Nome:

Luis e Guilherme

Turma:

1N e 1O

 

Relato:

Nossa última visita ao Andronico teve como tema de roteiro o princípios básicos de gravitação como o comportamento do campo gravitacional dos planetas com relação suas massas e como esse se modifica conforme nos distanciamos do planeta, conceitos esses abordando perguntas chave como “porque o astronauta flutua” ou “porque a lua não cai na Terra?”.

Tendo em mente os recentes problemas que tivemos com a enorme evasão por parte dos alunos, propomos uma atividade que utilizaria a sala de equipamentos áudio visuais. No caso exibimos uma aula do Novo Tele Curso sobre gravitação para que os alunos discutissem o que foi assistido e preenchessem um roteiro que não gerasse a necessidade de formação de grupos muito grandes para um aproveitamento satisfatório.

Pois bem, na primeira turma como já estávamos esperando pouquíssimos alunos apareceram, por volta de dez alunos se me lembro bem, com isso dois grupos foram formados. Durante a apresentação do vídeo devo admitir que me surpreendi, apesar de alguns dormirem em nos momentos iniciais o silencio era predominante naquela sala, e mesmo alguns alegando que haviam dormido e não sabiam responder o roteiro, com o passar da discussão vi que esses alunos haviam assistido o filme mesmo que não inteiramente e prestaram atenção. Apesar do roteiro não ter sido preenchido conforme o esperado e a discussão não ter sido levada muito a fundo o desempenho desse formato de roteiro para uma sala pequena foi semelhante aos nossos roteiros tradicionais, o que me surpreende já que não tínhamos nenhuma experiência com esse formato de aplicação.

Na segunda turma para a nossa surpresa os alunos compareceram em peso à aula, algo que surpreendeu o professor Rafael também, já que de acordo com ele quase todos os alunos dessa turma estavam lá. Durante a apresentação do vídeo a postura dos alunos mesmo numa sala mais cheia foi a mesma, o silencio e a ordem predominavam e nesse caso notei que pouquíssimos alunos dormiam. Com esse cenário chego a dizer que o uso desses artifícios audiovisuais como ferramenta pedagógica tem suas vantagens pelo menos se com relação a disciplina dos alunos, claro que também é preciso levar em conta que os alunos, acredito eu, não utilizam muito aquela sala então por ser uma novidade os mesmos estavam motivados, reforço o meu argumento afirmando que nas nossas primeiras idas ao colégio apesar de ser novidade a indisciplina era presente em grande parte dos alunos.

Essa minha felicidade com o uso do vídeo que se manteve após aplicação do roteiro, diversos grupos além de completarem o roteiro em sua totalidade, resolveram o desafio proposto e como se não bastasse, terminaram antes do final da aula. As discussões não se restringiram ao tema proposto na medida em que ela se desenvolvia os temas direcionavam para o nosso próximo roteiro que será sobre caracterização do sistema solar e seus planetas.

Gostaria também de ressaltar que muito desse aparente sucesso do novo formato do roteiro se deve ao tema que sem sombra de dúvida se mostra mais interessante para as pessoas do que os temas anteriores sobre mecânica pura e simples. Como gosto de falar, a astronomia e a cosmologia apesar de distantes da nossa realidade são temas que estão próximos da nossa imaginação.

 

Anexos: Word 2007 document relato12.docx