Nome:

Alberto e Lucas

Turma:

1°B e 1°D

Relato:

A quinta visita apresentou especificidades distintas de todas as outras intervenções exercidas pela nossa dupla. Havíamos planejado uma aula para 30 alunos; entretanto as duas aulas realizadas não contaram com mais de 10 alunos em cada turma. No 1ºD estavam presentes sete alunos e no 1ºB foram cinco alunos (embora na prática apenas uma aluna fosse efetivamente da turma, já que o restante estava “distribuído” entre 1ºH e 1ºJ). O motivo do pequeno número foi o fato de naquele dia só acontecerem as três primeiras aulas, de modo que quase todos os alunos foram embora mais cedo ou faltaram.

Aparentemente nosso roteiro estava curto, visto que a parte experimental era bem simples; entretanto os alunos demonstraram desconhecer totalmente o assunto que estava sendo abordado. Segundo o planejamento que nos foi mostrado os alunos estariam aprendendo agora dinâmica, mas pelo que o professor falou o assunto tratado nas aulas do início de segundo semestre é estática. Assim a participação dos discentes foi bem limitada. Eles só conseguiram responder o roteiro porque revisamos (apresentamos) o conteúdo necessário para o preenchimento das questões designadas.

O objetivo do experimento era estimular os alunos a identificarem forças verticais. O objetivo foi alcançado. Quanto às dificuldades dos alunos na montagem do aparato podemos falar que não existiu, já que eles nem conseguiram atingir essa parte do roteiro. Só trabalhamos com 70% do roteiro. De positivo pode-se ressaltar a participação, pelo menos com a atenção, na aula, dos alunos.

Em virtude da excepcionalidade dessas aulas não é possível tomar conclusões (ou até mesmo registrar impressões) referentes ao futuro coletivo das duas turmas frente ao desenvolver da aula restando ainda a centelha de esperança de uma melhora da aula (participação discente +docente +estagiários) em relação ao obtido no primeiro semestre, como havíamos exposto no portfólio do primeiro semestre.

Anexos: Word 2007 document relato 5.docx