Nome:

Cassiano, Eduardo e Jéssica

Escola:

E.E Emygdio de Barros

Turma:

2° F

Relato:
2 ª aula – 2° F (Grupo: Cassiano, Eduardo e Jéssica)
 
Em 10/05/2013 realizamos nossa segunda aula/experiência na escola E.E Emygdio. Baseado no cronograma do professor, realizamos um experimento que consistia em demonstrar as diferentes formas de transmissão de calor.
 
Como era a primeira aula do noturno, às 19:00hs, chegamos novamente mais cedo para preparar a sala de forma que otimizássemos ao máximo o nosso tempo. Apesar de ela ser prevista para iniciar as 19:00hs, de fato os alunos só entram na sala 19:15hs. E como o término da mesma acontece às 19:45 hs, só temos 30 minutos líquidos nesse período.
 
Havíamos preparado 5 grupos de 5 alunos para poder distribuir as experiências.
 
Iniciamos a distribuição do material às 19:15hs e na sequência começamos a apresentar o que seria feito na atividade.
 
Durante a apresentação, ela foi interrompida 4 a 5 vezes por necessidade de se chamar a atenção dos alunos e ter de elevar a voz para que eles pudessem entender que havia a necessiade de se fazer o silêncio.
 
Essas interrupções não permitiram que a primeira parte da aula pudesse alcançar seu objetivo, que era poder despertar a curiosidade nos alunos. Mais do que a falta de silêncio na sala de aula, havia a falta de silencio interno nos alunos, pois ficou claro que eles sequer conseguiam ouvir uns aos outros.
 
Esse alto grau de dispersão já nos havia sido percebido na primeira aula, mas como nesta foi possivel iniciar rapidamente a experiência, esse problema foi parcial.
Já nessa última aula, necessitávamos de ao menos 5 minutos de discussão para provocar as perguntas, antes de iniciar o experimento.
Isso foi de encontro ao que o professor sugeriu no inicio da aula (começar logo pela experiência, ao invés de se ler e discutir um texto).
 
Saltamos então a experiência e deixamos de lado o texto inicial.
 
Distribuimos o material e, com o material distribuido, passamos a explicar como seria fazer a experiência, ou pelo menos, tentamos explicar.
 
Novamente não conseguimos falar com a sala, a comunicação e a dispersão estavam presentes.
 
Passamos então a abordagem direta para cada grupo, ou seja, atendendo 5 alunos de cada vez explicamos para cada grupo o que seria feito e como seria feito.
 
Nesse momento conseguimos alguma interação, e grupo a grupo fomos passando as instruções.
 
Nesse ponto, percebemos que a experiência que estávamos apresentando estava antecedendo a teoria e, em meio a aula, tivemos uma crise, já que tudo caminhava para o desencontro.
 
Rapidamente conversamos com o professor e confirmamos que a experiência e as perguntas propostas serviriam para serem retomadas na próxima aula, apesar de estar invertendo nossa sequência inicial de teoria e depois experiencia. Isso seria bem aproveitado na apresentação da teoria, pois os pontos que haviam surgido na experiencia seriam retomados na aula.
 
Ainda na aula, e após a experiencia, passamos ao momento das conclusões. Pretendíamos na lousa, e junto com os alunos, montar e lapidar as opniões e conclusões que surgiram na aula.
 
Novamente isso não foi possivel. Não havia foco nem silêncio para poder montar essas ideias, nem para que eles pudessem ouvir uns aos outros.
 
Decidimos recolher as folhas com as perguntas para serem retomadas nas próximas aulas.
 
Uma sugestão do professor foi que fizéssemos as perguntas da próxima vez mais fechadas, para que eles pudessem fazer o experimento e já ir fazendo as anotações.
 
Consideramos como conclusão para a próxima aula, ao invés de tentar apresentar a aula para todos os alunos de uma só vez, realmente iniciar as atividades grupo a grupo, pois somente com a proximidade nossa para com eles, e num grupo mais fechado, a colaboração e cooperação se mostraram mais presentes, mesmo que isso custe uma menor eficiência para poder atender toda a sala.
 
   
2 ª aula – 1° I (Grupo: Adriana, Caio e Edson)
 
             Na 2° aula com o 1° ano I foi trabalhado pelo grupo da Adriana, Caio e Edson a experência denominada "Andando de Carrinho". 
 
            A aula foi bem desenvolvida pela equipe. Eles deram uma introdução ao assunto (abordado em sala anteriormente pelo professor) para situar a turma e depois deram as explicações sobre a realização do experimento.
 
            Assim como na última aula, a turma foi dividida em seis grupos de 6 alunos, em média. Os alunos demonstraram bastante interesse no experimento realizado. 
 
Para nossa surpresa, apesar de ser uma aula com alunos mais novos, o controle da sala e a disciplina funcionaram bem melhor do que na nossa.
 
Ao que parece, houveram alguns alunos que foram expulsos e isso acabou por influenciar e por gerar um ar de " disciplina na sala.
 
Também gostamos da abertura da aula. O grupo montou uma lousa bem simples e no tempo certo relembraram os conceitos apresentados na aula anterior.
 
A aula se mostrou com inicio, meio e fim. Gostamos muito.
ANEXO: