Curso: PSI3591 - Projeto de Formatura I (1/2019) | e-Disciplinas

  • Tema: Aula inaugural.

    Apresentação da disciplina. Discutir Equipes e Projetos. Objetivos, Critérios de Avaliação, Datas e Produtos, Definição do Tema e Orientador(es).


  • Tema:  Metodologias Científica e de Engenharia. Necessidades do Cliente (Marketing) e Objetivos do Projeto

    Embora muito parecidas, a metodologia científica cria uma hipótese a ser provada e desenvolve o processo de prova dessa hipótese. Por sua vez, a metodologia de engenharia trata de um problema ou desafio e desenvolve o processo de escolha e implementação de uma solução para esse problema. Nesta aula discutiremos as semelhanças e a s diferenças dessas duas abordagens.

    • Neste vídeo, do curso "Engineering  Innovation and Design" do MIT, os professores Blade Kotelly e Joel E. Schindall apresentam o processo de projeto em 10 passos. Os alunos participam do curso apresentando argumentos contra ou a favor das propostas apresentadas pelos professores. A apresentação da aula 02 foi feita independentemente destes vídeos mas observe a similaridade de abordagem. Como mencionado no vídeo, boa ideias costumam se repetir independentemente ao longo da história.

    • Um bom design não depende apenas de tomadas de decisões técnicas, Neste vídeo, do curso "Engineering  Innovation and Design" do MIT, os professores Blade Kotelly e Joel E. Schindall mostram como grandes inovadores do século 20 abordaram o design inovador. Embora na disciplina estejamos enfocando muito mais os aspectos técnicos, é importante conhecermos todo o processo de criação, e perceber que podemos participar dele desde o início.

  • O Compromisso de orientação é um documento simples, contendo basicamente o Título (pode ser provisório) do Projeto, os membros da equipe e o nome do orientador. Idealmente a equipe deve ser formada por dois ou três pessoas, estejam elas cursando a disciplina ou não (por exemplo pode incluir um aluno de pós-graduação que está trabalhando no mesmo projeto). Adicionalmente o orientador pode ser um docente do PSI ou de outro departamento da Poli ou um profissional engenheiro com o qual a equipe esteja trabalhando (por exemplo em uma empresa). O documento deve conter todas as assinaturas solicitadas.

  • Tema: Especificação dos Requisitos do Cliente (de Marketing)

    Uma vez definido um foco para o projeto, devemos definir claramente quais os requisitos, do ponto de vista do cliente, devem ser atendidos. Esses requisitos não são exatamente técnicos. Por exemplo "alertar o motorista se outro veículo estiver mais próximo que 1 metro". A isso chamamos de requisitos do cliente ou requisitos de marketing. Nesta aula apresentaremos as técnicas para definir claramente os requisitos do cliente (marketing), como declará-los formalmente e como declarar os objetivos do seu projeto. 

  • Nesta aula, que é seguinte ao 1o entregável abaixo, discutiremos presencialmente a avaliação do entregável 01

    • Esta ficha de avaliação será utilizada pelos professores da disciplina para analisar o 2o relatório entregue. Ela contem os itens a serem avaliados e o peso de cada um. Notem que vocês devem incluir o relatório anterior (melhorado caso tenhamos feito observações) como parte inicial deste relatório.

      Notem também que esta avaliação contém mais itens que a anterior, e certamente levará mais tempo para ser feita. Como a ideia é vocês irem construindo o relatório ao longo do projeto (que em verdade vai até novembro) estamos enfatizando os itens que vocês devem prestar mais atenção agora para o projeto não dar errado.

      Assim, deem mais atenção agora à Especificação de Requisitos de Engenharia e à Geração de Conceitos (alternativas de solução), mas vocês já devem fazer um esboço da Decomposição Funcional e do Gerenciamento do Projeto. Este último para vocês já avaliarem se não estão propondo algo impraticável no tempo e condições disponíveis.

      A Avaliação A2 (ou relatório 2) deverá ser entregue no site até o dia 06/11/2018.

  • Uma vez estabelecidos os requisitos do cliente (marketing) deve-se transformá-los em requisitos de engenharia do projeto. É a partir desse momento que o projeto começa a tomar corpo do ponto de vista técnico. Esta aula mostra como estabelecer os requisitos de engenharia à partir dos requisitos de marketing.

  • Tema: Geração de Conceitos (Alternativas de Solução)

    A partir do requisitos de engenharia devemos analisar as diversas possibilidades de implementação.  A essas maneiras de implementação chamamos de "conceitos", ou em um linguajar com um viés mais objetivo, "alternativas de solução". Esta aula apresenta algumas técnicas para gerar esses conceitos e determinar quais conceitos se destacam no atendimento aos requisitos do cliente.

    • A partir do requisitos de marketing e de engenharia devemos analisar as diversas alternativas de implementação e seus conceitos.  Conceitos se situam em um plano mais abstrato e alternativas de solução já se situam em um plano mais concreto, mas ambas podem ser interpretadas como equivalente em uma primeira análise. Esta aula apresenta algumas técnicas para gerar esses conceitos e determinar quais conceitos se destacam no atendimento aos requisitos do cliente. Ao final da aula faz-se uma distinção entre prova de conceito (POC) e protótipo.

    • A IDEO é uma das empresas de design mais inovadoras do mundo. Aqui eles aceitam o desafio de criar um carrinho de compras em 5 dias. Eles mostram qual a metodologia de trabalho em equipe que utilizam e porque isso fez da IDEO um exemplo a ser seguido.

    • Livro sobre design thinkingNeste livro Tim Brown introduz a ideia de Design Thinking, um processo colaborativo utilizado pela IDEO para resolver problemas de maneira inovadora e criativa. O livro custa cerca de R$80,00 no site da Saraiva, da Cultura ou da Martins Fontes.

      Acho uma excelente leitura para quem está começando a carreira.

  • Tema: Decomposição Funcional, Avaliação de Sistemas Eletrônicos.

    Uma vez definido o conceito do projeto, como decompomos a suas partes do ponto de vista técnico? Como garantimos que o que estamos fazendo está de acordo com os requisitos do cliente?

  • Muitas vezes a decomposição funcional precisa de uma linguagem mais apropriada para apresentar o conceito (solução) escolhido. Um caso marcante é quando parte da solução será implementada em software. Nesse caso os especialistas lançam mão de modelos comportamentais para projetar o software adequadamente. Dado seu grande poder, modelos comportamentais são cada vez mais utilizados em outros projetos de engenharia, não apenas de software. Veremos alguns tipos de modelos comportamentais, em especial o modelo UML que hoje é muito utilizado mesmo no projeto de circuitos integrados.


    • Esta ficha de avaliação será utilizada pelos professores da disciplina para analisar o 2o relatório entregue. Ela contem os itens a serem avaliados e o peso de cada um. Notem que vocês devem incluir o relatório anterior (melhorado caso tenhamos feito observações) como parte inicial deste relatório.

      Notem também que esta avaliação contém mais itens que a anterior, e certamente levará mais tempo para ser feita. Como a ideia é vocês irem construindo o relatório ao longo do projeto (que em verdade vai até novembro) estamos enfatizando os itens que vocês devem prestar mais atenção agora para o projeto não dar errado.

      Assim, deem mais atenção agora à Especificação de Requisitos de Engenharia e à Geração de Conceitos (alternativas de solução), mas vocês já devem fazer um esboço da Decomposição Funcional e do Gerenciamento do Projeto. Este último para vocês já avaliarem se não estão propondo algo impraticável no tempo e condições disponíveis.

      A Avaliação A2 (ou relatório 2) deverá ser entregue no site até o dia 06/11/2018.


  • Gerenciamento de Projetos

    Quando nos referimos a projetos, devemos ter em mente escopo, qualidade, prazos e custos. Nesta aula falaremos um pouco sobre o gerenciamento de projetos utilizando como referência o documento PMBOK.