Nome:

Bruno W. Ting

Turma:

8B

Relato:

Cheguei ao Amorim Lima cerca de 10 minutos antes de começar a aula. Como de costume os alunos foram chegando gradualmente e se alocando no laboratório. Quando senti que a maioria já tinha entrado, mesmo sem a professora Solange ter chegado ainda, perguntei para a turma quem já tinha preparado gelatina. Apenas duas pessoas se manifestaram. Em seguida perguntei se elas já tinham colocado frutas na preparação da gelatina. A resposta foi afimativa para um dos alunos, que já tinha preparado gelatina com pedaços de maçã. Perguntei então se os mesmo poderia ser feito com pedaços de abacaxi. Não houve propriamente uma resposta da turma, pois muitos continuavam conversando, como é hábito. A Solange chegou mais ou menos nessa hora e ela achou que seria mais interessante se alguns alunos se deslocassem para a bancada mais central e eu concordei. Um dos alunos não quis se realocar e a professora disse que se ele não queria assistir aula que saísse da sala. Ele então saiu.

Após o realocamento da sala expliquei que a gelatina não se solidificava de eram colocados pedaços de abacaxi e tentei explicar o motivo da forma mais acessível possível.

Dei início então ao experimento, que foi bem tranquilo quanto a sua execução. Indo ver cada grupo, alguns alunos me perguntavam porque a gelatina deveria se solidificar em alguns casos e em outros não. Respondi novamente o que tinha dito no começo da aula, mas procurei usar outras palavras, esperando sempre um retorno do aluno quanto ao entendimento. Me pareceu que individualmente os alunos conseguiram entender a explicação, mas quando falei para todos no começo da aula o entendimento foi muito pequeno.

Anexos: