Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Claudemir

Cassiano

Eduardo

Turma:

2ºF

Atividade:

Lente e o Olho Humano

Plano de Aula:

Objetivos:

Esta experiência tem como objetivo estudar as relações do uso de lentes, e os métodos de correção dos defeitos visuais. Bem como ter uma idéia do que é miopia, hipermetopia e astigmatismo e como poderá reverter estas patologias. A atividade será dividida em três etapas, sendo que a primeira os alunos irão se familiarizar com o uso das lentes, e por fim classificá-las como divergentes, ou convergentes. Na segunda etapa o aluno irá analisar a lente, posicionando-a numa certa região onde poderá medir com uma trena a distância focal. E na terceira etapa, observará quais tipos de lentes são mais adequadas para corrigir a miopia, e hipermetropia. O intuito desta terceira etapa é mostrar uma aplicação de grande utilidade para uso comerciais. 

 

 Conteúdo:

Aplicação dos conceitos das leis da refração; Focalizar um objeto em um anteparo; Analogia do olho humano com a Lente; Lentes Divergentes, e Lentes Convergentes; corrigir defeitos como: Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo.

 

 Procedimento:


- Organizar cinco grupos;

- Entregar o roteiro de aula para cada grupo de alunos;

- Entregar para cada grupo os kits (lentes, lanternas, lasers, trenas);

- Identificar qual(s) das lente(s) é ou são divergentes e convergentes;

- Medir a distância focal de duas lentes biconvexas (lupa);

- Aplicação dos resultados para corrigir o defeito visual (miopia, hipermetropia e astigmatismo);

- Cada estagiário irá auxiliar os grupos para agilizar o fluxo das etapas experimentais;

 

Roteiro: Word 2007 document Lentes e Olho Humano.docx

Nome:

Eusébio Adão/ Dhienes Rocha Moura Quirino/Henrique Furia Silva

Turma:

3ºA ,  3ºB , 3ºC e 3ºD

Atividade:

Objetivo: Relembrar as formas de eletrização básicas da eletrostática (indução, contato e atrito) e introduzir como a luz pode também eletrizar corpos.

Plano de Aula:

Iniciamos a aula destacando o título do experimento:(Efeito fotoelétrico), em seguida formamos grupos de 5 alunos e entregamos um questionário sobre o experimento, antes de iniciarmos o experimento, tinham que saber como lidar com os materiais, pois contém vidro e este pode quebrar com quedas, devem ter cuidado com o manuseio de lâmpada utravioleta tipo C.

Eles não podem olhar diretamente para a lâmpada, para evitar danos a saúde.

Materiais utilizados: Eletroscópio; Canudo plástico; Bastão de vidro; Toalha de papel; Lâmpada UVC.

Procedimento: Com a toalha de papel, o canudo, o bastão de vidro e o eletroscópio, deve-se descrever sucitamente as três formas de eletrização: a) por atrito: tendo em mãos o canudo plástico, atritando com a toalha de papel, b)por indução : tendo um dos dois objetos eletrizados, aproximando da ponta do eletroscópio sem encostar, c) por contato: encostando primeiramente o bastão de vidro carregado na ponta do eletroscópio. Nas três formas de eletrização, o aluno deve comentar o que acontece.

 

 

 

 

 

Roteiro: PDF document 2013-11-04a08_3BC+3DA_Fotoeletrico_v2.pdf

Nome:

Rosangela de Diego

Turma:

1º H

Atividade:

Documentário

Plano de Aula:

Observação: na aula anterior, novamente foi adiada a apresentação deste documentário devido a problemas internos na E.E. Emygdio.

 

Plano de Aula: 

História da Astronomia - documentário:Astronomia no Hemisfério Sul em Português - capítulo I

este documentário foi produzido pela TV Escola como ABC da Astronomia e reeditado e encontrado no youtube com o título: Astronomia no Hemisfério Sul em Português - capítulo I

Procedimento:

- Apresentar o vídeo que conta inicialmente de forma geral a importância da Astronomia para os povos antigos.

- Acrescentar informações no intervalo dos filmes que esta dividido em 3 capítulos.

Conclusão: dispertar a curiosidade deles através do trabalho audio visual para um tema complexo e que influencia nossas vidas.

 

 

 

 

 

Roteiro:

Nome:

patricia e priscila

Turma:

1 col I

Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro: PDF document planejamento11.pdf

Nome:

André luiz

Turma:

2G

Atividade:

Big-Bang

Plano de Aula:

Iniciar a aula pedindo aos alunos para explicarem como acreditam que o universo se formou. Esta explicação deve ser
escrita no papel individualmente, e depois de formados os grupos, os alunos devem discutir entre sí.
Acompanhando as discussões dos alunos, iremos fortalecer a teoria de big-Bang como a teoria mais aceita. Discutiremos
como essa teoria explica a origem e formação do universo.
Depois de sedimentar a idéia, entregaremos os materiais para o experimento, enquanto auxiliamos os grupos na execução,
discutiremos as principais limitações envolvisa, quais sejam:
- o ESPAÇO ESTÁ FORMADO A PRIORI.
- A MATÉRIA TAMBÉM JA ESTÁ FORMADA.

Apresentaremos a teoria de que o universo se expandirá até certo ponto, e irá se contrair, ilustrando com a bexiga se
enchendo e esvaziando.


Por fim mostraremos a idéia do universo em contínua expansão, estourando a bexiga.

 

Roteiro:

Nome:

Adriana, Caio, Edson e Mariana.

Turma:

2º I

Atividade:

Desviando a Luz

Plano de Aula:

Objetivo

Estudo da refração da luz com a utilização de diferente lentes.

Pré-requisitos

Princípios da ótica geométrica.

Conteúdo

Introdução ao estudo da refração.

Procedimento

- Apresentação dos objetivos propostos

- Retomada do conceito de propagação retilínea da luz, mostrando que o fenômeno acontece quando a luz viaja em um meio homogêneo. Quando a mudança de meio de propagação, a luz pode sofrer desvios em sua trajetória.

- Organização da sala em grupos e distribuição do material

- Realização do experimento, problematização e análise da situação com base nas questões pertinentes ao roteiro. 

- Preenchimento do roteiro.

- Conclusão

 

Resultado Esperado

A turma deverá compreender as possíveis trajetórias da luz, retilínea ou com desvio, de acordo com o meio de propagação que a contém. Além disso, o aluno se familiarizar com diferentes tipos de lente,  relacionando o caminho tomado pela luz com o formado dos dioptros apresentados.

Roteiro: Word document Desviando_a_luz.doc

Nome:

Adriana, Caio Edson e Mariana

Turma:

2I

Atividade:

Trajetória e Reflexão da Luz

Plano de Aula:

Nesta aula esperamos que os alunos façam um experimento utilizando laiser e observando a propagação retilínea da luz e a reflexão da luz, podendo marcar o ângulo incidente e refletido por uma sombra feita a partir dos dentes do garfo.

Conteúdo

Estudo da trajetória da luz e da reflexão da luz. ópica geométrica

Procedimento

- Iniciamos a aula com uma breve explicação dos conceitos de propagação retilínea da luz e de reflexão da luz.

- Organização da sala em grupos e distribuição do material

- Realização do experimento, problematização e análise da situação com base nas questões pertinentes ao roteiro.

- Preenchimento do roteiro.

- Conclusão

 

Resultado Esperado

Esperamos que os alunos visualizem que a trajetória da luz é retilínea e também consigam traçar e medir com o auxílio do compasso os ângulos de incidência e de reflexão no espelho, e que ao compará-los cheguem ao mesmo resultado para ambos.

Roteiro: Word 2007 document Trajetória e reflexão da luz.docx

Nome:

Diego e Rosangela

Turma:

1º H

Atividade:

Vídeo sobre Matéria Escura/ Energia Escura

Plano de Aula:

Atividade: apresentação de vídeo sobre Matéria Escura/ Energia Escura

Documentário produzido pela History Channel

 

 

Roteiro: