Pré-requisitos: os alunos devem saber calcular a potência elétrica
( P = V.I ), e o consumo de energia de cada equipamento.
Dinâmica da aula: 1) Apresentação da atividade e entrega de um questionário referente ao experimento. 2) Organização dos alunos: os alunos devem formar grupo de 5 alunos.
Conteúdo: Os alunos devem ter uma conta de luz e uma calculadora simples etc.
Procedimento: Os alunos iram fazer medidas e observações, observar a potência de cada equipamento, para depois calcular o consumo de energia. E através da conta de luz, eles poderam observar a forma de cobrança feita pela distribuidora de energia e os impostos cobrados etc.
Conclusão: Os alunos poderam conferir, o consumo de energia mensal e o valor cobrado pela distribuidora de energia, e os impostos, poderam conferir também que quanto mais se consome energia mais se paga por ela.
Resultado esperado: Fazer com que o aluno entenda, como que e´ feito os calculos pela distribuidora de energia elétrica e concientiza-lo da importância da economia do consumo elétrico.