1. A Biodiversidade na Proposta Curricular do Estado de São Paulo

A Biodiversidade está contemplada ao longo de praticamente toda a Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Vamos relembrar seus principais “Temas de Estudo da Biologia”:

  1. A interdependência da vida;proposta curricular
  2. Qualidade de vida das populações humanas;
  3. Identidade dos seres vivos;
  4. Transmissão da vida e mecanismos de variabilidade genética;
  5. Tecnologias de manipulação do DNA: a receita da vida e seu código;
  6. Diversidade da vida;
  7. Origem e evolução da vida.

Entre esses temas, o tema 6 é aquele dedicado mais diretamente ao estudo da biodiversidade e,  segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo,  tem como finalidade caracterizar a diversidade da vida e sua distribuição nos diferentes ambientes, bem como compreender os mecanismos que favoreceram a enorme diversificação dos seres vivos (Figura 1.1).

Figura 1.1: A diversidade da vida.
Fonte: Thinkstock.

O essencial, no entanto, é que os alunos percebam que os desequilíbrios ambientais intensificados pela intervenção humana têm reduzido essa diversidade, ameaçando a sobrevivência da própria vida no planeta.

Nesta unidade, importantes competências podem ser desenvolvidas, como, por exemplo,   analisar a distribuição da vida no planeta e perceber que, em determinadas regiões do globo, a biodiversidade é muito maior. Essas regiões, no entanto, geralmente coincidem com aquelas em que as desigualdades sociais são mais acentuadas e os índices de desenvolvimento humano são os mais baixos. Portanto, equacionar as questões relativas à manutenção da biodiversidade nessas áreas,passa necessariamente por reduzir as desigualdades sociais.

Veja mais detalhes no link: <http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/arquivos/Prop_BIO_COMP_red_md_20_03.pdf >. Acesso em:11/06/2012.