Kursthemen
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Objetivos da aula
1. Conceituar planejamento e gestão ambiental (socioambiental)2. Mostrar a diversidade de instrumentos de planejamento e gestão ambiental atuais e suas principais aplicaçõesSinopse
1. P&GA e o ciclo de vida de um projeto 2. O contexto de P&GA: interação entre agentes 3. Visão geral e tipologia de ferramentas de P&GA 4. Principais diretrizes e referências normativas
Objetivos de aprendizagem
1. Formar uma visão abrangente do conjunto de ferramentas de planejamento e gestão ambiental e de suas principais aplicações
Videoaulas
1a. parte http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=25070
2a parte http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=25090
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Atividade prática: Trabalho sobre impactos comparados de produtos de base mineral. Veja o enunciado abaixo.
Trabalho a ser realizado em duplas, em duas partes: preparação de plano de trabalho (30%) e trabalho final (70%). Critérios de avaliação:
- Plano de Trabalho
- Demonstra compreensão clara dos objetivos do trabalho
- Demonstra avanço no desenvolvimento conceitual do trabalho, proporcional ao tempo transcorrido
- Demostra avanço na identificação de fontes de dados e informações pertinentes e acessíveis e são apresentadas referências pertinentes ao tema
- Trabalho final- Demonstra compreensão clara do objetivo do trabalho
- Emprega metodologia apropriada e fontes de dados adequadas ao objetivo do trabalho
- Descreve satisfatoriamente os processos produtivos, o escopo ("fronteiras") e as unidades funcionais
- Apresenta conclusões coerentes com os resultados
- Formatação, diagramação e correção nas citações e referências
- Apresentação oral
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Objetivos da aula:
1. Explorar a pergunta ‘Por que as empresas fazem planejamento e gerenciamento ambiental?’2. Apresentar os principais motivadores de planejamento e gerenciamento ambiental das organizaçõesSinopse:
1. Questão: Por que as empresas fazem planejamento e gestão ambiental? 2. Motivadores legais: 2a. Visão geral no Brasil 2b. Licenciamento ambiental 2c. Proteção da biodiversidade 2d. Crimes ambientais 3. Motivadores de mercado: 3a. Investimentos e financiamento 3b. Clientes 4. Motivadores sociais: Licença social 5. O conceito de de práticas de responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG).
Objetivos de aprendizagem:
1. Conhecer os principais motivadores externos de gestão ambiental2. Conhecer os principais esquemas atuais de certificação de processos produtivos de base mineralLigações úteis:
Conheça algumas iniciativas de certificação socioambiental no setor mineral: 1. IRMA-Initiative for Responsible Mining Assurance https://responsiblemining.net/ "The Initiative for Responsible Mining Assurance (IRMA) is the answer to a global demand for more socially and environmentally responsible mining. IRMA offers true independent third-party verification and certification against a comprehensive standard for all mined materials that provides ‘one-stop coverage’ of the full range of issues related to the impacts of industrial-scale mines." 2. Responsible Jewellery Council https://www.responsiblejewellery.com/ "The Responsible Jewellery Council helps companies of all sizes, throughout the jewellerey supply chain, meet the rising ethical demands of peers, consumers, financial institutions and civil society" 3. Aluminium Stewardship Initiative https://aluminium-stewardship.org/ "The Aluminium Stewardship Initiative (ASI) is a global non-profit standards setting and certification organisation. We bring together producers, users and stakeholders in the aluminium value chain with a commitment to maximise the contribution of aluminium to a sustainable society. Working together, we aim to collaboratively foster responsible production, sourcing and stewardship of aluminium." 4. Responsible Steel https://www.responsiblesteel.org/ "A not-for-profit organisation, ResponsibleSteel is the industry’s first global multi-stakeholder standard and certification initiative.The world’s largest materials industry, steel generates a turnover of 1 trillion US dollars and is 10 times larger than the aluminium industry, 7½ times larger than the copper industry and 4 times that of the cement industry." -
Neste tópico, são estudados os fundamentos e os principais modelos de sistemas de gestão ambiental, com ênfase no modelo da norma ISO 14001. Serão vistos fundamentos, conceitos e requisitos selecionados da norma. O tópico é desenvolvido em duas aulas expositivas. Recomenda-se consultar a versão brasileira da norma ISO 14001: 2015, disponível na biblioteca (https://www.poli.usp.br/bibliotecas), acessando o ícone "gedweb". Adicionalmente, pode-se consultar também a norma ISO 14004: 2018.
Objetivos das aulas
1. Expor o conceito e os fundamentos de sistemas de gestão 2. Apresentar as normas da série ISO 14000 3. Apresentar requisitos de planejamento de um sistema de gestão ambiental 4. Apresentar os requisitos de apoio e de operação de um sistema de gestão ambientalSinopse
1 A função ambiental nas organizações 2 Modelos de sistemas de gestão e breve histórico 3 As normas da série ISO 14000 4 Fundamentos de sistemas de gestão 5 Requisitos da norma ISO 14001
Objetivos de aprendizagem
1. Conhecer os principais elementos de um sistema de gestão ambiental 2. Familiarizar-se com o ciclo PDCA 3. Assimilar o conceito de aspecto ambiental 4. Compreender a importância da concatenação de ações no planejamento e implantação de um sistema de gestão ambientalVideoaulas
Parte_1_1 http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=10089
Parte_1_2 http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=9788
Parte_1_3 http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=10090
Parte_2_1 http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=10129
Parte_2_2 http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=10246
Atividade prática em aula (1): Examinar políticas de gestão de algumas empresas
(3) https://www.vale.com/documents/d/guest/politica_global_de_sustentabilidade_vale
e responder: Atendem aos requisitos da ISO 14001: 2015?Atividade prática em aula (2): Listar aspectos ambientais de uma instalação de britagem e classificação
Atividade prática em aula (3): Listar cinco elementos do componente “Planejamento” da norma ISO 14001 e explicar sua função em um sistema de gestão ambiental
Notícia: Recertificação da norma ISO 14001, Brasil MIneral, 24 de março de 2020: https://www.brasilmineral.com.br/noticias/recertificac%C3%A3o-da-norma-iso-14001
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Atividade prática: Identificação de aspectos e impactos ambientais de uma oficina de manutenção de equipamentos pesados de uma mina. Veja o enunciado abaixo.
Fontes recomendadas para consulta:
ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. Sistemas de gestão ambiental – Diretrizes gerais para a implementação, NBR ISO 14004: 2018.
Gobierno Vasco. Identificación y Evaluación de Aspectos Ambientales. 2009. Disponível http://200.57.73.228:75/pqtinformativo/GENERAL/UV/Documentos_por_area/Auditoria_Ambiental-AA/Identificaci%C3%B3n%20%20y%20Evaluaci%C3%B3n%20de%20Aspectos%20Ambientales.pdf
Peña, A.C. Aspectos ambientales. Identificación y evaluación. Madrid: AENOR Ediciones, 2007.
Sánchez, L.E. Capitulo 7 de Avaliação de Impacto Ambiental: Conceitos e Métodos. São Paulo: Oficina de Textos, 2020, 3ª. ed.
Critérios de avaliação:- Apresentação de uma lista completa de atividades, sem lacunas evidentes e com suficiente nível de detalhe
- Apresentação de uma lista completa de aspectos, sem erros conceituais
- Apresentação de uma lista completa de impactos, sem confusão com aspectos ambientais
- Caracterização adequada de cada aspecto ambiental
- Fundamentação adequada para enquadramento quanto a requisitos legais (menção dos principais requisitos aplicáveis)
- Indicação adequada de mitigação
- Indicação adequada de monitoramento
- O relatório contém (1) título (2) data (3) identificação dos membros do grupo (4) objetivos (5) referências apresentadas corretamente (caso citadas) (6) correção gramatical e qualidade de diagramação
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Entrega até dia 2 de maio às 23h55'
Atraso na entrega implica 'multa' de dois pontos por semana, a valer a partir do dia seguinte
Entrega de no máximo dois arquivos, um contendo o texto e outro contendo a planilha
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Objetivos da aula:
1. Conceituar auditorias2. Apresentar objetivos e métodos de auditorias ambientais3. Introduzir alguns esquemas de certificação específicos da mineraçãoConteúdo:
1 O papel crescente das auditorias 2 Origem e fundamentos das auditorias ambientais 3 Objetivos e tipos de auditorias ambientais 4 Fundamentos de sistemas de gestão 5 Planejamento e execução de auditorias 6 Requisitos da norma ISO 19011 7 Certificações ISO e outras
Objetivos de aprendizagem:
1. Compreender os propósitos das auditorias ambientais2. Familiarizar-se com procedimentos fundamentais de auditorias3. Conhecer fundamentos de auditorias de sistemas de gestãoVideoaulas no eaulas.usp.br
Parte 1 http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=10970
Parte 2 http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=11173
Parte 3 http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=11713
Parte 4 http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=11714
Ligações úteis:
- Inmetro - acreditação https://www4.inmetro.gov.br/acreditacao
- Inmetro - certificação http://www.infoconsumo.gov.br/qualidade/certificacao.asp
- Certificação IRMA (Initiative for Responsible Mining Association) https://responsiblemining.net/what-we-do/certification/
- Certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative) https://aluminium-stewardship.org/asi-certification/
Rastreabilidade do ouro1. Reportagem "Exclusivo: Apple, Google, Microsoft e Amazon usaram ouro ilegal de terras indígenas brasileiras" https://reporterbrasil.org.br/2022/07/exclusivo-apple-google-microsoft-e-amazon-usaram-ouro-ilegal-de-terras-indigenas-brasileiras/2. Reportagem TV Cultura 25 de julho de 2022 -
Objetivos das aulas:
1. Conceituar estudo de impacto ambiental e avaliação de impacto ambiental2. Propor reflexão sobre as etapas da preparação de um EIA3. Apresentar o conteúdo de um EIA4. Introduzir ferramentas de identificação de impactosConteúdo:
Parte 11 Funções do estudo de impacto ambiental 2 O EIA no processo de avaliação de impacto ambiental 3 Etapas da preparação de um EIA 4 Identificação de impactosParte 21 Estudos de base e Diagnóstico Ambiental 2 Previsões de impacto: ferramentas e exemplosParte 31 Avaliação de significância de impactos 2 Plano de Gestão AmbientalObjetivos de aprendizagem:
1. Compreender as funções de um estudo de impacto ambiental2. Perceber o encadeamento lógico das atividades de planejamento e execução de um EIA3. Familiarizar-se com procedimentos de identificação de impactos4. Compreender as funções dos estudos de base e da análise de impactos em um estudo de impacto ambiental5. Compreender a hierarquia de mitigaçãoVideoaulas em eaulas.usp.br
Parte 1-1 https://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=12068- Ligações úteis
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Exemplo de EIA e RIMA da área de mineração no estado de São Paulo, encontrados no site da CETESB.
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Atividade prática: Identificação de impactos e questões para planejamento de estudos ambientais de uma mina de calcário. Veja o enunciado abaixo.
Critérios de avaliação:
- Identificação satisfatória das atividades pertinentes ao projeto analisado, com suficiente detalhamento para permitir identificação de todos os impactos potencialmente significativos
- Relação satisfatória dos componentes ambientais para fins de identificação de impactos OU listagem adequada de aspectos ambientais
- Identificação satisfatória dos principais impactos (clareza dos enunciados, não há ausência de algum impacto claramente importante)
- Critérios de importância são definidos com clareza e consistentes
- Critérios de importância aplicados de maneira sistemática a todos os impactos identificados
- Classificação e clara indicação de quais são os impactos relevantes
- Questões pertinentes são formuladas para cada impacto relevante
- Resultados esperados são descritos com clareza; há correlação entre o estudo proposto e os resultados esperados
- Os limites da área de estudo são coerentes com os objeticos, não se limitam à área do projeto e não estão descritos como "AID", "AII" ou termo equivalente
- Duração dos estudos compatível com os resultados esperados e há consideração de sazonalidade, quando pertinente
- O relatório contém (1) título (2) data (3) identificação dos membros do grupo (4) objetivos (5) referências apresentadas corretamente (caso citadas) (6) correção gramatical (7) apresenta todos os quadros devidamente preenchidos e (8) boa apresentação gráfica
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Utilize uma das matrizes abaixo para identificação de impactos.
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Entrega dia 12 de junho às 23h55'
Atraso na entrega implica 'multa' de dois pontos por semana, a valer a partir do dia seguinte
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Objetivos da aula:
1. Mostrar a tendência global de crescimento de conflitos sociais em torno da mineração2. Mostrar que conflitos representam custos para as empresas3. Mostrar que muitos conflitos são consequências dos impactos ambientais e sociais de um projeto4. Apresentar enfoques e ferramentas preventivas e boa práticas de relacionamento com comunidadesConteúdo:
1 Tendência global de crescimento de conflitos sociais em torno da mineração 2 Custos para as empresas decorrentes de conflitos sociais 3 Diagnóstico e perfil social 4 Mapeamento de partes interessadas 5 Consulta e engajamento com partes afetadas e interessadas 6 Mecanismos de reclamação 7 Responsabilidade social corporativa 8 Licença social
Objetivos de aprendizagem:
1. Compreender como conflitos sociais afetam ou podem afetar um projeto de mineração2. Compreender a importância de conhecer as partes interessadas e estabelecer um bom diagnóstico antes do início da implantação de um novo projeto3. Conhecer algumas ferramentas selecionadas4. Compreender o duplo significado do termo "risco social"Ligações úteis:
1. Ferramentas e casos sobre mecanismos de reclamação https://www.cao-grm.org/tools-and-resources com destaque para o estudo de caso "A mining and exploration project in a moderately populated rural area with a complicted legacy, under new ownership2. Guia do ICMM sobre Gestión y resolución de preocupaciones y quejas a nivel local: Los derechos humanos en el sector de la minería y los metales (2019) https://www.icmm.com/en-gb/guidance/social-performance/es/preocupaciones-y-quejas
3. Caixa de ferramentas de desenvolvimento comunitário do ICMM https://guidance.miningwithprinciples.com/community-development-toolkit/?lang=es4. Conjunto de ferramentas de avaliação socioeconômica da AngloAmerican https://brasil.angloamerican.com/~/media/Files/A/Anglo-American-Brazil-V3/pdfs/seat3-280415.pdf -
Objetivos da aula
1. Apresentar os objetivos do planejamento de fechamento de mina2. Apresentar as principais atividades relacionadas ao planejamento do fechamento de mina3. Destacar boas práticas selecionadas de planejamento de fechamentoConteúdo
Planejar o fechamento: Por que? Para que? Quando? Como?
Objetivos de aprendizagem
1. Compreender que o planejamento do fechamento deve ser integrado ao desenvolvimento de todo novo projeto2. Compreender que um plano de fechamento é um documento a ser periodicamente atualizado e que planejar o fechamento é muito mais do que preparar e atualizar um planoLigações sugeridas
- IBRAM Guia para Planejamento do Fechamento de Mina: https://ibram.org.br/wp-content/uploads/2021/02/00004091.pdf
- ICMM Integrated Mine Closure: Good Practice Guide: https://www.icmm.com/en-gb/guidance/environmental-stewardship/2019/integrated-mine-closure
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Objetivos das aula
1. Conceituar recuperação de áreas degradadas em geral e na mineração 2. Apresentar a sequência Planejamento-Implementação-Avaliação de RAD na mineração e ciclo PDCA 3. Expor as principais técnicas empregadas para RAD na mineração 4. Apresentar abordagens e ferramentas para avaliação de resultados de RAD na mineraçãoSinopse
Parte I - Planejamento: 1. Usos do solo pós-mineração 2. Conceitos e objetivos de recuperação ambiental na mineração 3. Planejamento da recuperação de áreas degradadas na mineração
Parte II – Implementação, monitoramento e avaliação: 4. Implementação 5. Gestão do processo de recuperação de áreas degradadas 6. Avaliação dos resultados
Objetivos de aprendizagem
1. Compreender que a mineração é um uso temporário do solo e o planejamento do uso futuro deve ser feito durante a preparação do projeto de uma nova mina e ser periodicamente atualizado 2. Compreender a necessidade de avaliar os resultados dos programas de RAD ao longo de sua implementação 3. Familiarizar-se com as técnicas mais usuais empregadas em RAD na mineraçãoLigações sugeridas
- Guia de Recuperação Ambiental de Pedreiras e Minas de Calcário https://social.stoa.usp.br/luissanchez/recuperacao-de-areas-degradadas-land-rehabilitation-ecological-restoration/guia-de-boas-praticas-de-recuperacao-ambiental-em-pedreiras-e-minas-de-calcario- Comitê consultivo comunitário e recuperação ambiental de mina de ilmenita na Austrália- Norrish, R, Lyon, B, Russell, W & Price, G 2019, 'Engaging stakeholders to achieve rehabilitation completion: a case study of the BHP Beenup Project', in AB Fourie & M Tibbett (eds), Proceedings of the 13th International Conference on Mine Closure, Australian Centre for Geomechanics, Perth, pp. 1423-1436 https://papers.acg.uwa.edu.au/p/1915_111_Norrish/-
Palestra presencial para os alunos de PMI-3241 no primeiro oferecimento da disciplina
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Vídeos sobre águas e sobre patrimônio espeleológico apresentados durante a palestra:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7486908/mod_resource/content/1/Apolo_%C3%81guas_2021.mp4
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7486909/mod_resource/content/1/Apolo%20Cavidade%20Paleotoca.mp4