3. O que é uma população?

Uma população é constituída de indivíduos de uma espécie numa dada área (Figura 4.1). Cada população vive principalmente em manchas de habitat adequados. Assim, o número de indivíduos em uma população pode variar com o suprimento de alimento, a taxa de predação, a disponibilidade de lugares para ninhos e outros fatores ecológicos naquele habitat. Desta forma, a densidade de uma população pode variar de acordo com as diferenças na qualidade do habitat em que ela vive, conforme veremos com maiores detalhes a seguir.


Figura 4.1. Exemplo de uma população de elefantes, nativos nas Savanas Africanas.
Fonte: Elizabeth Gorgone Barbosa

A distribuição de uma população constitui sua abrangência geográfica.  Assim, a distribuição de uma população também será determinada pela presença ou ausência de habitats adequados (Figura 4.2).


Figura 4.2. Dentro da abrangência geográfica de uma população, apenas habitats apropriados são ocupados. Diferentes escalas de mapeamentos revelam uma hierarquia de padrões na distribuição de  uma espécie de planta (Clematis fremonti) no centro oeste do Missouri, EUA.
Fonte: CEPA

Uma das principais ameaças à estabilidade de uma população é a fragmentação do seu habitat em pequenas manchas. Isto está ocorrendo por todo o mundo em diferentes escalas à medida que florestas são desmatadas, estradas construídas e rios são canalizados, por exemplo. As conseqüências da fragmentação de habitat tornam importantes os efeitos de movimentos individuais e da estrutura do habitat sobre a dinâmica populacional. Veremos um pouco mais sobre esse assunto na Semana 9 dessa disciplina.