Curso: PSI3591 - Projeto de Formatura I (1/2019) | e-Disciplinas
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Geral
PSI 3591 - PROJETO DE FORMATURA I
Primeiro Semestre de 2019
Prof. Dr. Antonio Carlos Seabra
Prof. Dr. Marcelo Knörich Zuffo
Objetivos: Esta disciplina visa orientar os alunos a elaborar, desenvolver e apresentar projetos na área Engenharia de Sistemas Eletrônicos, tanto na parte de hardware como software. Na disciplina projeto de formatura I o objetivo é orientar os alunos a propor, conceber, projetar e apresentar uma prova de conceito em Engenharia de Sistemas Eletrônicos, tomando vantagem dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
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Instruções: Clique no nome da seção para mostrar/ocultar
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(p/ 1o Entregável) A01: Introdução
Tema: Aula inaugural.
Apresentação da disciplina. Discutir Equipes e Projetos. Objetivos, Critérios de Avaliação, Datas e Produtos, Definição do Tema e Orientador(es).
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(p/ 1o Entregável) A02: Metodologias Científica e de Engenharia
Tema: Metodologias Científica e de Engenharia. Necessidades do Cliente (Marketing) e Objetivos do Projeto
Embora muito parecidas, a metodologia científica cria uma hipótese a ser provada e desenvolve o processo de prova dessa hipótese. Por sua vez, a metodologia de engenharia trata de um problema ou desafio e desenvolve o processo de escolha e implementação de uma solução para esse problema. Nesta aula discutiremos as semelhanças e a s diferenças dessas duas abordagens.
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Neste vídeo, do curso "Engineering Innovation and Design" do MIT, os professores Blade Kotelly e Joel E. Schindall apresentam o processo de projeto em 10 passos. Os alunos participam do curso apresentando argumentos contra ou a favor das propostas apresentadas pelos professores. A apresentação da aula 02 foi feita independentemente destes vídeos mas observe a similaridade de abordagem. Como mencionado no vídeo, boa ideias costumam se repetir independentemente ao longo da história.
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Um bom design não depende apenas de tomadas de decisões técnicas, Neste vídeo, do curso "Engineering Innovation and Design" do MIT, os professores Blade Kotelly e Joel E. Schindall mostram como grandes inovadores do século 20 abordaram o design inovador. Embora na disciplina estejamos enfocando muito mais os aspectos técnicos, é importante conhecermos todo o processo de criação, e perceber que podemos participar dele desde o início.
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(Imediato) Entrega do Compromisso de Orientação com as ASSINATURAS
O Compromisso de orientação é um documento simples, contendo basicamente o Título (pode ser provisório) do Projeto, os membros da equipe e o nome do orientador. Idealmente a equipe deve ser formada por dois ou três pessoas, estejam elas cursando a disciplina ou não (por exemplo pode incluir um aluno de pós-graduação que está trabalhando no mesmo projeto). Adicionalmente o orientador pode ser um docente do PSI ou de outro departamento da Poli ou um profissional engenheiro com o qual a equipe esteja trabalhando (por exemplo em uma empresa). O documento deve conter todas as assinaturas solicitadas.
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Este vídeo dá uma ideia de como serão estruturados os documentos que você vai entregra ao longo da disciplina de Projeto de Formatura I.
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Esta ficha de avaliação será utilizada pelos professores da disciplina para analisar o 1o relatório entregue. Ela contem os itens a serem avaliados e o peso de cada um.
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A03: Especificação dos Requisitos do Cliente
Tema: Especificação dos Requisitos do Cliente (de Marketing)
Uma vez definido um foco para o projeto, devemos definir claramente quais os requisitos, do ponto de vista do cliente, devem ser atendidos. Esses requisitos não são exatamente técnicos. Por exemplo "alertar o motorista se outro veículo estiver mais próximo que 1 metro". A isso chamamos de requisitos do cliente ou requisitos de marketing. Nesta aula apresentaremos as técnicas para definir claramente os requisitos do cliente (marketing), como declará-los formalmente e como declarar os objetivos do seu projeto.
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Clicando vocês encontrarão 3 vídeos da aula 02/03 do curso. O primeiro vídeo (24min) destaca o que foi mencionado em aula, ou seja, os conceitos gerais de um Projeto de Engenharia.
Já os vídeos 2(14 min) e 3 (12min) mostram na prática como construir o primeiro relatório (Produto 1) que o seu grupo deve entregar.
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Esta ficha de avaliação será utilizada pelos professores da disciplina para analisar o 1o relatório entregue. Ela contem os itens a serem avaliados e o peso de cada um.
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(p/ 2o Entregável) A04: Construindo a Árvore de Objetivos
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Nesta aula digital mostramos como construir uma árvore de objetivos a partir das necessidades do cliente e como atribuir pesos ponderados para cada uma das necessidades de marketing. Entes exemplo utiliza-se a metodologia AHP empregando compração par a par e médias geométricas, sendo que os pesos vão de 1-2-3-4-5 (diferentemente do exemplo da aula 4 onde os pesos são 1-3-5-7-9). Os resultados são semelhantes em ambos os casos.
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A05: Primeiro Entregável
Nesta aula, que é seguinte ao 1o entregável abaixo, discutiremos presencialmente a avaliação do entregável 01
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O que será avaliado no Segundo Entregável (06/11/2018)
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Esta ficha de avaliação será utilizada pelos professores da disciplina para analisar o 2o relatório entregue. Ela contem os itens a serem avaliados e o peso de cada um. Notem que vocês devem incluir o relatório anterior (melhorado caso tenhamos feito observações) como parte inicial deste relatório.
Notem também que esta avaliação contém mais itens que a anterior, e certamente levará mais tempo para ser feita. Como a ideia é vocês irem construindo o relatório ao longo do projeto (que em verdade vai até novembro) estamos enfatizando os itens que vocês devem prestar mais atenção agora para o projeto não dar errado.
Assim, deem mais atenção agora à Especificação de Requisitos de Engenharia e à Geração de Conceitos (alternativas de solução), mas vocês já devem fazer um esboço da Decomposição Funcional e do Gerenciamento do Projeto. Este último para vocês já avaliarem se não estão propondo algo impraticável no tempo e condições disponíveis.
A Avaliação A2 (ou relatório 2) deverá ser entregue no site até o dia 06/11/2018.
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(p/ 2o Entregável) A06: Especificação dos Requisitos de Engenharia
Uma vez estabelecidos os requisitos do cliente (marketing) deve-se transformá-los em requisitos de engenharia do projeto. É a partir desse momento que o projeto começa a tomar corpo do ponto de vista técnico. Esta aula mostra como estabelecer os requisitos de engenharia à partir dos requisitos de marketing.
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Uma vez definidas as necessidades do cliente e os objetivos do projeto, precisamos determinar os requisitos do sistema. Os requisitos de marketing são definidos a priori pelo cliente, cabendo à equipe técnica determinar os requisitos de engenharia correspondentes e as especificações técnicas de cada um dos requisitos de engenharia. No vídeo a seguir trataremos desses assuntos.
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Este formulário deve ser preenchido individualmente por cada interessado no projeto após a definição e especificação técnica dos requisitos de engenharia. Ele serve de apoio para verificar se os requisitos de engenharia estão bem propostos.
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(p/ 2o Entregável) A07: Geração de Alternativas de Solução (Conceitos)
Tema: Geração de Conceitos (Alternativas de Solução)
A partir do requisitos de engenharia devemos analisar as diversas possibilidades de implementação. A essas maneiras de implementação chamamos de "conceitos", ou em um linguajar com um viés mais objetivo, "alternativas de solução". Esta aula apresenta algumas técnicas para gerar esses conceitos e determinar quais conceitos se destacam no atendimento aos requisitos do cliente.
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A partir do requisitos de marketing e de engenharia devemos analisar as diversas alternativas de implementação e seus conceitos. Conceitos se situam em um plano mais abstrato e alternativas de solução já se situam em um plano mais concreto, mas ambas podem ser interpretadas como equivalente em uma primeira análise. Esta aula apresenta algumas técnicas para gerar esses conceitos e determinar quais conceitos se destacam no atendimento aos requisitos do cliente. Ao final da aula faz-se uma distinção entre prova de conceito (POC) e protótipo.
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A IDEO é uma das empresas de design mais inovadoras do mundo. Aqui eles aceitam o desafio de criar um carrinho de compras em 5 dias. Eles mostram qual a metodologia de trabalho em equipe que utilizam e porque isso fez da IDEO um exemplo a ser seguido.
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Neste livro Tim Brown introduz a ideia de Design Thinking, um processo colaborativo utilizado pela IDEO para resolver problemas de maneira inovadora e criativa. O livro custa cerca de R$80,00 no site da Saraiva, da Cultura ou da Martins Fontes.
Acho uma excelente leitura para quem está começando a carreira.
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(p/ 2o Entregável) A08: Decomposição Funcional
Tema: Decomposição Funcional, Avaliação de Sistemas Eletrônicos.
Uma vez definido o conceito do projeto, como decompomos a suas partes do ponto de vista técnico? Como garantimos que o que estamos fazendo está de acordo com os requisitos do cliente?
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(p/ 2o Entregável) A09: Modelos Comportamentais
Muitas vezes a decomposição funcional precisa de uma linguagem mais apropriada para apresentar o conceito (solução) escolhido. Um caso marcante é quando parte da solução será implementada em software. Nesse caso os especialistas lançam mão de modelos comportamentais para projetar o software adequadamente. Dado seu grande poder, modelos comportamentais são cada vez mais utilizados em outros projetos de engenharia, não apenas de software. Veremos alguns tipos de modelos comportamentais, em especial o modelo UML que hoje é muito utilizado mesmo no projeto de circuitos integrados.
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Neste vídeo de 37 minutos apresentamos os Modelos comportamentais que complementam a análise funcional a fim de criar uma descrição top-down de um projeto de Engenharia Elétrica ou de Computação que inclua tanto hardware quanto software.
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Segundo Entregável (06/11/2018)
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Esta ficha de avaliação será utilizada pelos professores da disciplina para analisar o 2o relatório entregue. Ela contem os itens a serem avaliados e o peso de cada um. Notem que vocês devem incluir o relatório anterior (melhorado caso tenhamos feito observações) como parte inicial deste relatório.
Notem também que esta avaliação contém mais itens que a anterior, e certamente levará mais tempo para ser feita. Como a ideia é vocês irem construindo o relatório ao longo do projeto (que em verdade vai até novembro) estamos enfatizando os itens que vocês devem prestar mais atenção agora para o projeto não dar errado.
Assim, deem mais atenção agora à Especificação de Requisitos de Engenharia e à Geração de Conceitos (alternativas de solução), mas vocês já devem fazer um esboço da Decomposição Funcional e do Gerenciamento do Projeto. Este último para vocês já avaliarem se não estão propondo algo impraticável no tempo e condições disponíveis.
A Avaliação A2 (ou relatório 2) deverá ser entregue no site até o dia 06/11/2018.
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A10: Discussão presencial (12/11/2018) do Segundo Entregável
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(p/ 3o Entregável) A11: Gerenciamento do Projeto
Gerenciamento de Projetos
Quando nos referimos a projetos, devemos ter em mente escopo, qualidade, prazos e custos. Nesta aula falaremos um pouco sobre o gerenciamento de projetos utilizando como referência o documento PMBOK.
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Neste vídeo de 9 minutos, a Sra. Ana Maria Badiali, supervisora da Billblioteca de Engenharia elétrica da Poli/USP, explica como você deve formatar o Documento do Projeto de Formatura para que ele esteja de acordo com o padrão ABNT. Ela explica em detalhes como estruturar o documento, desde a capa até os apêndices e anexos.