Programação
RCC6101 - 2018 - Tecnologia para Gestão e Colaboração da Pesquisa Científica (2018)
Olá, prezado(a) estudante!
Bem vindo a disciplina que vai auxiliar o seu processo de pesquisa científica
A proposta desta disciplina é preparar os alunos para que o mesmo tenha sucesso em seu Mestrado/Doutorado. Para tal, iremos trabalhar todas as ferramentas que dão suporte a esta difícil arte de escrever academicamente. Cada aluno irá trabalhar em seu próprio projeto de pesquisa e isto tem como objetivo motivar os estudantes.
Os arquivos de leitura, atividades e tarefas propostos visam fixar os conteúdos abordados de um modo bem prático.
A equipe principal deste módulo é constituída pelo professor Dutra da Universidade de São Paulo (FEA_RP), uma unidade de destaque nacional em pesquisa e ensino.As sugestões e críticas são bem vindas e ajudarão o aperfeiçoamento do curso. Contamos com a sua valiosa ajuda neste sentido! O contato pode ser feito através do Preciso de ajuda/ Ofereço ajuda Não serão respondidos e-mails enviados ao dutra@usp.br a menos que seja algo particular.
Esperamos contar com sua atenção nos estudos, e temos certeza que teremos um excelente aproveitamento global nesta disciplina.
Saudações e nossas boas vindas a todos(as)!
Prof. Dr. José Dutra de Oliveira Neto
Técnico contábil (EaD) , Engenheiro Elétrico, Mestre em Eng. Computação (Unicamp), Doutor em Controladoria(FEA-USP), Pós-Doutor em EaD (Illinois-EUA). Professor Associado da FEA-RP e Eng. Produção (USP-SC)
Tutorial VPNO Objetivo final desta disciplina é aprender a escrever um artigo científico. Cada um vai esoclher um tema de interesse e escrever um artigo que denominamos de artigo bibliométrico. Vamos usar ferramentas e estratégias para facilitar esta tarefa.
- Ver Fazer postagens no fórum: 1
Estilo ABNT no Mendeley - Use o estilo federal do paraná. Parece bem próximo das regras da ABNT. Existe alguns ajustes possíveis.
Inicio do curso [AULA 1, AULA 2, AULA 3]- Treinando o Software (3 aulas)
Ao final das 3 aulas, o estudante deve estar apto a:
a- Instalar e usar o mendeley e integrar com o word
b- Acessar e fazer busca no WOS
c- Instalar o Histcite ter noções básica de seu uso
Práticas
Aula 1/2: Resumo científico, WOS e uso da ferramenta de avaliação por pares
Avaliação de pares
WOS - Base de dados científica
- Web of Science - Para acessar dentro da USP não precisa de VPN. -http://www.periodicos.capes.gov.br/ - Clicar em base , Digitar: Web of Science. Escolher a opção Web of Science /Coleção... [clicar ENVIAR] - Clicar em Web of Science = Coleção principal (Clarivate Analytics)
Aula 3: Mendeley e Word
Mendeley - Criar uma conta e instalar em seu computador pessoal
Word e PPT
Aula 4/5: HISTCITE - Análise de citação
- Depois de exportar do WOS, deve-se alterar a primeira linha do arquivo gerado , antes de abrir no HISTCITE
FN ISI Export Format Abrir com wordpad (obrigatório usar este programa) e alterar APENAS A primeira linha
DAQUI PARA BAIXO É O ARTIGO E SUA SEÇÕES
Módulo 1 - Aprendendo fazer resumo a partir de artigos científicos
- Objetivo Após completar este módulo, você estará apto a: Conhecer a seções importantes de um artigo: Relevância/importância, gap, objetivo, metodologia, resultados e conclusão. Conhecer o método de colorir as seções do resumo. Ser capaz de elaborar um resumo acadêmico a partir de um artigo
Material de absorção
Tarefas Word - Lembre-se que o resumo é uma síntese de seu artigo e ajuda delimitar e planejar o seu artigo científico. Uma vez que conseguimos sintetizar, o processo ficar mais claro.
- Ver
Módulo 3 Referencial
Objetivo
Após completar este curso, você estará apto a:
Ser capaz de escrever um referencial de um artigo científico.
O referencial deve constar:
- Suporte da literatura para a proposta do objetivo do artigo.
- Todos os modelos, instrumentos utilizados devem estar suportados por outros autores que devem ser citados.
- Sempre partir do geral para o particular
- Abordar apenas conteúdos ou fontes que tenham relação com as suas propostas/modelos/instrumentos ou quando abordar propostas/modelos/instrumentos diferentes, justificar o uso.
- Suporte da literatura para a proposta do objetivo do artigo.
Material de absorção
- Ver
Módulo 4 - Introdução
Objetivo
Após completar este curso, você estará apto a:
Ser capaz de escrever uma introdução de um artigo científico.
A introdução deve constar:
- Relevância e Importância do tema
- Gap
- Objetivo ao final da introdução.
- Abordar apenas conteúdos ou fontes que tenham relação com as suas propostas/modelos/instrumentos ou quando abordar propostas/modelos/instrumentos diferentes, justificar o uso.
- Relevância e Importância do tema
- Ver
Módulo 5 - Resultados: Análise de citação com HISTCITE
Objetivo:
Após completar este curso, você estará apto a:
- Ser capaz de importar artigos do WOS para o HISTCITE
- Ser capaz de gerar tabelas e gráficos a partir dos dados do WOS
- Ser capaz de fazer um parágrafo interpretando cada gráfico ou tabela gerada.
- Ser capaz de importar artigos do WOS para o HISTCITE
- Ver