Programação

  • Universidade de São Paulo

    USP

    Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

    Fearp

     

    Curso: Ciências Contábeis

    Disciplina: Estágio – RCC1613

    Professor: Claudio de Souza Miranda

    E-mail: csmirand@usp.br

    Telefone: (16) 33153720

     

    DISCIPLINA DE ESTÁGIO

    MANUAL SEGUNDO SEMESTRE 2018

     

    Apresentação

               

                A disciplina Estágio – RCC1613 visa complementar a formação acadêmica do aluno, já que lhe proporciona a oportunidade de familiarizar-se com o ambiente em que exercerá a sua futura atividade profissional e de aplicar os conceitos teóricos adquiridos às situações reais do cotidiano. O estudante que faz estágio ou que mantém outros vínculos trabalhistas reconhecidos pela legislação vigente no país tem a possibilidade de ter inserido, em seu histórico escolar essa atividade exercida.

                A disciplina Estágio – RCC1613 é optativa e sua carga horária é de 120 horas, o que corresponde a 4 créditos trabalho.

     

    Requisitos

     

                Além do estágio propriamente dito, que pode ser realizado em entidades do setor privado como empresas, cooperativas, associações e fundações, ou do setor público, seja na administração direta, como na hipótese de secretarias de governo, ou na indireta, como no caso de empresas públicas, autarquias e fundações públicas, o aluno que for empresário individual, sócio cotista de sociedade empresária exercendo atividade de gestão, empregado do setor privado ou ainda agente político, empregado ou comissionado do setor público também poderá cursar a disciplina Estágio – RCC1613.

     

    Contratação do estagiário

     

                A contratação específica na modalidade de estagiário passa pelo trâmite burocrático estabelecido pela Lei do Estágio e por normas internas da FEA e da USP. Qualquer dúvida deve o aluno buscar informações no escritório de estágio da faculdade.

     

    Observações

     

                Para os alunos que são empresários individuais é necessário trazer um comprovante de registro na Junta Comercial do Estado de São Paulo; para os que são sócios cotistas de sociedade empresária, além do registro na Junta Comercial do Estado de São Paulo, uma cópia simples do contrato social da empresa; e, por fim, para os que são empregados no setor privado, uma cópia simples da carteira de trabalho.

                Para os estudantes que são agentes políticos, uma cópia do diploma de posse, como vereadores, ou cópia do edital de nomeação, caso secretários; para os que são servidores públicos empregados, uma cópia do edital de nomeação ou holerite; para os que são comissionados, uma cópia do edital de nomeação ou holerite.

                Todos esses comprovantes deverão ser entregues para verificação para o docente na sala 68 do Bloco B2, ou deixados no escaninho localizado no mesmo prédio com o nome do docente (Claudio de Souza Miranda) até 2 de novembro de 2018. O ideal é que o aluno entregue a documentação com antecedência.

               

     

     

     

    Relatório de estágio

     

                O aluno deverá enviar por e-mail, até zero hora do dia 18 de novembro, Domingo, um relatório de pelo menos dez (10) páginas digitado em espaço 1,5 entre linhas, corpo 12, fonte arial, margem esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm. A apresentação do texto obedecerá à NBR 10719 (apresentação de relatórios técnico-científicos), à NBR 10520 (citação em documentos) e à NBR 6028 (resumos) da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

    Essa atividade é independente das exigências a serem cumpridas com o escritório de estágio.

                O Relatório de Estágio deverá apresentar a seguinte estrutura, contendo os itens a seguir como seções obrigatórias:

     

                a) Caracterização e histórico da entidade;

                b) Ambiente de trabalho;

                c) Relato das atividades desenvolvidas pelo aluno;

                d) Diagnóstico dos principais problemas e sugestões de melhoria

                e) Reflexão do aluno sobre as principais contribuições práticas obtidas com o estágio.

                f) Relato sobre a correlação entre as disciplinas cursadas no curso e as atividades desenvolvidas no estágio.

     

    Critério de avaliação

     

                O Relatório de Estágio é um documento acadêmico que registra a reflexão, por parte do aluno, da importância da atividade de estágio desenvolvida para sua formação profissional. Dessa forma, o Relatório de Estágio será avaliado com base nos critérios:

     

                a) Aderência ao formato indicado;

                b) Formatação e coerência às normas cultas para apresentação de trabalhos acadêmicos;

                c) Qualidade das reflexões apresentadas pelo aluno.

                A nota final do Relatório de Estágio refletirá a proporcionalidade de adequação aos itens acima e dada uma nota ao aluno que varia de 0 a 10.

               

     

     

     

     

     


  • Tópico 1

  • Tópico 2

  • Tópico 3

  • Tópico 4

  • Tópico 5

  • Tópico 6

  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10