Plano de Aula
Objetivos
Através do uso de lasers, demostrar aos alunos a trajetória da luz e também os efeitos da
superposição da luz. Este experimento extremamente qualitativo, deve servir de base para
os próximos experimentos, que envolverão a geométrica optica, além de servir como ponto
de partida na interpretação da definição de imagem e objeto, e como podemos nos utilizar
deste fenômeno de forma que nos auxilie (e não simplesmente compreendemos) no nosso
dia-a-dia, como por exemplo quando usamos um retrovisor automotivo para ver o carro de
trás ou como vemos através do jogo de espelhos, a nossa cabeça após um corte de cabelo.
Pré-Requisitos
Leitura de enunciados;
Leitura de procedimentos;
Dinâmica da aula
Organização dos alunos
Os alunos deverão se reunir em grupos de 5 pessoas, para poderem ter contato com o
experimento individualmente e trocarem informações, opiniões e aprimorar o trabalho em grupo.
Comanda da atividade
Os grupos deverão estar com os seguintes materiais à mão:
- caneta emissora de luz infra-vermelha (laser);
- Giz em pó;
- Espelhos;
Possíveis dificuldades
Por se tratar de um experimento que envolve materiais vítreos, existem dois pontos de principal
atenção;
O primeiro é com a segurança dos alunos, ao pedirmos que manuseiem o espelho com cuidado
para não quebra-los, causando possíveis ferimentos;
O segundo fator é para não apontarem a luz diretamente na viste de um colega, para não
machucar a vista dele.
Respostas esperadas
Esperamos que após o experimento, os alunos conversem entre si e tentem solucionar a
seguinte questão:
Conseguimos afirmar com certeza a trajetória da luz? Se sim, como vemos quando ela encontra
uma oposição?