Topic outline
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(2) 2023-03-14
Sobre organização e comunicação
- foram abertos 8 grupos - google doc. Grupos imprevistos (pessoas com as quais não se costuma trabalhar)
- verificar se estudantes da disciplina que não são da turma 021, estão no grupo de zap.
(1) 2023-03-07
Gente, estamos, aqui, animadas com a proposta para a disciplina. Nesse semestre trabalharemos eu, Adriana Marcondes, Babi Palhuzi, monitora da pós e Vivícius Rocha, monitor da graduação. Início: 14 de março, terça-feira, 10:00hs. Dia importante para debater as questões endereçadas a essa disiciplina, o formato que desenvolveremos e iniciar as posições conceituais . Até lá!
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O que houve na primeira aula:
- apresentação do histórico da disciplina, da equipe (adriana, Babi e Vinícius) e de alguns posicionamentos perante a produção do Fracasso Escolar.
- apresentação das questões que endereçam à disciplina
- discussão sobre o formato (constituição dos grupos-imprevistos; comunicação; avaliação)
OBS: quem não for da turma 021, avisar alguém da turma 021 para ser inserido(a) no grupo de zap da sala, pois a comunicação sobre a constituição dos grupos se dará por lá. Estão matriculados 76 estudantes e serão 8 grupos.
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da 1a para 2a aula:
- Escrever: (i) questões que endereçam à disciplina (escrever mais precisamente) e, também, (ii) reflexões, registros de frases, pensamentos e palavras em relação à primeira aula. Importante cada pessoa ir constituindo sua escritura e os percursos de pensamento.
- Ler texto de Carlos Rodrigues Brandão (O que é Educação)
BRANDÃO, Carlos Rodrigues, O que é Educação? São Paulo: editora Brasiliense 2007. Ler dois capítulos: (i) Educação: isto e aquilo e o contrário de tudo e (ii) Sociedade contra o Estado: classe e educação.
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TEXTO: DRUMMOND, Carlos Drummond [1902-1987]. Um escritor nasce e morre. In Contos de Aprendiz. São Paulo, Companhia da Letras, 2012. (em anexo, envio o livro)
Trazer para a aula: texto escrito (até uma página) sobre história escolar, sobre o percurso e as marcas na vida escolar. Para ser socializado.
OBS: Sempre escrever as reflexões a partir de leituras e discussões em aula. Levantamos uma questão no dia 21: como se materializa nas pessoas a educação colonizadora. Seria bom todes escreverem esses "comos". -
(aula depois da semana santa)
Violência simbólica e educação
(ler capítulo de Patto e escolher um dos dois textos referentes à Bourdieu)
PATTO, M. H.: A miséria do mundo no terceiro mundo (187-222). In Mutações do cativeiro: escritos de psicologia e política. São Paulo: Hacker Editores/EDUSP, 2000)
https://mariahelenasouzapatto.site/livros/ - site com todos os livros, artigos e capítulos escritos por Maria Helena Souza Patto
https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldel.../search... - link para Livros Abertos USP, há os livros de Patto
E... escolher um dos textos abaixo, referentes à discussão Bourdieu (i) e/ou (ii)
(i) NOGUEIRA, M.A.; NOGUEIRA, C.M. Um arbitrário cultural dominante. Revista Educação. Biblioteca do Professor: Bourdieu pensa a Educação. São Paulo, vol. 5, Especial: Biblioteca do Professor, Bourdieu pensa a Educação. São Paulo, Editora Segmento. p.36-45, set. 2007
(ii) BOURDIEU, P., CHAMPAGNE, P. Os excluídos do interior. In. BOURDIEU, P. (org). A miséria do mundo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. pp. 481-486. (EM ANEXO, livro inteiro)
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- retomar leituras da aula anterior visando responder à indagação sobre como o processo de colonização se materializa nas pessoas.
- Trazer uma obra que dê visibilidade a relações de opressão e e assujeitamento.
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Gente, combinamos de discutir, a partir de texto de Foucault, a relação entre micropoderes e resistência.
FOUCAULT, M. (1973). A verdade e as formas jurídicas. Tradução: Roberto Cabral de Melo Machado e Eduardo Jardim Morais. Rio de Janeiro: Nau Ed.1996.
LER: conferências 4 e 5 - p. 79-126 (priorizar a conferência 5).
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AULA PASSADA - discutimos sobre micropoderes e sobre o poder como algo que se dá em relação, ele é exercício. Terminamos comentando o conto (Drummond) em que um gesto, uma fala, cria existência e rompe com aquilo que impede a vida (a variação, a diferenciação, a expansão).
PARA AULA DE 02/05:
- ler texto de Gilles Deleuze: "Post-Scriptum: sobre as sociedades de controle". Questões: como a resistência se opera nessa forma de governar? Como relacionar essa forma ao campo do educativo?
COMPLEMENTAR: Quem tiver interesse, envio o livro de Suely Rolnik, "Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada" em que discute sobre o conceito de micropolítica. Gosto muito do prefácio escrito por Paul Preciado.
Bora lá.
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Encerrar parte do curso Micropoderes e resistência com podcast:
Podcast "Vidas Negras", Tiago Rogero, 2020
Episódio 'De onde a sua família veio?' sobre Carolina Maria de Jesus.
Clique o link https://open.spotify.com/episode/2nmfUuz1UACEIpJ1qaasoZ
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DOIS MATERIAIS: (1) texto e (2) documentário
(1) TEXTO - FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: ed Paz e Terra, 2005. Ler capítulo1, páginas 31 a 64
(2) DOCUMENTÁRIO: As 40 horas de Angicos
Clique o link https://sesctv.org.br/programas-e-series/paulo-freire/?mediaId=000429cb1923a0e363b4c42ae4bcd799 para abrir o recurso.
(OBS: no link estão disponíveis cinco documentários sobre a vida e a obra de Paulo Freire)
FORMATO AULA -(i) discutir em grupo questões apresentadas em arquivo em anexo (arquivo: percurso e questões_aula Paulo Freire), e (ii) discussão em grupão.
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1. definir avaliação
2. Ler (Paulo Freire)
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia, saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2002.
Ler: (i) as primeiras palavras; (ii) capítulo 1 - Prática docente: primeiras reflexões.
Para essa aula, apenas ler o material.
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Reflexões das exigências do ato de ensinar e aprender
1.Apresentação em grupo do capítulo Prática docente: primeiras reflexões do livro Pedagogia da Autonomia.
Duas questões para inspirar a discussão dos grupos:
Como compreendem o processo de construção da autonomia? Qual a relação com o processo de mudança da realidade e a autonomia?FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia, saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2002.
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1. Encerrar a discussão de Pedagogia da autonomia;
2. Ler bell hook.
Ler:
(i) Introdução (p. 09 a 24);
(ii) Capítulo 1 - Pedagogia engajada (p. 25 a 36).HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
Para essa aula, apenas ler o material.
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Apresentação dos cadernos coletivos
Contaremos com as apresentações de dois grupos sobre a produção dos cadernos coletivos e abriremos para discussão.
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Semana de Psicologia
Entre os dias 19 e 23 de junho acontecerá a Semana de Psicologia, as atividades acontecerão nos auditórios do Instituto de Psicologia. A organização e a programação do evento pode ser acompanhada pelo perfil no instagram: @semanapsicousp
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Apresentação dos cadernos coletivos
- Nesta aula daremos continuidade às apresentações dos cadernos coletivos de 6 grupos e abriremos para discussão.
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A - Caderno coletivo - enviarem para o email adrimarcon@usp.br (para quem ainda não enviou)
B - Trabalho escrito individual
TEXTO ENDEREÇADO - Entrega de texto escrito individual, inserir no moodle até dia .11, terça feira, até 23:59hs
O texto endereçado tem como objetivo a apresentação de um percurso de pensamento a partir da experiência em SES: leituras, trabalhos, discussões. Pensamos na seguinte proposta:
(i) escrever o que dispara a reflexão de vocês (uma questão? uma situação? Uma cena? a pergunta que fizeram na primeira aula? uma problemática?...);
(ii) eleger quem (ou o que) será destinatária(o). A quem dirigem esse texto (à turma? à alguém amigo(a)? a algum(a)familiar? à equipe SES?, à Adriana...)
(iii) escrever a missiva
DUAS OBSERVAÇÕES:
(1) se alguém se sentir mais à vontade de escrever um texto nos moldes de texto acadêmico, também vale: o texto, nesse sentido, será endereçado a mim e poderá trazer reflexões e diálogos com os(as) autores (as) discutidos.
(2) se puderem, ao final do texto endereçado, fazer uma avaliação da disciplina - aspectos positivos, negativos e sugestões. Seria ótimo. (2)