Programação
-
-
As atualizações do programa da disciplina e orientações para relatórios podem ser acessadas aqui
-
Car@s alun@s
Ao encerrar o recebimento dos relatórios intermediários e respectivas apresentações, temos uma amostra de 33 estágios dos matriculad@s nesta turma. Em uma divisão um tanto elástica por área de atuação temos o seguinte quadro:
17 estágios em arquitetura e urbanismo: 51,5%
8 estágios em desenho gráfico e mobiliário: 24,2%
4 estágios em sustentabilidade/conforto ambiental: 12,1%
1 estágio em patrimônio cultural: 3,0%
1 estágio em planejamento: 3,0%
1 estágio em desenvolvimento de negócios imobiliários: 3,0%
1 estágio em ativismo urbano: 3,0%
Quanto à natureza jurídica dos locais de estágio, temos:
22 estágios em empresas privadas: 75,5%
7 estágios em órgãos públicos, autarquias e universidades: 21,2 %
9% dos estágios foram realizados no exterior.
Pra uma melhor apresentação e debate, disciplina se reorganizou em cinco sessões para seminários de apresentações. Fizemos uma divisão em dois grandes blocos temáticos: Design (uma manhã) e Arquitetura e Urbanismo (quatro manhãs).
Em Arquitetura e Urbanismo, distribuímos as quatro áreas com menos alun@s (sustentabilidade, patrimônio cultural, planejamento e desenvolvimento imobiliário), buscando quando possível uma relação com os estágios em arquitetura e urbanismo.
Temos a seguinte agenda, prevista para o horário da aula:
Dia 26 de maio, terça-feira, das 9h às 12h: seminário do grupo de Design.
Dia 9 de junho, terça-feira, das 9h às 12h: seminário do grupo 1 de Arquitetura e Urbanismo
Dia 16 de junho, terça-feira, das 9h às 12h, seminário do grupo 2 de Arquitetura e Urbanismo
Dia 23 de junho, terça-feira, das 9h às 12h, seminário do grupo 3 de Arquitetura e Urbanismo
Dia 30 de junho, terça-feira, dasd 9h às 12h, seminário do grupo 4 de Arquitetura e Urbanismo
Verifiquem por favor a relação d@s alunos de cada grupo nos tópicos relativos a cada dia de seminário, abaixo.
Quaisquer dúvidas fico à disposição para esclarecimentos.
Cordiais saudações
-
Este espaço está aberto para @s alun@s colocarem suas dúvidas, pedir esclarecimentos e quaisquer outras manifestações que possam ser úteis para todos @s matriculad@s da turma.
Vejam perguntas e respostas já postadas
-
-
São duas tarefas que devem ser carregadas:
1. Arquivo Word ou PDF do relatório individual (escrito) respondendo aos cinco pontos das "Orientações gerais - encontro parcial".
2. Arquivo PPT ou PDF ou vídeo com apresentação visual do relatório, que será utilizada para os seminários presenciais ou virtuais que a(o) aluna(o) vai expor aos colegas de turma. Por exemplo: para a questão 2, "Qual é a área de atuação da empresa...?" mostrar imagens da empresa/instituição, local, obras, objetos ou realizações que visualmente a identifiquem. Para a questão 5, "quais são os trabalhos atualmente em andamento...?", mostra imagens que correspondam ao seu estágio - desde que autorizada(o) pela empresa - ou imagens equivalentes.
Recomendamos NÃO transcrever simplesmente o relatório, mas traduzir o relatório em imagens ou esquemas.
O carregamento deverá ser feito até o dia 12 de maio, terça-feira, às 23h59m.
-
A atividade será realizada na plataforma E-Disciplinas das 9h às 12h.
O grupo é formado por 5 estágios em desenho gráfico (sendo 4 dentro da USP), um em desenho de mobiliário, um em desenvolvimento de aplicativos para design e um em animação gráfica.
Espera-se que o grupo que vai apresentar, por ordem alfabética d@ alun@, estabeleça uma interação entre seus trabalhos durante o seminário, bem como os demais da turma que acompanhem a atividade.
Participantes do grupo:
Alessandro Okio Oshiro | Real2U Desenvolvimento de Aplicativos
Alexander Chang | Marcenaria São Paulo
Caio Hideki Aquinaga | ECA USP – Laboratório Agência de Comunicação
Jacqueline Yume Uenishi | Dea! Design e Arquitetura
Mirella Chiara Di Gregorio | InovaUSP
Pedro Henrique de Moura Simplício | OSUSP
Regina Célia Medeiros Felix | NAPPLAC
Yoshie Debora Wasano | Split Studio
-
A atividade será realizada na plataforma E-Disciplinas das 9h às 12h.
O grupo é formado por 5 estágios em escritórios de arquitetura (um na USP, um em Portugal), um em escritório de consultoria de sustentabilidade e um em Patrimônio Cultural.
Espera-se que o grupo que vai apresentar, por ordem alfabética da(o) aluna(o), estabeleça uma interação entre seus trabalhos durante o seminário, bem como os demais da turma que acompanhem a atividade.
Cada apresentação deverá durar no máximo 15 minutos. A discussão será em conjunto, também aberta para @s alun@s que acompanham o seminário sem participação direta.
Participantes do grupo:
Alice dos Anjos Picariello | Hereñu & Ferroni Arquitetos
Flávia Cristina de Sales Teles da Fonseca | Estúdio Gibraltar
Guilherme Ribeiro Reis | Mariana Wilderon Arquitetura
Lahayda Dreger | MAO Martins Architecture Office
Letícia Hein Hsiao | Inovatech
Luís Henrique Scavassa | Departamento do Patrimônio Histórico PMSP
Ticiana Hipólito Gavioli | SEF USP
-
A atividade será realizada na plataforma GOOGLE MEETS conforme link disponibilizado abaixo, das 9h às 12h.
O grupo é formado por 6 estágios em escritórios de arquitetura.
Espera-se que o grupo que vai apresentar, por ordem alfabética d@) alun@, estabeleça uma interação entre seus trabalhos durante o seminário, bem como os demais da turma que acompanhem a atividade.
Cada apresentação deverá durar no máximo 15 minutos. A discussão será em conjunto, também aberta para a@s alun@s que acompanham o seminário sem participação direta.
Participantes do grupo:
Beatriz Amancio Pereira | Tryptique
Douglas Nascimento dos Santos | SEF USP
Felipe Suzuki Ursini | João Paulo Gouvêa Arquitetos
Guilherme Luís Cruz Gaspar | Atelier Fanelsa
José Haroldo Marsola Jr.| HB Arquitetura
Pamela Agustinho Dontal | Hueb Ferreira Arquitetos
-
A atividade será realizada na plataforma GOOGLE MEET conforme link disponibilizado abaixo, das 9h às 12h.
O grupo é formado por três estágios em escritórios de arquitetura, três em escritório de consultoria de sustentabilidade, um intercâmbio no Canadá.
Espera-se que o grupo que vai apresentar, por ordem alfabética d@ alun@, estabeleça uma interação entre seus trabalhos durante o seminário, bem como os demais da turma que acompanhem a atividade.
Cada apresentação deverá durar no máximo 15 minutos. A discussão será em conjunto, também aberta para @s alun@s que acompanham o seminário sem participação direta.
Participantes do grupo:
Felipe Guimarães Lima | MITACS
Gabriela Yumi Takase | Vereda Arquitetos
Jessica Mari Hanao | Ca2
Leonardo Felice | 23 Graus Sul
Letícia Kamitsuji | Illumination Strategic Design Group
Mariana Barros de Menezes | Inovatech
-
A atividade será realizada na plataforma GOOGLE MEET conforme link disponibilizado abaixo, das 9h às 12h.
O grupo é formado por dois estágios em desenvolvimento de projetos, um em ateliê de projetos, um em desenvolvimento imobiliário, um em planejamento urbano e um em ativismo urbano.
Espera-se que o grupo que vai apresentar, por ordem alfabética d@ alun@, estabeleça uma interação entre seus trabalhos durante o seminário, bem como os demais da turma que acompanhem a atividade.
Cada apresentação deverá durar no máximo 15 minutos. A discussão será em conjunto, também aberta para @s alun@s que acompanham o seminário sem participação direta.
Participantes do grupo:
Everton Costa | MPD Engenharia
Giovanna Piesco | Integra Desenvolvimento Urbano
Karen Steinman Martini | Instituto A Cidade Precisa de Você
Michelle Karine Pacheco | BSB Empreendimentos Imobiliários
Miguel Croce | Escritório Raddar
Pedro Henrique Agnello Valenzuela | CASE
-
SEMINÁRIO 4 ARQUITETURA E URBANISMO URL
-
Apresentação Ewerton William Costa: MPD Projetos Executivos Arquivo
-
Apresentação Giovanna Piesco: Integra Desenvolvimento Urbano Arquivo
-
Apresentação Karen Steiman Martini - Instituto A Cidade Precisa de Você Arquivo
-
Apresentação Michelle Karine Pacheco - BSP Empreendimentos Arquivo
-
Apresentação Miguel Croce - Escritório Raddar Arquivo
-
Apresentação Pedro Henrique Agnello Valenzuela - Secretaria de Licenciamento Arquivo
-
-
-
Destacamos recomendações constantes na orientação para elaboração do Relatório Final:
LEMBREM-SE QUE NÃO ACEITAREMOS O ARQUIVO EM WORD, NEM EM POWER-POINT, TEM QUE SER UM ÚNICO ARQUIVO COM O NOME COMPLETO DO ALUNO, SEM ABREVIAÇÕES, FECHADO EM PDF.
ANEXO 03 – Avaliação – profissional responsável pelo estágio
Deve ser preenchida pelo profissional responsável pelo estágio, ASSINADA. Avaliará o estágio realizado, o estagiário, o processo de estágio e o apoio da Instituição para o êxito do estágio.
Todas as partes do relatório deverão ser juntadas em um único arquivo PDF. Há um WebApp <https://pdfmerge.w69b.com/> que junta arquivos PDF separados. Experimente. -
Revendo para avaliação as apresentações em PPT ou PDF entregues até o dia 12 de maio, junto com o Relatório Intermediário, observei em vários casos uma enorme diferença com as que foram usadas nos seminários, naturalmente melhores que as versões anteriores.
Para aquel@s que aperfeiçoaram a versão mostrada no seminário, e queiram incrementar a nota substituindo o PPT ou PDF da primeira entrega, peço a gentileza de carregarem a apresentação melhorada aqui, até o dia 14 de julho.
-