7. Conclusão

Nesta semana estudamos a importância das relações ecológicas entre os seres vivos na dinâmica da comunidade e na dinâmica das populações envolvidas nas interações.

Discutimos as seguintes relações:

  • Relações harmônicas e desarmônicas
  • Relações intra-específicas (sociedade, colônia, competição e canibalismo)
  • Relações interespecífica (mutualismo, inquilinismo, amensalismo, predação, parasitismo e competição)

Vimos que quase todas as relações ecológicas interferem direta ou indiretamente na densidade de indivíduos na população, interferindo positivamente (aumentando taxa de natalidade) ou negativamente (diminuindo taxa de natalidade e aumentando mortalidade).  Assim, as relações ecológicas entre os indivíduos são muito importantes no estudo de ecologia, pois são fatores bióticos que regulam o tamanho populacional de uma espécie, e também interferem na dinâmica da comunidade. Vamos aprofundar esse estudo na próxima semana!

Para finalizar, temos alguns materiais a mais no item “8. Para saber mais”, e também sugerimos uma animação que resume o que vimos nessa aula, e pode ser utilizada com seus alunos como recurso didático no ensino das relações.

  • clicar em “ver todos”
  • entrar na seguinte animação:

A partir do conceito de relação ecológica, a animação descreve diferentes formas de interação entre os seres vivos, que podem ser classificadas em relações intraespecíficas, interespecíficas, harmônicas e desarmônicas.