Nome:

Bruno Ting

Turma:

8B

Relato:

Cheguei ao Amorim e na sala dos professores a Solange comentou que não havia água no laboratório. Fui então para o laboratório enquanto a Solange ia buscar um balde com água. 

Compareceram 13 alunos à aula e eles estavam um pouco menos agitados que o normal. Expliquei o procedimento da experiência e decidi também incluir uma pequena atividade a mais, que não tinha pensado quando montei o roteiro. Quando os alunos colocaram àgua e óleo na proveta, pedi que eles a agitassem bem, tentando misturar os dois e perguntei se deu certo. Alguns responderam que sim, outros que não. Um aluno reparou que assim que se terminava de agitar, a água e o óleo já começavam a se separar lentamente. Procurei explicar então, de modo simplificado, porque a água e o óleo não se misturam.

Em seguida fizemos a experiência com o detergente. Conforme o roteiro, em duas das provetas com água e óleo se adicionava detergente. Agitava-se então apenas uma delas. Os alunos de modo geral repararam que não houve mistura naquela que não se agitou, mas que na proveta agitada formava-se apenas uma fase além da espuma. Tentei então explicar para a turma toda o porquê disso acontecer, mas eles voltaram a ficar agitados, sem prestar atenção. A professora Solange me disse então que seria melhor se eu fosse explicar de grupo em grupo. Segui a orientação dela e de fato funcionou melhor, com a Solange inclusive indo ajudar alguns grupos enquanto eu falava com outros. 

Acredito que de um modo geral os alunos conseguiram ter uma noção de como é o funcionamento do detergente.

Anexos: