Objetivos:
Esta experiência tem como objetivo estudar as relações do uso de lentes, e os métodos de correção dos defeitos visuais. Bem como ter uma idéia do que é miopia, hipermetopia e astigmatismo e como poderá reverter estas patologias. A atividade será dividida em três etapas, sendo que a primeira os alunos irão se familiarizar com o uso das lentes, e por fim classificá-las como divergentes, ou convergentes. Na segunda etapa o aluno irá analisar a lente, posicionando-a numa certa região onde poderá medir com uma trena a distância focal. E na terceira etapa, observará quais tipos de lentes são mais adequadas para corrigir a miopia, e hipermetropia. O intuito desta terceira etapa é mostrar uma aplicação de grande utilidade para uso comerciais.
Conteúdo:
Aplicação dos conceitos das leis da refração; Focalizar um objeto em um anteparo; Analogia do olho humano com a Lente; Lentes Divergentes, e Lentes Convergentes; corrigir defeitos como: Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo.
Procedimento:
- Organizar cinco grupos;
- Entregar o roteiro de aula para cada grupo de alunos;
- Entregar para cada grupo os kits (lentes, lanternas, lasers, trenas);
- Identificar qual(s) das lente(s) é ou são divergentes e convergentes;
- Medir a distância focal de duas lentes biconvexas (lupa);
- Aplicação dos resultados para corrigir o defeito visual (miopia, hipermetropia e astigmatismo);
- Cada estagiário irá auxiliar os grupos para agilizar o fluxo das etapas experimentais;