Seção

  • Tema: Aula inaugural.

    Apresentação da disciplina. Discutir Equipes e Projetos. Objetivos, Critérios de Avaliação, Datas e Produtos, Definição do Tema e Orientador(es).


    View only 'Tópico 1'
  • Tema:  Metodologias Científica e de Engenharia. Necessidades do Cliente (Marketing) e Objetivos do Projeto

    Embora muito parecidas, a metodologia científica cria uma hipótese a ser provada e desenvolve o processo de prova dessa hipótese. Por sua vez, a metodologia de engenharia trata de um problema ou desafio e desenvolve o processo de escolha e implementação de uma solução para esse problema. Nesta aula discutiremos as semelhanças e a s diferenças dessas duas abordagens.

    View only 'Tópico 2'
  • O Compromisso de orientação é um documento simples, contendo basicamente o Título (pode ser provisório) do Projeto, os membros da equipe e o nome do orientador. Idealmente a equipe deve ser formada por dois ou três pessoas, estejam elas cursando a disciplina ou não (por exemplo pode incluir um aluno de pós-graduação que está trabalhando no mesmo projeto). Adicionalmente o orientador pode ser um docente do PSI ou de outro departamento da Poli ou um profissional engenheiro com o qual a equipe esteja trabalhando (por exemplo em uma empresa). O documento deve conter todas as assinaturas solicitadas.

    View only 'Tópico 3'
  • Tema: Especificação dos Requisitos do Cliente (de Marketing)

    Uma vez definido um foco para o projeto, devemos definir claramente quais os requisitos, do ponto de vista do cliente, devem ser atendidos. Esses requisitos não são exatamente técnicos. Por exemplo "alertar o motorista se outro veículo estiver mais próximo que 1 metro". A isso chamamos de requisitos do cliente ou requisitos de marketing. Nesta aula apresentaremos as técnicas para definir claramente os requisitos do cliente (marketing), como declará-los formalmente e como declarar os objetivos do seu projeto. 

    View only 'Tópico 4'
  • View only 'Tópico 5'
  • Nesta aula, que é seguinte ao 1o entregável abaixo, discutiremos presencialmente a avaliação do entregável 01

    View only 'Tópico 6'
    View only 'Tópico 7'
  • Uma vez estabelecidos os requisitos do cliente (marketing) deve-se transformá-los em requisitos de engenharia do projeto. É a partir desse momento que o projeto começa a tomar corpo do ponto de vista técnico. Esta aula mostra como estabelecer os requisitos de engenharia à partir dos requisitos de marketing.

    View only 'Tópico 8'
  • Tema: Geração de Conceitos (Alternativas de Solução)

    A partir do requisitos de engenharia devemos analisar as diversas possibilidades de implementação.  A essas maneiras de implementação chamamos de "conceitos", ou em um linguajar com um viés mais objetivo, "alternativas de solução". Esta aula apresenta algumas técnicas para gerar esses conceitos e determinar quais conceitos se destacam no atendimento aos requisitos do cliente.

    View only 'Tópico 9'
  • Tema: Decomposição Funcional, Avaliação de Sistemas Eletrônicos.

    Uma vez definido o conceito do projeto, como decompomos a suas partes do ponto de vista técnico? Como garantimos que o que estamos fazendo está de acordo com os requisitos do cliente?

    View only 'Tópico 10'
  • Muitas vezes a decomposição funcional precisa de uma linguagem mais apropriada para apresentar o conceito (solução) escolhido. Um caso marcante é quando parte da solução será implementada em software. Nesse caso os especialistas lançam mão de modelos comportamentais para projetar o software adequadamente. Dado seu grande poder, modelos comportamentais são cada vez mais utilizados em outros projetos de engenharia, não apenas de software. Veremos alguns tipos de modelos comportamentais, em especial o modelo UML que hoje é muito utilizado mesmo no projeto de circuitos integrados.

    View only 'Tópico 11'

    View only 'Tópico 12'
    • View only 'Tópico 13'
    • Gerenciamento de Projetos

      Quando nos referimos a projetos, devemos ter em mente escopo, qualidade, prazos e custos. Nesta aula falaremos um pouco sobre o gerenciamento de projetos utilizando como referência o documento PMBOK.


      View only 'Tópico 14'
    • View only 'Tópico 15'
    • Nesta última entrega combinamos:

      a) Vamos fazer as apresentações na semana de 03 a 07 de dezembro. Combinamos em princípio Dia 07 à partir das 14 horas. Cada grupo terá 30 minutos. 

      Esta 3a entrega consta de:

      A3.a - Monografia FINAL do projeto do projeto em formato ABNT, com todo os insumos do projeto do projeto: título, resumo, palavras chaves, introdução, declaração da necessidade, declaração do problema, pesquisa circunstânciada na literatura, árvore dos objetivos, requisitos de marketing, requisitos funcionais, e não funcionais, descrição funcional, detalhamento da solução e conceito, riscos do projeto, cronograma, orçamento.

      A3.b apresentação de 10 minutos sobre o projeto (revisada pelo orientador).

           - Dicas: Lembrem-se que a apresentação é de 10 minutos nesta fase (em geral um slide de rosto com o nome do projeto e 8 a 10 slides sobre o projeto).  O professor e o orientador farão mais 10 minutos de argumentação, visando colaborar no andamento de seu projeto.

            - Treinem antes com o seu orientador para caber em 10 minutos!

      A3.c Prova de Conceito: Ao final da apresentação façam uma demonstração da prova de conceito, de no mpaximo 10 minutos.

      Como temos 5 grupos peço que coloquem a ordem de apresentação no wiki depois desta mensagem.

      NESTA FASE É FUNDAMENTAL A PRESENÇA DO ORIENTADOR. CASO NECESSÁRIO PODEMOS AGENDAR UTRO DIA.

      View only 'Tópico 16'
    • Vocês devem entregar o relatório final aqui, até as 10 horas da manha de segunda-feira 10/12.

      View only 'Tópico 17'

    e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP