Nome:
Turma:
Relato:
Anexos:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Adolfo e Hamilton

Turma:

8º e 6º ano

Relato:

Em continuação aos preparativos para a feira de ciências que ocorrera no dia 27 de novembro voltamos a escola para ajudar nos preparativos dos experimentos. Nessa semana tivemos uma surpresa muito grande em relação ao comportamento das turmas, devido ao evento da feira foi disponibilizado para os estudantes tablets para que eles pesquisassem sobre os temas que apresentarão e muito me impressionou o silencio que estava na sala quando entramos; Passamos nas bancadas orientado e ajudando os grupos com as pesquisas, e exceto por alguns que estavam em aplicativos de jogos não foi necessario chamarmos a atencão deles.

Com o sexto ano foi a mesma coisa, os alunos estavam um pouco mais agitados mas ocorreram duvidas interessantes, como por exemplo um aluno, Alex, que me perguntou se não haveria problema em esquentar argila pois a mesma poderia dilatar-se e rachar, e uma outra aluna, Jocileni, que fez um comentario interessante sobre um video de um ovo cozido "escorregando" para dentro de uma garrafa com um fosforo acesso, segundo ela: "o ovo estava sendo puxado para dentro da garrafa porque o fogo estava queimando". A maioria dos grupos preparou alguma introdução, e em quinze dias daremos continuidade a aula.

Anexos:

Nome:

Jean

Turma:

8A e 6A

Relato:

Não pude aplicar as atividades devido a discussão sobre a feira de ciências, onde eu e aprofessora Marymar ajudamos os alunos a escolherem os experimentos a serem apresentados na feira. No próximo dia de laboratório separarei todos os items que eles necessitam para realizar os experimentos e fazer a apresentação.

Anexos:

Nome:

Ana Carolina Oliveira de Souza

Mariana Cardoso Menquinelli

Turma:

6ª e 8ª

Relato:

6ª - Energia dos Alimentos e seleção de atividades para feira de ciências

A experiência correu bem e a turma se demonstrou interessada/empenhada. Não houve bagunça na sala e todos se demonstraram bastante atentos/preocupados com a questão do fogo e da segurança.

Os alunos preencheram a apostila.

Notamos uma dificuldade em fazer a continha de variação de temperatura (temperatura final menos a inicial) então demos atenção especial a isto, inclusive explicando que é assim que se calcula a variação de uma série de coisas, não só temperatura.

Tivemos problemas para passar para os alunos as experiências que selecionamos, pois a xerox não chegou na escola, então tivemos que improvisar lembrando das experiências listando na lousa e detalhando uma por uma.

Ao final, recolhemos as seguintes experiências:

-Efeito Estufa

-Energia dos Alimentos

-Foguete de água

- Satélites e Planetas

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

8ª - Dilatação volumétrica e seleção de atividades para feira de ciências

Preparamos a água quente e gelada com um aquecedor e um saco de gelo. Distribuímos o material em seguida.

Os alunos então realizaram as observações, desta vez conseguimos um número maior de roteiros preenchidos, até por fazermos pressão devolvendo os que não estivessem completos. O que tomou um tempo considerável.

Em seguida, apresentamos as experiências sugeridas da mesma forma que fizemos para a sexta e recolhemos as seguintes:

- Periscópio

- Braço hidráulico

- Usina termo-elétrica

Anexos:

Nome:

Thiago Curi

Turma:

7B

Relato:

 

Nessa aula eu apresentei as diferentes experiências pois tinha entendido na aula passada que a escolha era livre e que dependia do gosto dos alunos,  porem as professoras  me contaram que queriam pegar um tema que fosse relacionado com algum dos roteiros que esse ano tem. Então eu mostrei experiências na internet para os grupos  um de cada vez (segundo os temas que eles queriam dentro do relatório) e acabamos ficando com 5 experimentos diferentes: corrente de convecção, mastigação, habitos alimentares, umidade do ar e Importância da bile.
A professora Solange acha melhor que eu leve o material(que pretendo separar na próxima oficina) na próxima aula para fazer os experimentos junto a eles.
Anexos:

Nome:

Bruno Ting

Turma:

8B

Relato:

Nesta aula a Solange e outra professora que estava presente perguntaram aos alunos quais deles tinham assistido a um video chamado "Outra Maria", que era um desenho que falava sobre machismo e sociedade. Como poucos alunos tinham visto o vídeo, elas acharam que seria bom passar o video na sala. O video durou cerca de 15 minutos. Após isso, foi anotado na lousa as experiências que foram trabalhadas neste ano, mais o tema de sexualidade, que o oitavo ano está trabalhando fora do laboratório. Cada grupo deveria escolher um tema para apresentar na feira de ciências. Os temas escolhidos foram sexualidade, queimando calorias e papel dos rins.

A experiência de queimar calorias consistia em queimar um grão de feijão e amendoim, comparar suas chamas e com isso deduzir qual destes alimentos deve possuir mais calorias. A experiência de papel dos rins era a de fazer passar um refrigerante através de carvão ativado e reparar que o refrigerante que saía era incolor, ficando o corante retido no carvão ativado. Esta experiência simula o papel dos rins na filtragem do sangue.

Como apenas um grupo escolheu o tema queimando calorias, acabei nem distribuindo o roteiro que tinha preparado. De fato, a aula foi bem diferente do que tinha planejado, mas não considerei ruim desta vez. Após a escolha dos temas pelos grupos a aula acabou. 

Anexos:

Nome:

Gabriela, Natasha e Sofia

Turma:

7º e 9º anos

Relato:

Durante a aula do 7º ano, a professora Solange quis passar um filminho para as crianças assistirem e nós assistimos junto. Acabado o filme, nós voltamos a discutir com elas as perguntas para o jogo que elas querem montar para a feira de ciências da escola. A aula foi super legal pois os alunos demonstram bastante interesse pelo jogo.

 

Durante a aula do 9º ano a professoa Solange quis que os alunos se dividíssem nos grupos da feira e realizassem os experimentos sozinhos. Eles assim o fizeram e pudemos sanar as dúvidas que apareciam. Foi uma aula muito divertida também.

 

PS: Pela primeira vez a professora Solange se mostrou solícita e nos auxiliou no que foi necessário. Ficamos muito felizes!

Anexos:

Nome:

Mariana De Marchi e Walter Leopoldo

Turma:

9A

Relato:

Nossos objetivos eram avançar nos preparativos para a feira. Não preparamos qualquer atividade, somente íamos auxiliar os alunos na preparação de suas apresentações para o evento.

                Novamente, esperamos a professora chegar para iniciarmos nossas atividades. Graças a isso, a aula começou com cerca de vinte minutos de atraso. Desde nossa última visita, os alunos não haviam progredido muito em seus trabalhos. Somente um grupo confeccionara um cartaz que a professora, em mais um de seus gestos de excelência docente, amassou ao guardar. Claro que, depois do cartaz amassado, ela pediu às alunas que o montassem novamente, em outra cartolina.

                Os outros grupos pouco se interessaram pelas atividades. Os meninos que pretendem fazer o foguetinho fizeram, durante a semana, sua versão do experimento sugerido. Durante praticamente toda a aula, ficaram brincando com ele. Brincando mesmo, pois não estavam preocupados em preparar qualquer coisa para a feira.

                A brilhante ideia da professora foi filmar os alunos apresentando os trabalhos, para que eles mesmos assistissem e melhorasse. É claro que foi um fiasco. Eles pegaram os tablets, que também seriam utilizados para fins de pesquisa, e ficaram jogando.

                Ao final da aula, a professora veio queixar-se dos alunos, que “não querem nada com nada, só vem pra escola pra fazer bagunça...” e nos dizendo que parecíamos cansados. Sim, estamos cansados. Em especial, de trabalhar com ela.

Anexos: