8. Interferência das atividades humanas: poluição

O caso da eutrofização dos corpos de água

A eutrofização de corpos de água é o resultado do aumento exagerado da concentração de nutrientes no meio aquático.

As etapas do processo são relativamente simples de entender:

a) Excesso de nutrientes na água;

b) Proliferação explosiva de produtores, ultrapassando a capacidade de suporte do ambiente, seguida de intensa mortalidade;

c) Decomposição aeróbia do detrito acumulado;

d) Consumo de O2 da água pelos decompositores aeróbios;

e) Prejuízos a todo o componente biótico.

A eutrofização frequentemente se deve à descarga, em rios e lagos, de esgotos ricos em matéria orgânica e substâncias fosfatadas ou que contêm outros elementos, que uma vez decompostos levam ao excesso de nutrientes na água. Em ambientes rurais, a eutrofização pode ocorrer devido à lixiviação de nutrientes dos solos de áreas cultivadas, aos quais se aplicaram fertilizantes. Muitas das espécies que florescem nos eventos de eutrofização produzem metabólitos tóxicos, que contribuem para amplificar o impacto.

A eutrofização de lagos e rios é um exemplo de mudança local nos fluxos e estoques de nutrientes no meio aquático e, portanto, em seu padrão de reciclagem (Figuras 7.11 e 7.12).


Figura 7.11 Esquema da eutrofização de corpos d´água.
Fonte: CEPA


Figura 7.12 Algumas situações de interferência antrópica na ciclagem de nutrientes.
Fonte: CEPA

Esta semana vimos como ocorre o ciclo de matéria e energia nos ecossistemas, e como o homem interfere nos ambientes. Na semana que vem voltaremos a este assunto tão importante e atual, abordando mais profundamente os impactos ambientais.