Nome:
Turma:
Relato:
Anexos:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Luis e Guilherme

Turma:

1N e 1O

 

Relato:

Nossa última visita ao Andronico teve como tema de roteiro o princípios básicos de gravitação como o comportamento do campo gravitacional dos planetas com relação suas massas e como esse se modifica conforme nos distanciamos do planeta, conceitos esses abordando perguntas chave como “porque o astronauta flutua” ou “porque a lua não cai na Terra?”.

Tendo em mente os recentes problemas que tivemos com a enorme evasão por parte dos alunos, propomos uma atividade que utilizaria a sala de equipamentos áudio visuais. No caso exibimos uma aula do Novo Tele Curso sobre gravitação para que os alunos discutissem o que foi assistido e preenchessem um roteiro que não gerasse a necessidade de formação de grupos muito grandes para um aproveitamento satisfatório.

Pois bem, na primeira turma como já estávamos esperando pouquíssimos alunos apareceram, por volta de dez alunos se me lembro bem, com isso dois grupos foram formados. Durante a apresentação do vídeo devo admitir que me surpreendi, apesar de alguns dormirem em nos momentos iniciais o silencio era predominante naquela sala, e mesmo alguns alegando que haviam dormido e não sabiam responder o roteiro, com o passar da discussão vi que esses alunos haviam assistido o filme mesmo que não inteiramente e prestaram atenção. Apesar do roteiro não ter sido preenchido conforme o esperado e a discussão não ter sido levada muito a fundo o desempenho desse formato de roteiro para uma sala pequena foi semelhante aos nossos roteiros tradicionais, o que me surpreende já que não tínhamos nenhuma experiência com esse formato de aplicação.

Na segunda turma para a nossa surpresa os alunos compareceram em peso à aula, algo que surpreendeu o professor Rafael também, já que de acordo com ele quase todos os alunos dessa turma estavam lá. Durante a apresentação do vídeo a postura dos alunos mesmo numa sala mais cheia foi a mesma, o silencio e a ordem predominavam e nesse caso notei que pouquíssimos alunos dormiam. Com esse cenário chego a dizer que o uso desses artifícios audiovisuais como ferramenta pedagógica tem suas vantagens pelo menos se com relação a disciplina dos alunos, claro que também é preciso levar em conta que os alunos, acredito eu, não utilizam muito aquela sala então por ser uma novidade os mesmos estavam motivados, reforço o meu argumento afirmando que nas nossas primeiras idas ao colégio apesar de ser novidade a indisciplina era presente em grande parte dos alunos.

Essa minha felicidade com o uso do vídeo que se manteve após aplicação do roteiro, diversos grupos além de completarem o roteiro em sua totalidade, resolveram o desafio proposto e como se não bastasse, terminaram antes do final da aula. As discussões não se restringiram ao tema proposto na medida em que ela se desenvolvia os temas direcionavam para o nosso próximo roteiro que será sobre caracterização do sistema solar e seus planetas.

Gostaria também de ressaltar que muito desse aparente sucesso do novo formato do roteiro se deve ao tema que sem sombra de dúvida se mostra mais interessante para as pessoas do que os temas anteriores sobre mecânica pura e simples. Como gosto de falar, a astronomia e a cosmologia apesar de distantes da nossa realidade são temas que estão próximos da nossa imaginação.

 

Anexos: Documento do Word 2007 relato12.docx

Nome:

Vera Carneiro Braga de Oliveira

Turma:

1a.série F - Ensino Médio

Relato:

Neste encontro demos continuidade ao experimento Via Láctea - II Parte. Como haviam levado para casa e complementaram as constelações que sortearam para montagem.

Apresentaram as pesquisas, com consulta ao caderno do Aluno de Física 3 e em sites da Internet orientados no caderno do aluno.

A aula fluiu com mais facilidade, houve mais respeito pelo tempo dado e assim os grupos das  constelações de Aquário, Escorpião, Órion, 3 Marias e Cruzeiro do Sul. apresentaram suas pesquisas e observamos as estrelas e suas respectivas distâncias, calculadas em ano-luz.

A avaliação foi feita na apresentação da Amostra Cultural. Reunimos num canto da sala 10, com o fio preso entre duas paredes. Os alunos dispostos embaixo da sua constelação, expuseram como foi construída, a localização na Via Láctea - figura ampliada, estrelas que as formam, etc.

Esse experimento foi muito interessante, cosmologia e astronomia foram temas que atraíram mais os alunos para promoverem seus aprendizados.

Na Amostra Cultural, foram expostos vários trabalhos desenvolvidos pelas situações de aprendizagem do caderno do aluno de Física 3,  dentre eles, Bing-Bang, Posição Sol-Lua-Terra, Planetas-sistema heliocêntrico, Evolução das Estrelas, Leis de Kepler, Gravitação Universal, Triunfo da Gravitação Universal - marés.

Deixo aqui a minha sugestão para outros experimentos com temas de cosmologia: consultar o caderno do aluno de Física 3.

 

 

 

 

 

Anexos:

Nome:

Alberto e Lucas

Turma:

1°B e 1°C

Relato:

Em primeiro lugar devemos citar a grande expectativa que criamos nesta visita, nós dois estavamos muito motivados que o normal, primeiro porque estamos lhe dando muito bem com as turmas e segundo porque finalmente trataremos de um tema mais "exótico" por assim dizer e teriamos a oportunidade de inovar em técnicas de aprendizado.

Como o conteudo proposto era Astronomia haviamos pensado dois trechos de videos para introduzir o assunto, já que é muito mais simples e intuitivo para os alunos verem as imagens e animações do que simplesmente ouvirem a respeito da origem do universo e o comportamento do corpos celestes. Para nossa surpresa infelizmente o projetor que haviamos reservado juntamente ao Jucivagno uma semana antes não se encontrava (mesmo tendo lutado muito por ele, afinal haviamos chegado cerca de meia hora antes da aula justamente para preparar tudo, e no dia anterior ficarmos preparando mais detalhes da aula madrugada a dentro tamanha a expectativa) tivemos que usar da arte preferida dos professores, o improviso.

Nós saimos mal da primeira turma de novo, primeiro porque é uma tendencia da mesma a indisciplina e um comportamento que prejudique o andamento da aula e segundo porque trabalhar sem as ferramentas necessárias que ja haviamos nos programados representava de fato um grande desafio. Já no segundo momento com a rápida lição da primeira aula contornamos as dificuldades e pudemos com absoluta certeza criar um ambiente propício para o aprendizado, eles gostaram da proposta que levamos e se mostraram bastante receptivos (como já vem a algum tempo se tornando comum) entretando sentimos que temos ainda um grande trabalho a concluir com todos eles, afinal como está planejado temos a continuação desta aula e pretendemos corrigir tudo que ficamos devendo.

Uma grande lição que tiramos dessa decepção por parte do Andronico, que se mostrou totalmente irresponsável e nos tratou com até certo grau de descaso é que devemos depender o mínimo possível dos recursos e da boa vontade da escola, e de fato mais uma vez é constado as grandes dificuldades que um professor enfrenta no seu emprego vão além das relações com alunos como também com a direção do instituição de ensino.

Anexos:

Nome:

Daniel Rutkowski Soler

Turma:

PRÁTICAS: DIURNO

ANDRONICO: 3º ANO

Relato:

Nesta 10ª aula (04/nov/2013), trabalhamos com uma turma de uma turma de 3º ano no primeiro horário da manhã (das 7h às 7h50).

A aula desta vez transcorreu normalmente. Todavia, durante os 50 minutos só houve tempo a realização da construção dos espectroscópios. Tal construção ocorreu satisfatoriamente, sem grandes problemas, apesar de ter sido trabalhoso conduzir uma atividade em que cada um dos mais de 30 alunos deveria fazer recortes, colagens e dobraduras. Danila, Fernando e eu não paramos um minuto para nada, passamos os 50 minutos ajudando os alunos na montagem do espectroscópio, correndo de um lado para o outro da sala.

Não houve tempo hábil para fazer qualquer discussão sobre conceitos de Física. No máximo alguns poucos alunos perguntaram o que era para se enchergar com aquilo que estavam construindo, e daí explicávamos que com aquele dispositivo seria possível observar o espectro de lãmpadas, por exemplo, e de qualquer outra coisa que emita luz. E que o CD era o principal responsável por nos mostrar aquilo. Mas deixamos claro que na aula seguinte seria feita a discussão sobre o funcionamento do espectroscópios e sobre qual a relação dele com os temas de Física Moderna discutidos nas aulas anteriores.

Eu irei repor a aula de estágio de Práticas que estou devendo na próxima 4ª feira. Nessa aula, irei trabalhar o restante do roteiro que não foi possível ser discutido durante a montagem do espectroscópio.

Anexos:

Nome:

Helton C. Martinez

Turma:

3º B

Relato:

Bem, esse "lab" foi aquele que, de fato, não consegui fazer absolutamente nada do que havia planejado.

Explico.

A professora Danila faz questão que todas as suas turmas (dos 3ºs anos, nesse caso) tenham os mesmos conteúdos/atividades. As vezes acontecem situações que não são as mesmas, mas isso é difícil. Os labs que Daniel (com o 3º E) e eu (com o 3º B) fazemos, são reproduzidos pela professora nas outras turmas. No entanto, eu sempre tive uma certa dificuldade de realizar os meus planos de aula por conta dessa "prática" da professora. (Estou externalizando isso nesse momento, pois consegui conversar com a Danila sobre isso. Eu tinha as minhas travas em relação a esse assunto, pensando diversas coisas: se devia ou não e como abordar esse assunto. Mas, salientando, eram travas minhas.)

Pois bem, para esse episódio é necessário contar a respeito do que havia passado na preparação da atividade para esse "lab". A próxima atividade prevista era a leitura de um texto sobre o espectro eletromagnético e uma demonstração utilizando um transmissor de ondas eletromagnéticas (um motor elétrico a base de pilha e espira de cobre e um rádio sintonizado na AM). Eu não havia obtido sucesso, no laboratório de práticas, com a demonstração utilizando o rádio. Conforme o meu plano de aula 10, havia planejado apenas a atividade de leitura seguida de resolução de um questionário.

Mas no final das contas, para resumir, a demonstração do rádio com os outros 3ºs deu certo, e aí acabou que a professora realizou a demonstração.

Dessa vez não houve a explicação na sala e todos fomos direto para o laboratório. Os alunos já se separam automaticamente: conseguiram estabelecer uma "cultura de laboratório escolar". Pedi que a professora fizesse a demonstração. Após o término da demonstração eu encorajei os alunos a responderem minhas perguntas de forma que caminhássemos para um entendimento do fenômeno. E acabei usando todo o restante da aula de modo que não consegui dar prosseguimento ao texto.

Anexos:

Nome:

Fernando Santos Ferreira

Turma:

3ano

Relato:

Este foi o experimento do ano que mais trabalhamos, não paramos um minuto eu Daniel e Danila para ajudar os alunos a montar o espectroscopio. Diante da dificuldade para atender todos os alunos acabei ficando no andronico para ajudar a Danila em quatro das suas turmas do 3ano. No geral os alunos acabaram montando o espectroscopio, mas foi mais um trabalho de "artes" do que de "fisica", muito dos alunos não sabiam o que estavam fazendo. Eles ficaram bem encantados quando conseguiram ver o espectro no cd, porém não foi possível realizar uma discussão com os alunos sobre o fenomeno, ja que  montar o espectroscopio foi a aula inteira. 

Anexos: