Programação

  • Locais do estágio, distribuição do tempo e avaliação


    Locais de estágio

    O estágio em docência deve ocorrer, necessariamente, em equipamentos do sistema educacional público ou no setor educativo de museus que trabalhem na perspectiva da educação inclusiva. 

    Não são aceitos estágios em instituições privadas ou sem fins lucrativos e/ou em instituições que realizem atendimento de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação em serviços segregados (classes ou escolas especiais ou instituições especializadas). 

    Os estágios podem ocorrer em unidades educacionais das etapas da educação básica educação infantil e/ou ensino fundamental, bem como em centros ou classes de educação de jovens e adultos, escolas bilíngues para surdas/os, escolas quilombolas, do campo ou indígenas. 

    Para fins de Relatório de Estágio, discussões sobre caracterização do território, da unidade educacional, bem como levantamento bibliográfico, poderão ser desenvolvidas individualmente ou até em trios. Entretanto, a elaboração e a redação da articulação entre tais elementos e a experiência de acompanhamento do percurso escolar da turma acompanhada durante o estágio são, necessariamente, registros individuais. 

    Distribuição do tempo de estágio  

    2 horas - busca e definição de local de estágio;

    3 horas - mapeamento da rede de proteção social do território que envolve pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no entorno da unidade educacional (saúde e assistência social) e de educação (Diretoria Regional de Educação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - DRE/SME-SP ou município da grande São Paulo ou Diretoria de Ensino da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo - DE/Seduc-SP), bem como de outros espaços e serviços públicos de atenção a pessoas com deficiência (das área de cultura - biblioteca, museu etc.; esporte, lazer);

    5 horas - visitação a um (ou mais) equipamento(s) de atenção (na área de saúde, assistência social ou educação) à pessoa com deficiência no território de abrangência da unidade educacional;

    10 horas - reconhecimento da unidade educacional: 

    . caracterização geral (espaço físico e acessibilidade arquitetônica - pode ser feita uma planta da escola, número de turmas, número de estudantes e de professoras/es, composição da equipe pedagógica, número de estudantes classificados nas categorias deficiência, TGD e AH/S, formação das/os professoras/es sobre educação especial na perspectiva inclusiva);

    . estudo sobre o projeto político-pedagógico (PPP) (ao escolher a escola, fazer contato e ter autorização para fazer o estágio, tente acessar o PPP no site, blog ou outro; ou solicite-o na própria escola): o objetivo é obter informações gerais da unidade educacional e conhecer se e como este documento incorpora a perspectiva inclusiva no atendimento de estudantes com deficiência, transtorno globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação;

    . estudo sobre o regimento da unidade escolar e suas interfaces com o compromisso de atender esse alunado;

    . apropriação da documentação pedagógica da turma de classe comum que acompanhará (planejamento anual da/o professora/or, planos de aula, plano de atendimento educacional especializado para as/os estudantes do público da educação especial);

    5 horas - contato com o equipamento responsável pela organização da educação especial na rede de ensino a qual a unidade educacional (UE) é integrante (no caso de a unidade educacional ser municipal paulistana, trata-se, em nível regional, do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (Cefai), vinculado, cada um dos 13, a uma Diretoria Regional de Educação (DRE). Para quem desenvolver o estágio em UE da Rede Estadual de Ensino de São Paulo, o contato deve ser feito com a Diretoria de Ensino (DE) para conhecer como se organiza a educação especial e quais as ações nessa instância regional de gestão da política de educação.  Quem optar por fazer estágio em outros municípios, é preciso que me contate para definir como realizar esta atividade. O desenvolvimento do estágio em museus não tem esta possibilidade de contato e quem optar por essa instituição deverá me procurar antes de iniciar as atividades);

    20 horas - na UE (realizar contato com turma(s) que tenham estudantes do público da educação especial matriculados; observar aula(s) de um único docente ou em mais de uma turma; fazer estudo sobre acessibilidade arquitetônica; conhecer equipamentos e materiais disponíveis na escola para uso desses estudantes; conversar com profissionais da UE (funcionárias/os técnicas/os-administrativas/os, da alimentação, limpeza e segurança, caso tenha na UE; outras/os professoras/es ou educadoras/es); na UE, observar o trabalho desenvolvido na classe comum com matrículas de estudantes classificados nas categorias deficiência, TGD e AH/S, observar recreio, entrada e saída, refeitório, sala das/os professoras/es); fazer visitação junto ao serviço de educação especial na unidade educacional (sala de recursos multifuncionais - SRM ou outro), conhecer os equipamentos e materiais disponíveis na SRM, na classe comum em outros ambientes da unidade educacional; conversar com a/o professora/or regente da SRM para saber se o atendimento educacional especializado (AEE) é  se é realizado no contraturno ou se no formato colaborativo, qual a sua organização (se individual, em grupos e, neste caso, qual(is) critério(s) para sua composição), quantos dias e tempo do atendimento). Perguntar também se há outro tipo de atendimento de educação especial na escola (por exemplo: atendimento itinerante e outros); e se as/os estudantes fazem algum tipo de atendimento nas áreas de saúde, assistência social ou outros;

    5 horas - busca de literatura e de legislação (Política de educação especial da Seduc-SP ou da RME-SP ou de outra localidade; sobre acessibilidade) para subsidiar articulações teórico-práticas;

    10 horas - elaboração do relatório descritivo-analítico - o template do relatório já está disponível.

    Avaliação

     A frequência mínima para aprovação nesta disciplina também é de 73%, o que significa o direito a ter duas faltas de um total de oito encontros presenciais. A nota final é expressa numa escala numérica de 0 (zero) a 10 (dez), obtida em: avaliação contínua sobre a participação da/o estudante em orientações de estágio e sobre a produção do relatório de estágio.

    Orientação geral

    Registre as atividades, impressões, dúvidas, análises em diário de campo (Mais informações disponíveis em: 

    https://conceito.de/diario-de-campo      

    https://1library.org/article/di%C3%A1rio-campo-dispositivos-para-constru%C3%A7%C3%A3o-de-dados-informa%C3%A7%C3%B5es.zgx1gg8q)