Nome:

Cassiano, Eduardo e Jéssica

Escola:

E. E. Prof° Emygdio de Barros

Turma:

2°F

Experimento:

A Primeira Lei da Termodinâmica - Máquina de Heron

Relato:

      4 ª aula – 2° F (Grupo: Cassiano, Eduardo e Jéssica) 

           Na aula do dia 05/06/2013 trabalhamos com a turma do 2°F o conceito referente à 1ª Lei da Termodinâmica, com a realização do experimento sobre a Máquina de Heron, que é um exemplo de máquina térmica.

            Primeiramente fizemos uma breve apresentação sobre a 1ª Lei da Termodinâmica, citando alguns exemplos, e, posteriormente, demos início à atividade experimental.

            Nessa aula, a turma estava com aproximadamente 30 alunos, sendo dividida em grupos de cinco alunos, em média. A sala se manteve tranquila e silenciosa desde o início da aula, quando iniciamos a apresentação conceitual, até o momento das orientações sobre o procedimento experimental e da realização do experimento.

            A turma se mostrou muito interessada pela aula. Os estudantes, a todo o momento, faziam comentários, davam exemplos sobre situações que se assemelhavam ao experimento, tiravam dúvidas e também tiravam conclusões.

            Os alunos tiveram bastante facilidade em executar a experiência, fazer observações, compreender os fenômenos que estavam ocorrendo na atividade e responder as questões propostas.

            A aula foi muito interessante e produtiva. Tivemos uma aula organizada e com boa execução. Das quatro aulas que demos neste primeiro semestre, esta foi a que teve a melhor participação, produtividade e interesse por parte dos alunos e, consequentemente, nos trouxe um ótimo retorno. Portanto, conseguimos atingir o objetivo esperado com sucesso.

 

4 ª aula – 1° I (Grupo: Adriana, Caio e Edson)

            No dia 05/06/2013, o grupo da Adriana, Caio e Edson trabalhou com o 1°I o experimento sobre a identificação de forças verticais.

            A estrutura da aula foi muito bem planejada e interessante. Eles inicialmente deram uma breve apresentação conceitual que foi seguida pela aplicação da atividade experimental. A atividade foi dividida em três etapas, de forma que, em cada uma delas, os alunos realizavam um experimento distinto, com a finalidade de encontrar as forças verticais aplicadas em cada situação. Na primeira parte foi feito um experimento com bexiga e papel, na segunda foram utilizados imãs e na terceira eles trabalharam com molas.

            A turma tinha, em média, 25 alunos, sendo que foram formados cerca de 5 grupos de 5 alunos. Os estudantes demonstraram bastante interesse pela aula e também pelo experimento e, portanto, foram participativos.

            A aula foi muito dinâmica e bem executada, já que a equipe conseguiu trabalhar três atividades diferentes em uma só aula, proporcionando aos alunos variados exemplos e, consequentemente, um amplo aprendizado.