- Formação dos Grupos
Tarefa para o próximo encontro
- Leitura dos dois textos para discussão
- Consolidação dos grupos
- Responder ao Forms disponível no e-disciplinas
-
1) Termo de Compromisso
3 vias assinadas e carimbadas por
- diretor/a da escola
- professor/a da escola
- estagiário/a
- docente do IME
- diretor/a do IME
1 via fica na escola, 1 via fica no IME, 1 via fica com o/a estagiário/a
2) Ficha de Registro de Estágio
Deve ser preenchido toda vez em que for na escola, o/a professor/a regente deve assinar
3) Relato de Estágio - Google Formulário
Deve ser preenchido toda vez em que for na escola, educadores/as e docente acompanham
4) Carta de Apresentação
5) Portaria USP referente a Seguro
Algumas Escolas e Diretorias de Ensino têm solicitado -
Neste encontro, a educadora Aline fez uma apresentação sobre Competências Socioemocionais em Educação.
Em seguida, os grupos foram consolidados.
Materiais
- Slides Apresentação Aline
- Configuração Final dos Grupos
-
Neste encontro, foram apresentadas algumas tendências em Educação Matemática, com o propósito de subsidiar a elaboração dos projetos e atividades dos grupos.
As tendências apresentadas foram:
- Resolução de Problemas
- Educação Matemática Crítica
- Matemática Recreativa
Materiais slides das apresentações
-
No início do encontro, foram apresentadas as orientações para a elaboração do Pré Projeto.
Data de entrega 15/07
Na sequência, foram apresentadas algumas concepções sobre Abordagem Histórica no Ensino de Matemática e Modelagem Matemática
Materiais
- Orientações Pré-Projeto
- Slides Abordagem Histórica
-
Neste encontro, a educadora Aline fez uma apresentação sobre Etnomatemática, e em seguida os grupos se reuniram para discutir sobre o pré-projeto.
-
Neste encontro, foram dadas as devolutivas dos pré-projetos.
Tarefa para próximo encontro
Cada grupo deve trazer uma atividade a ser desenvolvida no encontro para análise dos colegas.
Referências
Sequências Didáticas
-
Execução e análise das atividades de cada grupo.
Responder ao formulário abaixo, incluindo uma foto da atividade realizada. O formulário deve ser preenchido até 12:30 do dia 26/08.
https://forms.gle/tpSrhLFXkJ1JMJv56
__________________________________________________________________________________________
Entrega do Projeto 07/10
Formatação PDF - Letra Arial – tamanho 12pt – espaçamento simples – 10 a 15 páginas
Rubricas para Avaliação do Projeto
0,0 a 2,0 Formatação e Introdução
0,0 a 2,0 Objetivos e Metodologia
0,0 a 2,0 Diversidade/Adequação das Atividades
0,0 a 2,0 Referencial Teórico
0,0 a 2,0 Articulação com as Referências
-
No encontro do dia 16/09, o tema será Avaliação.
Tarefa para as/os estudantes: Ler o texto Avaliação e Educação Matemática, de Paulo Abrantes, para desenvolver uma atividade em aula sobre o texto. Vocês podem dividir entre os integrantes do grupo a leitura do material.
Na segunda parte da aula, a educadora Aline fará uma apresentação sobre Análise de Erros.
-
Neste encontro foram discutidas as datas de reposição do calendário, em seguida a discussão sobre Avaliação foi retomada.
Durante o período de greve, não pudemos realizar 3 encontros: 30/09 - 07/10 - 21/10. Estes encontros serão repostos nos dias 28/10 - 18/11 - 02/12.
A data de entrega dos projetos foi remarcada para 08/11.
CRONOGRAMA FINALIZAÇÃO DO CURSO
28/10 Retomada das aulas e discussão sobre Avaliação
11/11 Apresentação dos grupos: Tábata (grupo Guilherme) e Aplicação (grupo Bárbara Espuny)
18/11 Apresentação dos grupos: Cátia e Aplicação (grupo Jaíne)
25/11 Apresentação dos grupos: Sílvio, Wilson e Aplicação (grupo Anna Beatriz)
02/12 Apresentação dos grupos: Eduardo, Tábata e Aplicação (grupo Ivan)
09/12 Encerramento do Curso - Mostra dos Trabalhos
Apresentações Duração de 30 minutos
Objetivo Compartilhar com a classe o projeto idealizado/desenvolvido.
Todos os integrantes do grupo devem participar da apresentação
-
-
-
-
-
-
-