PSA3312 - Diversidade Sexual e de Gênero: uma perspectiva psicanalítica, psicológica e interdisciplinar sobre os saberes científicos, ativistas e populares (2023)
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Última Aula: 28 de junho de 2023 [essa data pode sofrer alterações a depender do calendário letivo].
Horário: quartas-feiras, das 08h30 às 10h30.
Local: sala 22,do Bloco B, no Instituto de Psicologia da USP - Av. Professor Mello Moraes, 1721 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-030
Forma de Avaliação:
Trabalho final: ensaio reflexivo que englobe uma ou mais das temáticas trabalhadas na disciplina (de 5 a 10 laudas, exceto referências bibliográficas).
Deve ser realizado em grupos de 3 a 4 estudantes (estudantes regularmente matriculades devem fazer grupos entre si)
Data de entrega: 28/06/2023
Os critérios de avaliação envolvem:
Marcas autorais de originalidade, dimensão crítica e criatividade
Deve-se usar referências de textos discutidos em aula, mas não restringir-se a esses
Formatação: fonte do tipo times New Roman, tamanho 12; espaço 1,5; margens de 2 cm em todos os lados.
Dúvidas: Para estudantes externes à USP, em caso de dúvidas sobre a localização, entre em contato por aqui.
22/03 - AULA 01
Local: De 22/03 até 10/05 as aulas ocorrerão no Núcleo de Consciência Negra na USP (NCN), no auditório Marta Rossetti Batista. Endereço: Avenida Professor Mello Moraes, Tv. 8, 140 - Vila Universitária (próximo ao CRUSP).
1. [PRIORIDADE] Machado, P. S.. (2005). O sexo dos anjos: um olhar sobre a anatomia e a produção do sexo (como se fosse) natural. Cadernos Pagu, (Cad. Pagu, 2005 (24)). https://doi.org/10.1590/S0104-83332005000100012
2. Fausto-Sterling, A. (2002). Dualismos em Duelo. Capítulo 1 de Sexing the Body: Gender Politics and the Construction of Sexuality. Nova Iorque, Basic Books, 2000. cadernos pagu (17/18) 2001/02: pp.9-79.
29/03- AULA 02
1. [PRIORIDADE] STONE, Sandy. (1987). O Império Contra-Ataca: Um Manifesto Pós-Transexual [1987]. Tradução Livre da 4ª Edição do Texto. Bibliopreta, 2022. (Título Original: The Empire Strikes Back: A Post transexual Manifesto).
2. Silva, F. C. da ., Souza, E. M. F. de ., & Bezerra, M. A.. (2019). (Trans)tornando a norma cisgênera e seus derivados. Revista Estudos Feministas, 27(Rev. Estud. Fem., 2019 27(2)). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n254397
12/04 - AULA 03
1. A T Medrado (2023) - A autorização do corpo Cis - reflexões sobre o direito de ser e de estar na sociedade.
2. Pequeno, Agrippina Cândido Viegas. (2017). CORPOS EM TRÂNSITO: CORPOS TRANSVESTIGENERES E O ESPAÇO PÚBLICO. XII EHA – Encontro de História da Arte – UNICAMP. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/eha/atas/2017/Agrippina%20Candido%20Viegas%20Pequeno.pdf
3. M Wittig (1980) - O Pensamento Hétero 1.
Sugerimos que, se puderem, assistam ao Vídeo abaixo. Se não quiser assistir ao vídeo completo, você pode iniciar a partir do tempo 28:21.
Link para o vídeo completo: Medrado, A. T. (2020). MINIDOCUMENTÁRIO - O que queremos da linguagem? Existiria uma língua perfeita? (a partir do tempo 28:20) https://youtu.be/WWJAjfoker0?t=1701
19/04 - AULA 04
1. [PRIORIDADE] Segato, R. (2021). Gênero e colonialidade: do patriarcado comunitário de baixa intensidade ao patriarcado colonial-moderno de alta intensidade. In Segato, Rita (2021). Crítica da colonialidade em oito ensaios: e uma antropologia por demanda (pp. 92 - 128). Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
1. [PRIORIDADE] Curiel, Ochy. (2018 [2005]). “Gênero, raça, sexualidade: debates contemporâneos” [“Género, raza, sexualidad: debates contemporáneos”], Baptista, M. M. (Org.), Gênero e Performance: Textos Essenciais 1. Coimbra: Grácio Editor, páginas 215-237. http://hdl.handle.net/10773/25237
---> OBS: O artigo acima é da página 215 a 237 !
2. [Leitura complementar]Soares, D. V. (2016). A condenação histórica da orientação sexual homossexual – as origens da discriminação à diversidade sexual humana: violações aos direitos sexuais – reflexos do Brasil Colônia ao Século XXI. Hendu – Revista Latino-Americana de Direitos Humanos, [S.l.], v. 7, n. 1. doi:http://dx.doi.org/10.18542/hendu.v7i1.6003.
3. [Leitura complementar] Senna, A. (2018). A trajetória acadêmica de uma psicóloga, mulher trans e negra na universidade. Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero, 9(2), 304-317. DOI: https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.9.i2.0016
17/05 - AULA 07
1. Collins, Patrícia Hill. Se perdeu na tradução? Feminismo negro, interseccionalidade e política emancipatória. Parágrafo, v.5, n.1, 2017, p.7-16.
2. Collins, Patrícia Hill. Pensamento Feminista Negro. Conhecimento, Consciência e a política do empoderamento. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2019, 493 p.
3. [Leitura complementar] Malfrán, Yarlenis M; Lago, Mara: Feminismo negro: uma contra narrativa ao racismo brasileiro. ANUÁRIO DE LITERATURA (UFSC), v. 24, p. 196-201, 2019.
24/05 - AULA 08
Sobre a Aula 08:
A aula vai estar mais direcionada a explicar: como usar/aplicar o conceito de matriz de dominação de Patrícia Hill Collins em uma pesquisa sobre saúde reprodutiva.
Para isso, sugiro que leiam, os seguintes materiais:
O resumo ampliado da minha tese (a tese está no drive dos materiais da disciplina)
Na sequencia os tópicos que estão nas págs. 80-87; 119-132; 145-150 da tese
1. [PRIORIDADE] Malfrán, Yarlenis M. Políticas públicas de salud trans-específica y de reproducción asistida en Cuba: un análisis feminista interseccional. Tese de doutorado, pp. 118-133.
2. [Leitura complementar] Spade, Dean. Una vida normal: la violencia administrativa, la política trans crítica y los límites del derecho. Barcelona: Bellaterra S. L., 2015. 271 p.
3. [Leitura complementar] Malfrán, Yarlenis M; Núñez Geni. ; Lago, Mara. Epistemicídio e necropolíticas trans: considerações decoloniais sobre cenas cinematográficas latino-americanas. Epistemologias do Sul, v. 5, p. 92-114, 2021.
31/05 - AULA 09
1. [PRIORIDADE] Malfrán, Yarlenis M. Políticas públicas de salud trans-específica y de reproducción asistida en Cuba: un análisis feminista interseccional. Tese de doutorado, pp. 118-133.
2. [Leitura complementar] Pérez Navarro, Pablo. ¿Es la reproducción siempre ya heterosexual? Encrucijadas: Revista Crítica de Ciencias Sociales, España, v. 17, n. 1, p. 1-22, 30 jun. 2019. Disponible en: https://recyt.fecyt.es/index.php/encrucijadas/article/view/79179
07/06 - AULA 10
Discutiremos o texto “Luto e melancolia” de Freud (1917) e também os capítulos: “A posição esquizo-paranóide” (pág. 36 a 50) e “A posição depressiva” (pág. 80 a 94) de Hanna Segal (1975) sobre a obra Melanie Klein.
14/06 - AULA 11
Discutiremos o texto “Freud e a melancolia do gênero” (páginas 84 a 94) de Judith Butler que está no livro Problemas de gênero. Observem que nesta aula serão retomadas ideias dos textos da aula anterior, sobretudo os capítulos supracitados de Hanna Segal sobre a obra de Melanie Klein.
28/06 - AULA 12
Aula aberta - Corpos Marginais
Data de entrega do trabalho de conclusão da disciplina